Sobre mangueiras....

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

axelsm

Member
Joined
Mar 21, 2016
Messages
7
Reaction score
1
Boa noite galera, tenho muitos amigos que fazer cerveja, mas vejo muita contradição com relação a mangueira ser atóxica ou nao. Aquelas mangueiras cristal, transparentes, são atoxicas ? Ou somente aquelas mais esbranquiçadas de silicone são ? Pois ja ouvi que as cristal não são atoxicas, como outros dizem que são. Já vi sites que vendem equimentos de cerveja vendendo cristal como atoxica. E ai ???? Quais são atoxicas, quais não são ? Faz diferença ? Obrigado
 
Boa noite,

Não tenho muita experiência, mas vou passar o que aprendi até hoje de uma forma bem resumida: o problema maior é a temperatura do líquido que você pretende passar pelas mangueiras.

Uma mangueira cristal dita atóxica, é atóxica apenas quando você utiliza ela com líquidos em temperaturas até 40 ou 50 graus, de acordo com a instrução do fabricante.

Para transferência de líquidos nas temperaturas de mosturação e fervura, acima de 60, 70, 100º, as mangueiras comuns já não são recomendadas, pois podem soltar compostos no líquido transferido, devendo ser utilizadas as de silicone, que são atóxicas mesmo a temperaturas altíssimas.

Os mais experientes vão poder te ajudar melhor.
 
Boa noite,

Não tenho muita experiência, mas vou passar o que aprendi até hoje de uma forma bem resumida: o problema maior é a temperatura do líquido que você pretende passar pelas mangueiras.

Uma mangueira cristal dita atóxica, é atóxica apenas quando você utiliza ela com líquidos em temperaturas até 40 ou 50 graus, de acordo com a instrução do fabricante.

Para transferência de líquidos nas temperaturas de mosturação e fervura, acima de 60, 70, 100º, as mangueiras comuns já não são recomendadas, pois podem soltar compostos no líquido transferido, devendo ser utilizadas as de silicone, que são atóxicas mesmo a temperaturas altíssimas.

Os mais experientes vão poder te ajudar melhor.

Voce esta correto. Eu somente uso mangueiras de silicone atoxicas.
 
Magueiras tipo cristal são feitas de PVC e atóxicas 60ºC (por aproximação, não sei o número exato), logo:

Se utilização é com mosto frio, mangueiras tipo cristal, sanitize e seja feliz.
Senão, mangueiras de silicone, sanitize e seja feliz.

Simples assim.
 
Mas acredito também que nem toda cristal seja atóxica, deve estar escrito na própria mangueira isso. Ao menos algumas que tenho em casa tem escrito e outras não, então usaria para frio somente as que estão explícitas. Já silicone é só alegria, usaria somente elas se não fosse o preço.
 

Latest posts

Back
Top