Sanitização com Ozônio (O3)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MarcManda

Member
Joined
Dec 7, 2015
Messages
7
Reaction score
10
Gostaria de saber se tem alguém que já fez sanitização com Ozônio, estou pesquisando muito sobre o assunto e acho que apesar de eficazes os sanitizantes são caros e podem deixar resíduos, o Ozônio é um dos bactericidas mais potentes que existe ele é 4 vezes mais forte que o cloro é muito usado em tratamento de água e não deixa resíduo porque se decompõem em O2. Comprei um gerador de ozônio e logo farei uma braçagem teste.
 
Gostaria de saber se tem alguém que já fez sanitização com Ozônio, estou pesquisando muito sobre o assunto e acho que apesar de eficazes os sanitizantes são caros e podem deixar resíduos, o Ozônio é um dos bactericidas mais potentes que existe ele é 4 vezes mais forte que o cloro é muito usado em tratamento de água e não deixa resíduo porque se decompõem em O2. Comprei um gerador de ozônio e logo farei uma braçagem teste.

Interessante a experiência, eu desconheço. Mas para contribuir, Iodo é super barato, um pote de 30 reais dura tranquilamente um ano brassando bastante.
 
Gostaria de saber se tem alguém que já fez sanitização com Ozônio, estou pesquisando muito sobre o assunto e acho que apesar de eficazes os sanitizantes são caros e podem deixar resíduos, o Ozônio é um dos bactericidas mais potentes que existe ele é 4 vezes mais forte que o cloro é muito usado em tratamento de água e não deixa resíduo porque se decompõem em O2. Comprei um gerador de ozônio e logo farei uma braçagem teste.

Pelo que sei, existem equipamentos profissionais de sanitização de barris ou garrafas que funcionam com ozônio.

Ele deve funcionar bem sim. A questão é que vc tem que ter uma limpeza impecável antes de sanitizar com isso, porque ele não possui surfactantes (como iodofor, starsan, etc..) nem é um ácido (como o peracético) que pode acabar ajudando a remover resquícios ou pequenas manchas de sujeira que passaram despercebidas.

Abraço
 
Bom saber....A limpeza inicial será com o bom e velho sabão ou detergente que elimina quase toda sujeira e bactérias, a água ozonizada será usada recirculando pela bomba e enxaguando pelo chuveirinho onde o acesso é difícil. Obrigado pela dica. Após o 1º teste posto o resultado.
 
Bom saber....A limpeza inicial será com o bom e velho sabão ou detergente que elimina quase toda sujeira e bactérias, a água ozonizada será usada recirculando pela bomba e enxaguando pelo chuveirinho onde o acesso é difícil. Obrigado pela dica. Após o 1º teste posto o resultado.

Outra coisa, sabão e detergente é complicado, eu por exemplo não uso nada disso para limpar meus equipamentos, é muito difícil enxaguar tudo bem o suficiente para não ficar resquício. E qualquer resquício já atrapalha na espuma da cerveja ou ainda pode deixar gosto.
 
Outra coisa, sabão e detergente é complicado, eu por exemplo não uso nada disso para limpar meus equipamentos, é muito difícil enxaguar tudo bem o suficiente para não ficar resquício. E qualquer resquício já atrapalha na espuma da cerveja ou ainda pode deixar gosto.

E como tu faz a limpeza mecânica?
 
E como tu faz a limpeza mecânica?

Só na esponja, limpando na hora sai tudo da panela com muita facilidade. Fermentadores é mais chato, as vezes tem que deixar de molho pra amolecer o krauzen seco.
 
Back
Top