Sedimentação desejável? Opinião para um caso específico

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Zehzit0

Active Member
Joined
Feb 21, 2016
Messages
34
Reaction score
1
Boa noite colegas,

Preciso de uma opinião. Imagino que o sedimento/turbidez é algo desejado nas witbier e weiss. Gostaria de saber se tal aspecto também é desejado nessa minha composição:

-> Spiced Honey Beer
- Malte Pale;
- Semente de coentro;
- Casca de laranja;
- Mel;
- Fermento WB-06.

Minha composição não é uma weiss ou uma witbier, mas lembra um pouco uma witbier com adição de mel.

Tenho essa dúvida porque a fermentação secundária está acabando, e a cerveja está bem turva. Nesse caso, é desejável que o sedimento/turbidez continue ou devo clarificar com uma maturação em baixa temperatura? Alguém consegue sugerir uma temperatura indicada para a maturação?

Desde já, obrigado!
 
Essa é uma questão 99% pessoal.

Você gosta de turbidez?

Acho que vale a pena abaixar a temperatura pra clarificar, independente de qualquer coisa.

Vai carregar muito fermento se envasar direto da secundária
 
Boa noite colegas,

Preciso de uma opinião. Imagino que o sedimento/turbidez é algo desejado nas witbier e weiss. Gostaria de saber se tal aspecto também é desejado nessa minha composição:

-> Spiced Honey Beer
- Malte Pale;
- Semente de coentro;
- Casca de laranja;
- Mel;
- Fermento WB-06.

Minha composição não é uma weiss ou uma witbier, mas lembra um pouco uma witbier com adição de mel.

Tenho essa dúvida porque a fermentação secundária está acabando, e a cerveja está bem turva. Nesse caso, é desejável que o sedimento/turbidez continue ou devo clarificar com uma maturação em baixa temperatura? Alguém consegue sugerir uma temperatura indicada para a maturação?

Desde já, obrigado!

Isso depende do que vc pretende com a cerveja. Se é só fazê-la com o intuito de beber, sem apego a estilos definidos, tanto faz, como o colega disse, é questão de gosto.

Agora se vc pretende futuramente inscrevê-la num concurso feito sob as diretrizes do BJCP, inscrevendo na categoria Spiced Beer, ou Alternative Fermentables Beer, terá que indicar o estilo base pensando pra fazer a cerveja, sendo assim, teria que definir qual o estilo base e seguir suas recomendações quando à aparência.

Abraço
 
Tá certo pessoal, obrigado pelas dicas!

Vou seguir a dica do Scaranello.

Abraços!
 
Back
Top