Situação esquisita com densimetro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AndrePires

Member
Joined
Oct 28, 2015
Messages
9
Reaction score
0
Boa tarde.
Passei por uma situação um tanto quanto esquisita ao utilizar o densimetro para verificar a atenuação de uma witbier que está em fermentação.
Tirei uma amostra de aproximadamente 210ml( tres dias apos o inicio da fermentação) e ao colocar o densimetro no tubo, ele primeiro marcou o valor de 1020, a OG da receita foi de 1043.
Imediatamente o densimetro começou a subir muito, mas muito rapido até atingir o valor de 1040. Fiquei preocupado achando que o fermento usado poderia estar ruim. E então tirei o densimetro, lavei em agua, fiz um teste com agua pura para verificar, e o densimetro está ok.
Tentei novamente com a cerveja, e dessa vez, marcou 1020 e ficou lá quietinho.
Alguém já passou por algo parecido ?
 
Boa tarde.
Passei por uma situação um tanto quanto esquisita ao utilizar o densimetro para verificar a atenuação de uma witbier que está em fermentação.
Tirei uma amostra de aproximadamente 210ml( tres dias apos o inicio da fermentação) e ao colocar o densimetro no tubo, ele primeiro marcou o valor de 1020, a OG da receita foi de 1043.
Imediatamente o densimetro começou a subir muito, mas muito rapido até atingir o valor de 1040. Fiquei preocupado achando que o fermento usado poderia estar ruim. E então tirei o densimetro, lavei em agua, fiz um teste com agua pura para verificar, e o densimetro está ok.
Tentei novamente com a cerveja, e dessa vez, marcou 1020 e ficou lá quietinho.
Alguém já passou por algo parecido ?

Isso é normal, é CO2 residual no mosto fermentado, se você agitar vai perceber que forma espuma e muitas vezes até faz um pequeno "perlage"!
 
Eu costumo tirar a amostra na proveta, aí fico passando da proveta para um copo para que saia o co2 residual, depois eu meço a temperatura, e logo em seguida jogo o densímetro.
 
Back
Top