Sobre reaproveitar lama de garrafão

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lord Demolay

Well-Known Member
Joined
May 29, 2020
Messages
257
Reaction score
99
Location
Sp
Bommmmmm, estou pra reaproveitar pela primeira vez leveduras. Vou usar a lama de uma IPA feita com M44 pra fazer uma Pumpkin Ale. O grande porém é q uso garrafão de agua como fermentador, ai envaso a breja por sifonação, entao sempre sobra um restin de breja junto a lama. A questão é, seria melhor eu tentar lavar essa lama e fazer um starter com DME (na garrafa pet mesmo) OU só envaso a IPA e ja jogo o mosto da Pumpkin no mesmo fermentador com a lama, sem nenhum processo de lavagem ou limpeza?

OBS: Minha panela ainda ta sem torneira, entao eu sifono o mosto dela tambem, ai como rendeu uns 11 litros, joguei os 8 primeiros nesse meu galão q é meu fermentador principal, e o resto numa pet de 6L. Ou seja, o meu mosto "principal" foi bem limpinho, quase sem trub, e tambem não fiz DH.
A IPA ja ta no cold, não fiz nenhuma transfega e pretendo usar gelatina
 
Last edited:
Cara, eu não costumo reaproveitar a lama de IPAs se tiver feito DH... Normalmente programo as brejas mais lupuladas para reaproveitarem a lama de brejas mais "clean" se é que vc me entende... Mas se não fez DH ou usou pouco lúpulo, só envasar a IPA e tacar a abroba pra dentro...
 
Back
Top