Sanitizante para Vinator

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Cipriani

Well-Known Member
Joined
Nov 27, 2014
Messages
190
Reaction score
40
Comprei nos EUA um vinator para usar com starsan. Só que na viagem de volta, apreenderam o star san.

Qual a melhor opção de sanitizante (encontrado aqui no Brasil) para usar com o vinator? Estou me referindo a um que não precise de enxague.

Obrigado e abraços a todos.
 
Comprei nos EUA um vinator para usar com starsan. Só que na viagem de volta, apreenderam o star san.

Qual a melhor opção de sanitizante (encontrado aqui no Brasil) para usar com o vinator? Estou me referindo a um que não precise de enxague.

Obrigado e abraços a todos.

Opção de sanitizante é algo bastante pessoal. Eu uso no meu 'vinator' solução de iodofor, assim como para sanitização geral de outras coisas. É o que recomendo pela facilidade de preparo, preço e segurança de manuseio. Mas existem outras opções.
 
Acho que o PAC 200 não precisa de enxágue pq é bastante volátil.

Abcs

PAC se transforma em ácido peracético em solução aquosa, deve seguir as mesmas recomendações de concentração do ácido líquido pra preparar solução que não necessita de enxague. Soluções muito concentradas provavelmente precisam de enxague. O ácido não volatiliza, ele degrada em ácido acético depois de um tempo.
 
Opção de sanitizante é algo bastante pessoal. Eu uso no meu 'vinator' solução de iodofor, assim como para sanitização geral de outras coisas. É o que recomendo pela facilidade de preparo, preço e segurança de manuseio. Mas existem outras opções.

Tiago,

Solução com água, álcool? Qual a concentração?

E só mais uma pergunta: não precisa de enxague, certo?

Valeu.
 
Tiago,

Solução com água, álcool? Qual a concentração?

E só mais uma pergunta: não precisa de enxague, certo?

Valeu.

Água sem cloro está perfeita. Concentração entre 12,5 e 15ppm pra uma solução que não necessita de enxague. Acima disso o enxague seria necessário.

Com o iodofor vendido na WE, 1mL/L produz a concentração certa, próxima a faixa inferior.

Bom artigo sobre esses sanitizantes:
http://cervejarte.org/blog/2009/07/20/sanitizando-com-iodofor-ou-acido-peracetico/
 
Cipriani, já usei Biofor (1ml/L) mas prefiro usar Star San no meu Vinator. E não é recomendado usar álcool, porque pode ressecar o material com o tempo, pelo que entendi.
:mug:
 
Valeu, pessoal, vou fazer a opção pelo iodophor (Biophor). Obrigado.
 
PAra preparar qualquer solução com Iodophor, vcs usam agua sem cloro? Sempre usei agua da torneira com 1 ml paa cada litro de agua? Estou fazendo errado?

Abraços!
 
Acho que algumas pessoas não usam água, mas sim álcool 70%. O Tiago falou da água não clorada, não sei a razão.
 
Bom, todos sabem que cloro na água é responsável por off-flavors na cerveja. Sendo assim, eu indico água não clorada porque as vezes água de torneira tem excesso de cloro.

Na verdade não sei qual é o limite de cloro pra começar a dar off-flavor na cerveja, então minha recomendação pode estar sendo exagerada, por desconhecimento faço-a mais como medida preventiva.

O álcool pode ser usado, mas reduz o efeito surfactante do iodofor (elimina a espuma como consequencia). Iodofor não é só iodo, ele possui um detergente na composição. Detergentes ajudam na sanitização, a ação surfactante facilita a penetração dos componentes sanitizantes em sujeiras microscópicas.
 
eu uso vinator e uso pac 200 ja faz umas 10 levas, sem enchague, so escorro depois de passar no vinator e nunca tive problema
 
Eu uso o Iodophor, mas tem que ser na manha. Teve uma vez que eu dava várias bombeadas numa mesma garrafa (não precisa) e imagino que esse contato todo com o ar fez o iodo todo evaporar. Da metade pro fim das garrafas, eu comecei a notar que não tava mais fazendo espuma dentro.. fui ver o líquido no vinator, tava completamente transparente, em vez de amarelado como no início.

Não sei alguém mais passou por isso.

Obs: que eu saiba, não pode usar peracético com o vinator (por causa da mola).
 

Latest posts

Back
Top