Single Vessel Automática 52 litros Guten

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Cara, genial isso de fato.
Vou tentar essa na próxima, já que tenho uma inversa tbm. Vc chega a travar o cotovelo com algo para ele não escapar?
Abs.
Olá campeão, desculpe a demora no retorno. Sim eu utilizo a abracadeira plastica pra segurar ali. Precisa de uma abracadeira senão acaba caindo.
 
Boa tarde, interessante e discussão aqui, tenho essa panela a uns 2 meses, entrei em contato com o vendedor, a minha é inversa, e foi garantido que a minha pode usar a bomba até durante a fervura, sobre eficiência resolvi na moagem dos grãos, ajustei o moedor de rolo para 1,3mm e a eficiência já deu um salto, além disso faço algumas das dicas do Robinho, minha eficiência hoje é de 72%... Sobre whirpool não consegui fazer, estava pensando em comprar o acessório, mais esse dica acima é espetacular, vou testar na próxima brassagem, eu uso hop spider e bazuca, será que atrapalha a fazer o wirpool?

Como eu utilizo o proprio chiller de imersao que vem na inversa, eu acabo posicionando o hopspider dentro do burado do chiller entao fica bem centralizado, depois coloco o tubo de retorno qse encostado na parede junto com o cotovelo de silicone.

Novamente ressalto que funcionou muiyo bem pra levas perto do limite (aprox. 40L)
Vou montar depois e boto foto aqui mesmo sem brassar pra ajudar.
 
Boa tarde
Estou pensando em comprar uma essa da Inversa me interessou pelo preço. To vendo essa q o colega falou da Kuchen alguém tem ? Vale a pena migrar?
 
Boa tarde
Estou pensando em comprar uma essa da Inversa me interessou pelo preço. To vendo essa q o colega falou da Kuchen alguém tem ? Vale a pena migrar?
O ponto mais forte é que é tudo do brasil, nada importado.
Mas conheço muita gente que tem a chinesa e é muito dificil dar problema (Guten, Inversa, Hopcat, dentre outros nomes - tudo igual).
De todos relatos de problema (ou grande maioria), foi erro do usuário.

Tirando o fato da leva que eu comprei (2017) ter vindo com um mau dimensionamento dos fios, na parte de dentro... algumas panelas estavam com fio em contato com a resistencia - o que acarretou em alguns usuários relatando desligamento aleatório, bem como choque ao encostar na panela. Mas isso pode ser descartado simplesmente abrindo a parte de baixo e conferindo os fios e ligações.
 
O ponto mais forte é que é tudo do brasil, nada importado.
Mas conheço muita gente que tem a chinesa e é muito dificil dar problema (Guten, Inversa, Hopcat, dentre outros nomes - tudo igual).
De todos relatos de problema (ou grande maioria), foi erro do usuário.

Tirando o fato da leva que eu comprei (2017) ter vindo com um mau dimensionamento dos fios, na parte de dentro... algumas panelas estavam com fio em contato com a resistencia - o que acarretou em alguns usuários relatando desligamento aleatório, bem como choque ao encostar na panela. Mas isso pode ser descartado simplesmente abrindo a parte de baixo e conferindo os fios e ligações.

Tenho uma Inversa 40 L e recomendo o produto.
 
Tenho uma Pitbrew 50, realmente é muito prática. Minha única ressalva é quanto a eficiência, nas minhas brassagens o OG fica um pouco abaixo da proposta na receita, pode ser que ainda não me ajustei ao novo processo. No mais recomendo a compra, menos trabalho para fazer cerveja.
 
Comprei uma dessa ha um mes e fiz só uma brassagem com ela.. Gostei bastante...
Qual eficiencia vc consegue nela? a minha deu 62%
Eficiencia depende de alguns fatores, amigo.
1. moagem do malte
2. correção do pH de mostura
3. boa relação agua grãos
4. qualidade do malte

eu ja consegui desde 60% até 80% (sem lavagem)

quando pego malte bom, a eficiencia vai lá em cima.
mas dependendo fica abaixo de 70.

abraço
 
Eficiencia depende de alguns fatores, amigo.
1. moagem do malte
2. correção do pH de mostura
3. boa relação agua grãos
4. qualidade do malte

eu ja consegui desde 60% até 80% (sem lavagem)

quando pego malte bom, a eficiencia vai lá em cima.
mas dependendo fica abaixo de 70.

abraço
To ligado...
Acaba que moagem do malte eu não tenho muito controle pq compro moído, já q não tenho moedor.
A qualidade do malte nunca senti diferença... Já usei malte base Agrária, BR Malte, Swaen, Viking, Maris Otter, Weyerman, e outros... A eficiência sempre ficou mais ou menos igual.
Correção de pH eu ainda não fiz.. acabei de comprar phmetro e acido latico, na proxima vou ajustar.

Quanto a relação agua/grãos como vc faz? pq fica uns 7L de agua na panela abaixo do cesto sem entrar em contato com os grãos.
 
Quanto a relação agua/grãos como vc faz? pq fica uns 7L de agua na panela abaixo do cesto sem entrar em contato com os grãos.

Eu comprei uma saca de malte viking mes passado.
Na primeira brassagem bateu 75%, na segunda caiu pra 70% e ficou nessa média, na ultima deu 65%.
O que me faz pensar que a minha armazenagem não foi tão boa.
Consumi toda saca de 1 mes mais ou menos.

A agua eu uso a quantidade total - cerca de 5 litros pra cada kg de malte.
O "deadspace" que tem abaixo do cesto vai entrar em contato sim.. tá sempre recirculando, né?
 
Eu comprei uma saca de malte viking mes passado.
Na primeira brassagem bateu 75%, na segunda caiu pra 70% e ficou nessa média, na ultima deu 65%.
O que me faz pensar que a minha armazenagem não foi tão boa.
Consumi toda saca de 1 mes mais ou menos.

A agua eu uso a quantidade total - cerca de 5 litros pra cada kg de malte.
O "deadspace" que tem abaixo do cesto vai entrar em contato sim.. tá sempre recirculando, né?
sim, vai recircular e passar por ele... o que quis dizer é que do total de agua q vc coloca, fica sempre uns 6L que não esta em contato com o grão
 
Caras, estou com um problema de chegar a fervura intensa. Ela chega a 96º e não avança, fica numa fervura fraca. Tenho uma de 40litros e 2500W. Acho q é a potencia pois a agua esquenta muito rápido até esse pré fervura. Já tentei ajustar a configuração de tudo que foi jeito e mesmo assim não ferve intensamente. Apertando o + e - ao mesmo tempo abre o C1 que é a diferencia da temperatura medida para a temperatura real. e a C2 que é a temperatura que a agua ferve (aqui é 97,5 para a fervura vigorosa, então deixo 2,5 no parâmetro). Alguem tem alguma dica? pode ser a resistência que ta com algum problema?
 
Caras, estou com um problema de chegar a fervura intensa. Ela chega a 96º e não avança, fica numa fervura fraca. Tenho uma de 40litros e 2500W. Acho q é a potencia pois a agua esquenta muito rápido até esse pré fervura. Já tentei ajustar a configuração de tudo que foi jeito e mesmo assim não ferve intensamente. Apertando o + e - ao mesmo tempo abre o C1 que é a diferencia da temperatura medida para a temperatura real. e a C2 que é a temperatura que a agua ferve (aqui é 97,5 para a fervura vigorosa, então deixo 2,5 no parâmetro). Alguem tem alguma dica? pode ser a resistência que ta com algum problema?
Tenho feito levas em que fervo cerca de 35 litros.
Deixo a potencia em 2000W e está muito boa. Não super vigorosa, mas nem to querendo isso.

Conhece quem ferve a 1700W.

Pode ser algum problema na tua resistencia.
Ou tu pŕecisa corrigir o calculo da fervura (que só aciona o cronometro quando chega na temp alvo)
-- mas este tu disse que já mudou, né? -- mas se não passe de 96 talvez esteja fervendo em 96 graus.....
 
Caras, estou com um problema de chegar a fervura intensa. Ela chega a 96º e não avança, fica numa fervura fraca. Tenho uma de 40litros e 2500W. Acho q é a potencia pois a agua esquenta muito rápido até esse pré fervura. Já tentei ajustar a configuração de tudo que foi jeito e mesmo assim não ferve intensamente. Apertando o + e - ao mesmo tempo abre o C1 que é a diferencia da temperatura medida para a temperatura real. e a C2 que é a temperatura que a agua ferve (aqui é 97,5 para a fervura vigorosa, então deixo 2,5 no parâmetro). Alguem tem alguma dica? pode ser a resistência que ta com algum problema?
A minha estava assim também, daí o q fiz foi testar tudo com uns 5L de água. Sempre deixo a resistência no máximo (3000W) até começar a fervura, daí pauso e coloco para uns 2.5 ou 2.7, depende do estilo e OG. De qualquer maneira, o ideal é ajustar a temperatura utilizando termômetro de mercúrio e fazer os testes de ajuste de fervura até ficar 100%... deu um trabalho, mas aí na brassagem foi só alegria, sem imprevistos. No meu caso, aqui no DF, deu diferença de -2.5 graus na temperatura e + 4.5 na fervura... ou seja, quando bate 95.5 ela começa a ferver. Abraço!
 
Caras, estou com um problema de chegar a fervura intensa. Ela chega a 96º e não avança, fica numa fervura fraca. Tenho uma de 40litros e 2500W. Acho q é a potencia pois a agua esquenta muito rápido até esse pré fervura. Já tentei ajustar a configuração de tudo que foi jeito e mesmo assim não ferve intensamente. Apertando o + e - ao mesmo tempo abre o C1 que é a diferencia da temperatura medida para a temperatura real. e a C2 que é a temperatura que a agua ferve (aqui é 97,5 para a fervura vigorosa, então deixo 2,5 no parâmetro). Alguem tem alguma dica? pode ser a resistência que ta com algum problema?

Onde você mora? O mosto somente ferve a 100 graus no nivel do mar. Aqui em Belo Horizonte, 860 metros do nivel do mar, ferve a 96. Não adianta pôr mais resistência que não sobe... e ferver a 96 já tá muito bom. daí minha panela coloco a 96 que ela vai fervendo de boa e contando os tempos. se colocar 100 o cronometro não começa...

Abraço,
 

Attachments

  • 20201217_135705.jpg
    20201217_135705.jpg
    45.7 KB · Views: 101
  • 20201217_135739.jpg
    20201217_135739.jpg
    57.3 KB · Views: 104
  • 20201217_135747.jpg
    20201217_135747.jpg
    60.9 KB · Views: 99
Está ai na mão a gambiarra.
Me desculpem reviver o tópico, mas essa ideia é boa demais!
Só uma coisa, essa mini queda, mesmo que ainda a quente, pode gerar oxidação...
Vou tentar adaptar algo aqui pra minha realidade tb, tenho uma inversa 40l.

Uma coisa interessante: A minha mesmo fazendo moagem mais grossa dos grãos, sempre acaba passando MUITA farinha e adjuntos... Dessa vez vou fazer um teste, que é usar um bag de BIAB mesmo por cima do próprio fundo falso, acredito que com isso eu possa fazer uma moagem bem mais fina, aumentar a eficiência e diminuir a perda do trub, que é em torno de 3l.

Uma coisa importante, qual a relação água x malte nas single vessel de vcs?
Tenho uma limitação de fazer lavagem apenas com 10l de água, mas já é melhor do que nada...

Minha eficiência hj é na casa dos 62%.

*Mexo os grãos constantemente (a cada 15min);
*Não utilizo o filtro acima
*Recirculação sempre ligada na mostura;
*Moagem apenas para quebrar as cascas;
*Tratando água, pH sempre em 5,35
*Lavagem sempre com 8 a 10l (nas minhas levas de 30l)
*Relação água/malte: 4l/kg

Ah, agora comprei um hop spider também pra tentar dar uma melhorada.
 
Uma coisa importante, qual a relação água x malte nas single vessel de vcs?
Tenho uma limitação de fazer lavagem apenas com 10l de água, mas já é melhor do que nada...

Minha eficiência hj é na casa dos 62%.

Faço basicamente igual a vc.. coloco uns 20 a 25L de agua na panela (pra entre 5 e 6kg de malte), depois lavo com cerca de 8L de água, que é a maior panela q eu tenho aqui pra esquentar a agua. O resto das coisas que vc observou faço igualzinho e tb consigo eficiência entre 62% e 65%, dependendo da receita.
Acho q é isso aí mesmo, eu ja desencanei total de conseguir eficiência melhor.. a diferença vai dar no maximo uns 500g de malte a menos q vc vai precisar por (6 reais?).

Quanto a particulas que passa pra fervura eu tb percebo que fica cheio de uns farelinhos boiando na fervura, mas na minha experiência elas somem/decantam dps do whirpool e não passam pro fermentador. Não vejo isso afetando minha cerveja final nem na qualidade nem na clarificação, mas incomoda um pouco ver isso na fervura msm kkk...

Vc percebe alguma alteração com isso? se não eu deixaria como está, talvez esse saco pode causar um entupimento aí e vc ter um trabalhão atoa, n sei...
 
Back
Top