Sedimento no copo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dericeira

Well-Known Member
Joined
Aug 27, 2013
Messages
122
Reaction score
16
Pessoal.

Depois de 10 dias fermentando e ter a FG estagnada nos 1020 , engarrafei uma cerveja da minha primeira leva (somente pra motivos de testes de priming, etc). Fiz o priming e deixei 5 dias. Quando a abri ontem, surpreendentemente ela fez o barulhinho de cerveja quando abre, e o gosto estava bem agradável, porém ficou uma grande quantidade de sedimento branco (fermento) no copo. Como não estou acostumado com cervejas artesanais, gostaria de perguntar ao pessoal mais acostumado se isso é normal ou não, e como eu poderia fazer para evitar isso.
 
Dericeira,

Isso é normal pois a cerveja não é filtrada.

As dicas para evitar isso são:

- Maturar por mais tempo (isso decantará mais o fermento no maturador e não irá tanto para a garrafa)
- Usar gelatina na maturação (acelerará a decantação)
- Manter as garrafas sempre em pé
- Quando for abrir a garrafa não fazer movimentos bruscos (idem quando for tirar da geladeira)
- Controlar o líquido quando for servir para não deixar o depósito do fundo da garrafa ir para o copo


abraços!
 
Dericeira,

Isso é normal pois a cerveja não é filtrada.

As dicas para evitar isso são:

- Maturar por mais tempo (isso decantará mais o fermento no maturador e não irá tanto para a garrafa)
- Usar gelatina na maturação (acelerará a decantação)
- Manter as garrafas sempre em pé
- Quando for abrir a garrafa não fazer movimentos bruscos (idem quando for tirar da geladeira)
- Controlar o líquido quando for servir para não deixar o depósito do fundo da garrafa ir para o copo


abraços!


Pois é, obrigado.

Na verdade ainda nem maturei, só engarrafei uma pra testar o primming.
O que me preocupou realmente foi que tinha MUITO fermento no copo. Torcer pra diminuir depois da maturação. Da próxima vou testar transferir pra fermentador secundário.
 
Na situação que você falou, era esperado realmente MUITO fermento no copo, pois não houve trasfega pra maturação (que já fica uma lama boa pra trás) e a maturação em si, que vai deixar as leveduras fora da faixa de atuação e portanto decantá-las.

Ah, e no envase eu faço trasfega pra um outro balde com o priming, ai já mistura e ajuda a deixar mais uma laminha pra trás.
 
faço igual o renato, uma 2ª trasfega na hora de envasar, e deixo o fundo com o que resta da lama no maturador... deixo não, que eu tomo a "cerveja sem gás" que fica ali, hahahaha
 
faço igual o renato, uma 2ª trasfega na hora de envasar, e deixo o fundo com o que resta da lama no maturador... deixo não, que eu tomo a "cerveja sem gás" que fica ali, hahahaha

Guto Cernev essa é a escola da Roland Bier haha.
Não precisa fazer transfega. Só faz o rebaixo de temp
 
A trasfega ajuda a equalizar a cerveja engarrafada, de modo que o priming no segundo balde fica bem homogêneo na cerveja, podendo mexer lentamente para misturar ainda mais sem se preocupar com a lama, que ficou para trás.

Claro que não é estritamente necessário, assim como tem defensor de "no chill", de "no sparge", de fermentar e maturar sem trasfegar, cada um faz como achar melhor.
 
Back
Top