Secundária pós refermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

bororeh

Well-Known Member
Joined
Oct 19, 2015
Messages
49
Reaction score
10
Boas, galera! Blz? Minha questão fica só no campo da curiosidade. Eu não arriscaria testar, mas me surgiu a seguinte dúvida:

Depois da fermentação primária, fazemos a secundária. Mas... E SE... em vez dessa ordem, fizermos só fermentação primária, cold crash, adicionarmos açúcar e engarrafarmos? A fermentação secundária não vai acontecer do mesmos jeito, depois que as leveduras consumirem todo o açúcar???
 
Boas, galera! Blz? Minha questão fica só no campo da curiosidade. Eu não arriscaria testar, mas me surgiu a seguinte dúvida:

Depois da fermentação primária, fazemos a secundária. Mas... E SE... em vez dessa ordem, fizermos só fermentação primária, cold crash, adicionarmos açúcar e engarrafarmos? A fermentação secundária não vai acontecer do mesmos jeito, depois que as leveduras consumirem todo o açúcar???
A maioria das pessoas faz isso, é o método tradicional.
Espera terminar a fermentação e baixa a temperatura para limpar a cerveja e envasar logo em seguida.

Eu só faço secundária quando tenho uma fermentação arrastada ou a levedura sofreu grande stress (quase nunca).



Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
No início é sempre assim. Pelo menos com a maioria das pessoas

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Mas para que tanta pressa padawan?

Quanto a ocorrer oi não depois na garrafa, vai ocorrer, mas sem desprender para o meio. A pressão também vai dificultar o trabalho da levedura e forçar a decantação da mesma.

Vale o mesmo para carbonatação em uma ou duas semanas, o que dá muita diferença.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
É a nossa boa e velha ejaculação precoce cervejeira. Confesso que quando é um estilo que eu nunca tentei antes... ela bate forte...kkkkk
 
Vocês tão me dizendo que não fazem fermentação secundária no fermentador, e sim na garrafa?
 
Eu sempre faço a secundária no fermentador, quando vc faz a clarificação e depois engarrafa está levando bem menos levedura, e se existir algum subproduto para ser absorvido será bem mais lento, ou muitas vezes vai ficar lá presente, mesmo maturando por meses.

Ou seja, tudo depende de como foi a sua fermentação, se foi saudável, quantidade de fermento correto, receita, tipo de cepa, temperatura, etc. Se houve muito estresse para levedura com certeza terá dezenas de subprodutos que ela terá q absorver depois e fazendo a secundária no fermentador acho muito mais seguro.
 
Vocês tão me dizendo que não fazem fermentação secundária no fermentador, e sim na garrafa?


"Fermentação secundária na garrafa"? Acho que não é esse o termo. Seria mais uma maturação na garrafa.

Eu não faço secundária no balde ainda.

Apenas deixo atingir a FG, faço crash por cinco dias e engarrafo com priming.

Se eu for fazer dry hop aí é: atingir FG, cinco dias de DH, cinco de cold crash e engarrafar.

P.S. minhas cervejas são APAS, IPAS e Bitters. Até agora, nesses estilos, tudo tem funcionado muito bem.

Mas, como tudo é um aprendizado, um dia eu vou fazer o processo com fermentação secundária. Mas isso só quando eu tiver uma receita predileta, e testada e ajustada várias vezes. Quando eu chegar nesse ponto, espero que todas as outras etapas do processo de produção estejam rodando da forma ideal. Aí sim poderei sentir a contribuição que a fermentação secundária pode acrescentar à qualidade e avaliar se vale ou não o tempo adicional.

Valeu!
 
Nunca fiz isto. Confesso que a vontade é grande, ainda mais para poder provar umas 2 garrafas por semana para acompanhar a evolução, para ver na prática mesmo a modificação. Mas acho muito arriscado, não será possível eliminar compostos para a atmosfera, a levedura vai ser afetada pela pressão, podendo gerar mais compostos ainda, mesmo que em baixa quantidade - mas isto poderia ser decisivo, pois, poderia se somar à quantidade pré-existente e chegar no limiar de se tornar off-flavor. Quando se imagina que levaria o mesmo tempo para a cerveja ficar "pronta", isto se torna ilógico, já estaria que prejudicando.
O que já fiz, foi realizar uma maturação mais curta em hefe-weizen, apenas o tempo de, ao provar, sentir que os principais compostos foram eliminados - principalmente os à base de enxofre, típico da cepa weiss - e permitir que aromas fossem agregados à cerveja na garrafa - diversos estilos se beneficiam disto - tudo enquanto a levedura ainda estivesse o máximo o possível em suspensão, para dar a mágica que uma hefe-weizen precisa.
Ao meu ver, fazer isto é colocar a carroça na frente dos bois. Igual o Bruno disse, é a ejaculação precoce cervejeira KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
 
Vocês tão me dizendo que não fazem fermentação secundária no fermentador, e sim na garrafa?

Exatamente ao contrário, se quer fazer secundária, faz no mesmo fermentador, ou seja, só dê mais tempo para sua fermentação (2 a 4 semanas - tempo total - dependendo de todos os fatores imagináveis).

Na garrafa também o tempo é muitas vezes um ótimo aliado.

Minhas irish dry stouts ficou um primor com 5 meses de garrafa. Tenho uma robust porter que estou abrindo uma a cada mês e já tenho 8 meses de garrafa, e só melhorando.

Até mesmo em estilos que não são de guarda como uma weiss, tive a grata surpresa de como arredondaram com 6 meses paradas em uma geladeira a 12ºC.
 
Vocês tão me dizendo que não fazem fermentação secundária no fermentador, e sim na garrafa?

Não é isso, na garrafa você vai maturar a cerveja e também pode ajudar no consumo da sujeira feita na fermentação, mas se for mínima escala como já foi explicado nos outros posts.

Eu disse que "não" faço secundária, embora eu sempre faça 7 dias de fermentação à risca (não meço densidade antes disso) e nunca tenha sentido nenhum off flavor quando parto para a clarificação a frio.
 
Não é isso, na garrafa você vai maturar a cerveja e também pode ajudar no consumo da sujeira feita na fermentação, mas se for mínima escala como já foi explicado nos outros posts.

Eu disse que "não" faço secundária, embora eu sempre faça 7 dias de fermentação à risca (não meço densidade antes disso) e nunca tenha sentido nenhum off flavor quando parto para a clarificação a frio.
Cara, acho que dependendo da cepa e da temperatura que você está fermentando, com 7 dias você pode estar fazendo a secundária sem saber kkkk

A minha fermentação primária de uma Belgian Strong Golden Ale levou 3 dias pra atenuar tudo (temp 17°C) e, embora eu tenha esperado mais 3 dias para aumentar a temperatura, certamente ela já começou a reabsorver seus subprodutos nessa temperatura de 17.

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk
 
Boas, galera! Blz? Minha questão fica só no campo da curiosidade. Eu não arriscaria testar, mas me surgiu a seguinte dúvida:

Depois da fermentação primária, fazemos a secundária. Mas... E SE... em vez dessa ordem, fizermos só fermentação primária, cold crash, adicionarmos açúcar e engarrafarmos? A fermentação secundária não vai acontecer do mesmos jeito, depois que as leveduras consumirem todo o açúcar???

Não funcionaria. O objetivo principal da fase secundária é reabsorver diacetil e outros intermediarios/subprodutos da fermentação. Isso só ocorre com sucesso quando a levedura está bem ativa e saudável no fim da fermentação. Pra dar um up a mais ainda e funcionar bem, eleva-se a temperatura, isso estimula a levedura a trabalhar.

Baixando temperatura vc faria o exato oposto disso. A pequena quantidade de levedura q sobra na garrafa, já cansada e em ambiente desfavorável não tem capacidade de metabolizar grandes quantidades de qualquer coisa..
 
Não funcionaria. O objetivo principal da fase secundária é reabsorver diacetil e outros intermediarios/subprodutos da fermentação. Isso só ocorre com sucesso quando a levedura está bem ativa e saudável no fim da fermentação. Pra dar um up a mais ainda e funcionar bem, eleva-se a temperatura, isso estimula a levedura a trabalhar.

Baixando temperatura vc faria o exato oposto disso. A pequena quantidade de levedura q sobra na garrafa, já cansada e em ambiente desfavorável não tem capacidade de metabolizar grandes quantidades de qualquer coisa..

Falou e disse, meu chapa! Era bem o que eu pensava. Valeu pela contribuição!
 
Back
Top