Sanitização somente com álcool 70

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Pessoal, dei uma vacilada para passar a cerveja para o barril não tendo escorrido alguns ml`s de álcool 70 uso hospitalar que estava no fundo do barril. Há algum risco de consumo? Em principio não percebo nada na degustação, seja sabor ou mesmo sensação de álcool...minha preocupação é se pode fazer mal a saúde. Obrigado.
 
Pessoal, dei uma vacilada para passar a cerveja para o barril não tendo escorrido alguns ml`s de álcool 70 uso hospitalar que estava no fundo do barril. Há algum risco de consumo? Em principio não percebo nada na degustação, seja sabor ou mesmo sensação de álcool...minha preocupação é se pode fazer mal a saúde. Obrigado.
em meu ponto de vista, não há risco em quantidade pequena.
 
eu uso apenas álcool desde que comecei fazer cerveja, meus fermentadores ficam guardados com álcool 70, quando vou usar tiro o excesso, borrifo em todas as paredes novamente e coloco a breja, nunca tive problemas.

o legal de se atentar é a composição do álcool que está utilizando. deve ter somente etanol (álcool etílico em alguns casos) e água.

Fuja daqueles que tem "veiculo", "desnaturante" ou qualquer outra coisa além do álcool e água. esses sim podem alterar o sabor da breja.
 
eu uso apenas álcool desde que comecei fazer cerveja, meus fermentadores ficam guardados com álcool 70, quando vou usar tiro o excesso, borrifo em todas as paredes novamente e coloco a breja, nunca tive problemas.

o legal de se atentar é a composição do álcool que está utilizando. deve ter somente etanol (álcool etílico em alguns casos) e água.

Fuja daqueles que tem "veiculo", "desnaturante" ou qualquer outra coisa além do álcool e água. esses sim podem alterar o sabor da breja.
Eu não uso álcool 70 por este motivo. Tenho receio de ter algo mais. Há algum tempo, colocavam um aditivo pra evitar o consumo do álcool.
 
Álcool de cereais, seguro de ingerir e não carrega odores.

Mas ai, há um problema.
O alcool para se fazer a correta sanitização, tem de ser o com 70°. Fora isso, quaisquer outros valores, não são indicados para essa finalidade.
E o Alcool de Cereais, por ser 96° , não serve para a finalidade de sanitização. Não é porque seja alcool, que todos façam a sanitização. Entende.
 
Mas ai, há um problema.
O alcool para se fazer a correta sanitização, tem de ser o com 70°. Fora isso, quaisquer outros valores, não são indicados para essa finalidade.
E o Alcool de Cereais, por ser 96° , não serve para a finalidade de sanitização. Não é porque seja alcool, que todos façam a sanitização. Entende.
Nesse caso basta fazer uma diluição até chegar nos 70%. Eu uso somente o álcool, mas comprei PAC pra substituir.
 
eu uso apenas álcool desde que comecei fazer cerveja, meus fermentadores ficam guardados com álcool 70, quando vou usar tiro o excesso, borrifo em todas as paredes novamente e coloco a breja, nunca tive problemas.

o legal de se atentar é a composição do álcool que está utilizando. deve ter somente etanol (álcool etílico em alguns casos) e água.

Fuja daqueles que tem "veiculo", "desnaturante" ou qualquer outra coisa além do álcool e água. esses sim podem alterar o sabor da breja.
Para a quantidade que usamos na sanitização em relação ao volume de breja, o benzoato de denatônio (desnaturante) não altera o sabor. Vejam esse vídeo muito interessante sobre o assunto:
 
Nesse caso basta fazer uma diluição até chegar nos 70%. Eu uso somente o álcool, mas comprei PAC pra substituir.
Eu creio, que a finalidade, é facilitar, sendo que ja existe a opção certa para a finalidade especifica. Em casos onde não ha essa opção, ai sim, voce tem a opção de fazer a diluição, do alcool 96° e tambem, do alcol 92.8,

Mas para que complicar, se é mais facil facilitar, não é mesmo ??
 
Para a quantidade que usamos na sanitização em relação ao volume de breja, o benzoato de denatônio (desnaturante) não altera o sabor. Vejam esse vídeo muito interessante sobre o assunto:

Bem capaz que o fator determinante seja o devido escoamento dos resíduos pra que a quantidade torne-se ínfima.

Ao amigo que falou de álcool de cereais (96%), nem precisa fazer a diluição, desde que garanta mais tempo de contato. Diluir tbm é uma opção, mas não sei se financeiramente é muito vantagem comprar concentrado e diluir depois.

Vantagem do álcool é que dá pra reaproveitar por muito tempo, mais de ano. Basta acompanhar com um densímetro e adicionar álcool de cereais à medida que o 70 evapora e vai sobrando mais água e baixando a graduação alcoólica.
 
Back
Top