Será que está certo? fermentação parece q joguei areia.. HELP

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

JocaP

Member
Joined
Apr 8, 2016
Messages
19
Reaction score
1
Bom dia a todos,
é a minha 1ª vez aqui e acho que não será a última.

Lí de tudo um pouco, mas é tanta informação que minha cabeça se sente como um funil, vai entrando aos poucos.

Gosto muito de cervejas artesanais que me interessei a fazê-las, ou pelo menos tentar fazer o melhor para acertar. E também parar aliviar um pouco os preços altos do mercado.

Fiz um curso de 1 dia, assistindo e anotando tudo que o mestre fazia, mas mesmo assim é pouco, só na prática a gente aperfeiçoa.

___
Vamos lá, por favor quem tiver paciência com os beginners aceito ajuda.


Fiz a 1ª leva na minha vida, de uma IPA Inglesa. Comprei um kit de 20L e dividi tudo e 2 partes, tudo com cuidado, bem fechadinho, sanitizado, geladeira e etcs. Porque meu equipo é de 18L. BIAB.


Brasou legal uns 11L, nas temperaturas da receita e tudo nos conformes, até ai tudo legal, ferveu tudo ok tb, tempo do lúpulos//

Esfriei com tudo limpo no gelo, até ±24º, esperei baixar um pouco os sedimentos e depois transferi para o bendito balde fermentador, com distância parar aerar o mostro como diz aqui no fórum.
No fim despejei o 1/2 saquinho de fermento US-04 (exatamente pesado em balança) no balde, mexi pouco e fechei. Já com airlock com alcool, tudo certo.
Ainda não tenho geladeira, coloquei o balde num armário escuro de casa que fica a 26º.

Bom até ai, isto foi domingo.. depois disso NÃO ví uma movimentação, um movimento sequer no baldo/airlock nesta semana, NADA (hj sexta).


Densimetro:

Quando esfriou, medi estava 1035 (domingo) a OG

Na quarta medi estava 1008... parece que desceu, mas quando abri o balde parece idêntico a quando o ví da última vez, nada de bolha, espuma... e o fermento nas paredes do balde, o cheiro não tinha mais aquele de mostro.. parecia diferente.

Fiquei encucado, liguei na loja que comprei o kit, o cara falou que o balde estava vazando,. Eu conferi o balde "novinho" todas as vezes, só de apertar um pouco a tampa já se via sensibilidade no airlock. Ele disse q está fermentado... mas ao meu ver está estagnado... parado no tempo, parec q joguei "areia".

Com isso tudo eu resolvi mostrar uma foto aqui, pois sem foto eu sei que fica difícil ajudar. Ontem (quinta) na neura eu hidratei a outra metade do fermento e joguei no balde, pensando seja o Deus quiser... Lí que fermento demais é melhor que de menos.. Pra ver se ativava.

O cheiro já estava meio breja meio alcóol mas bem de leve, mesmo assim joguei mais fermento desta vez hidratado. Hoje olhei o airlok, NADA, tudo bem estático de novo...

Será que está dando certo??



Pra maturar consigo um espaço na geladeira da patroa para o balde, 5º.


Segue a foto.

Saudações; :mug:
 

Attachments

  • DSC_0035.jpg
    DSC_0035.jpg
    129 KB · Views: 99
  • DSC_0034.jpg
    DSC_0034.jpg
    135.5 KB · Views: 89
  • DSC_0037.jpg
    DSC_0037.jpg
    109 KB · Views: 94
Eae @JocaP !

Cara sem neura, esta tudo certo na minha opiniao, mas vamos lá:

1- Tu está utilizando densimetro ou refratometro? Refratometros tem uma correção a ser feita na leitura após a fermentação (FG)

2- Qual a FG esperada? Porque 1.008 é um valor bem normal de FG.

3- Não ter atividade no airlock é quase certeza de balde mal fechado, tem até post fixo sobre isso.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407177

4- Tu deve esperar até a leitura da densidade estabilizar, isto indica o final da fermentação. Após, o procedimento "padrão" é aumentar a temperatura aos poucos para ocorrer a fermentação secundária, mas como tu ainda não está com temperatura controlada, eu deixaria mais uns dias para que o fermento termine o trabalho dele, e após sim, colocaria na geladeira a 5°C.

Aqui no forum tem informação sobre como é o ideal para fabricar cerveja, sei que nem sempre é possivel ter todo o equipamento ideal, mas eu recomendaria muito ter uma geladeira que tu pudesse controlar a temperatura, vai melhorar mito a tua cerveja.

5- O melhor seria ter colocado todo o pacote de fermento, aliás, qual a OG da ceva, pois é com base na OG e na quantidade de litros que tu deve calcular a quantidade de fermento. Pode ter pouco fermento ai, mas inocular um pacote de fermento já aberto não é recomendado. As razões tu encontrará aqui no forum também.

Espero ter ajudado!

Abraço,

Guilherme
 
Mano, vai na fé. No começo é assim mesmo. Seu balde está vazando. Certeza absoluta. Senão não teria atenuado pra 1008. Uma coisa que parece que vc fez foi inocular o fermento seco direto no balde, isso mata aprox 50% das células viáveis. Vc também usou 1 sachê de fermento para 20L. O ideal é 1g/L. A temperatura de 26 graus é bem alta pra início de fermentação. Tente baixar na próxima cerveja para perto dos 18 ou 20 graus nas primeiras 72 horas. Depois pode deixar subir até uns 25 graus. Recomendo que vc leia TODOS os posts fixos desse fórum isso irá te economizar tempo e dinheiro.


Enviado do meu telefone usando Tapatalk
 
Muito obrigado pelas respostas.

Estou usando densímetro, e a OG logo depois de esfriar o mostro foi de 1035

3 dias depois foi para 1008


Sobre jogar o fermento seco direto no balde, foi no curso que fiz e pelo visto estudando que se aprende mais, e é o que faço aqui.
Agora vou começar a hidratar..

sobre a vedação do balde vou tentar descobrir pq vaza, é novinho... 1º uso, bem sanitizado..

______

Ainda estou apanhando em entender nesse negócio de controlar a temperatura, acho que sou meio burro..

mas aquele termostato que vi que vai na tomada e na geladeira, como ele contrala a temperatura?, ele desliga a geladeira e liga da tomada??
Imagina isso toda hora, acho q destrói a geladeira...

ou vc vai ajustando manualmente? li, lí e to apanhando um pouco

mesmo assim valeu pelas dicas!

Abraço
 
Muito obrigado pelas respostas.

Estou usando densímetro, e a OG logo depois de esfriar o mostro foi de 1035

3 dias depois foi para 1008


Sobre jogar o fermento seco direto no balde, foi no curso que fiz e pelo visto estudando que se aprende mais, e é o que faço aqui.
Agora vou começar a hidratar..

sobre a vedação do balde vou tentar descobrir pq vaza, é novinho... 1º uso, bem sanitizado..

______

Ainda estou apanhando em entender nesse negócio de controlar a temperatura, acho que sou meio burro..

mas aquele termostato que vi que vai na tomada e na geladeira, como ele contrala a temperatura?, ele desliga a geladeira e liga da tomada??
Imagina isso toda hora, acho q destrói a geladeira...

ou vc vai ajustando manualmente? li, lí e to apanhando um pouco

mesmo assim valeu pelas dicas!

Abraço



Tranquilo. No começo é difícil até pegar no tranco. Kkkkk

Sobre o termostato, o tic 17 desliga a geladeira quando baixa do setpoint e religa após passar do setpoint
 
Além de tudo o que foi dito aqui, como problemas de vazamento no balde e de ter feito um leve underpitching (pelo posto do Guenther, você deveria ter usado entre 7 e 8g de fermento, já que sua OG foi bem menor do que 1050), pela temperatura de fermentação que você falou, de 26ºC, a fermentação deve ter acabado bem rápido.

Outra coisa, quando você for experimentar sua cerveja (sim, vai dar tudo certo!), se sentir cheiro de maça verde e um gosto "amanteigado", pode ter certeza que foi por conta da alta temperatura de fermentação. A minha primeira leva ficou assim e me fez comprar um isopor para tentar conduzir a fermentação em temperatura mais baixa!

Abraços e boa sorte!
 
O negocio é achar alguém pra te ajudar na instalação do controlador, mas não, ele não destrói a geladeira.

Tem tópicos fixos aqui que vão esclarecer sobre o controle, mas basicamente o sensor do TIC vai estar grudado ao lado do balde, afim de medir o mais próximo possível a temperatura do liquido, e não do ambiente da geladeira.

Eu me passei e não tinha visto que tu informou a OG de 1.035. O que posso te dizer é que tem problema ai, OG de 1.035 é muito baixa, por isso volto a te perguntar, qual era a OG esperada da receita? Com certeza foram passadas estas informações pra ti no kit.

Guilherme
 
Muito obrigado pela atenção, vamos lá

No kit veio que OG esperada é 1063

Comprei aqui em SP numa loja na Zona Norte chamada Prazeres da Casa.
IPA Inglesa p/ 20L


* Uma coisa que me liguei é que a receita é pra quem faz brassagem normal de 2, 3 panelas
e perde bastante água nessa, e quando fiz meio kit de 20L deu muita água e me liguei
porque é que uso o método BIAB. Este método quase não vai água embora... tanto que acho q deu uns 14 ou 15L no final.. descobri isto depois....

Será que por ter usado muita água ficou com essa densidade? to viajando?

Anexo as infos do kit

________

Quanto a geladeira vou usar um antigo grow que usava para plantar irmãs de lúpulo kkk,
que têm ventilação, coolers e dar uma aprimorada nele para tentar baixar de 20º ou menos.. pelo menos é legalizado
Até eu conseguir uma geladeira.

Pior que o ano passado eu "dei" um antiga geladeira pro zelador do meu prédio, que usei
por mais de 10 anos e estava novinha, sem nenhuma ferrugem, mancha.. nada... linda.
Se arrependimento matásse eu tava morto agora, me dói só de pensar... mas fazer o que
eu não sabia que ia entrar nessa de cerveja e estou gostando, eu chego lá!

Abs
 

Attachments

  • eipa.jpg
    eipa.jpg
    22.9 KB · Views: 71
Ok,

Acho que tu deve planejar um pouco mais a brassagem, pois não é bem essa a diferença no BIAB. Não necessariamente vai mais ou menos agua, apenas a forma de lavar o malte é diferente e o rendimento tambem.

O que é importante tu saber:

- Qual a taxa de evaporação na hora da fervura? Se tu pretende ter 20L no final, e uma hora de fervura tu perde 3L, então teu volume pré-fervura é de 23L.

Se tua densidade esperada é de 1.063 em 20L, quando tu estiver com 23L fazendo uma regra de três, a densidade deve ser proxima a 1.055, ou seja, apos retirar o bag, tu deve acertar para ter 23L a 1.063. Dificil explicar tudo aqui, mas tu vai com o tempo aprender a eficiencia e a quantidade de agua e malte necessarios para atingir estas medidas.

Minha dica seria, procure uma receita de BIAB para 20L e tente reproduzir, depois tu vai ver no teu processo o que deve ser alterado. Se possivel utilize algum programa para te ajudar nos calculos, mas de primeira, tente reproduzir uma receita com dados conhecidos, para um equipamento equivalente ao teu.

Abraço,

Guilherme
 
Muito obrigado pelas respostas.

Estou usando densímetro, e a OG logo depois de esfriar o mostro foi de 1035

3 dias depois foi para 1008


Sobre jogar o fermento seco direto no balde, foi no curso que fiz e pelo visto estudando que se aprende mais, e é o que faço aqui.
Agora vou começar a hidratar..

sobre a vedação do balde vou tentar descobrir pq vaza, é novinho... 1º uso, bem sanitizado..

______

Ainda estou apanhando em entender nesse negócio de controlar a temperatura, acho que sou meio burro..

mas aquele termostato que vi que vai na tomada e na geladeira, como ele contrala a temperatura?, ele desliga a geladeira e liga da tomada??
Imagina isso toda hora, acho q destrói a geladeira...

ou vc vai ajustando manualmente? li, lí e to apanhando um pouco

mesmo assim valeu pelas dicas!

Abraço
Então amigo, sobre o controle de temperatura...

A ligação do TIC17 é relativamente simples se vc tem algum conhecimento de elétrica. Também tem uma explicação didática no manual dele.

Vc tocou num ponto interessante, de estragar a geladeira. Se for uma geladeira mais simples ou antiga, que possui somente motor e compressor, acho que não teria problema. Mas estas geladeiras novas são microcontroladas, e sinceramente não sei o que poderia ocorrer. Na dúvida preferi desligar da minha inverter que custou muitos reais.

Não sei se me fiz entender, mas na pratica é o seguinte, se vc tem só um motor p ligar não tem problema nenhum pq a propria geladeira faz isso, já se o equipamento é microcontrolado existem outras funções que podem ser prejudicadas.
 
Valeu galera!

Continuando sobre esta 1ª IPA, ontem eu dei uma olhada/cheirada no balde, pois ficou a 1 semana fermentando e mesmo com este rolo que eu fiz de jogar mais fermento, eu abri estava um cheirão de cerveja e meio cheiro de alcóol tb, a cor estava linda.

Como eu caguei o whirpool.. e depois os fermentos, lembro que foi muita sujeira, o balde do fermentador estava meio sujo tb que caiu cerveja na passagem para o mesmo. Resolvi passar tudo bem devagar e com precisão para um outro balde novinho e muito bem sanitizado.
Deu certo passou tudo, as sujeiras, lama e tudo o mais ficaram no balde sujo fermentador. E o balde limpinho, foi para a geladeira tb limpa e sanitizada, agora tá a 4º e vou deixar assim mais 1 semana ou 2.


Lavei o balde que sobrou sujo, saiu bem a lama como deveria e como foi provado que este esta vazando vou usá-lo na próxima para maturar só.


Próximos passos:
**
- Estou pensando em clarificar mais com gelatina daqui mais 1 dia
- Depois + 1 ou 2 semanas na geladeira
- Fazer o primming na garrafa
- Engarrafar tudo em garrafas de 500ml ou 600ml
- Deixar mais 10 dias temp ambiente
- Geladeira e começar a tomar!

Será que vai ficar bom assim, nesta sequência?


_____________

2ª tentativa

2ª IPA fiz a outra metade do kit de 20L, então desta vez USEI MENOS ÁGUA pois senti que foi muita água na primeira experiência
usei só 4 litros ao invés de 7, isto estou falando da água de lavagem.

Bom, sem muito falar aqui, deu certo desta vez, a OG foi de 1052 ! O que na tabela periódica esta dentro do padrão!

E o melhor, já alguma horas depois o Airlock está borbulhando, tudo lindo e perfeito desta vez, balde funcionando!


Agora vou atrás de uma geladeira véia kkk

Abraços a todos ai! vlw

J
 
Back
Top