Sanitização com Água Sanitária

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gabrielbecalli

Active Member
Joined
Aug 6, 2015
Messages
43
Reaction score
2
Boa Tarde , No livro How to Brew diz que posso sanitizar o Balde Fermentador com uma solução de água e água sanitária na proporção de 20 litros de agua para 5 colheres de sopa de água sanitária, após isso enxaguar com água fervendo.

Alguém utiliza esse Método? como sou iniciante não sei qual é o melhor sanitizante para o Balde Fermentador. Álcool 70 resolve?

Obrigado
 
Boa Tarde , No livro How to Brew diz que posso sanitizar o Balde Fermentador com uma solução de água e água sanitária na proporção de 20 litros de agua para 5 colheres de sopa de água sanitária, após isso enxaguar com água fervendo.

Alguém utiliza esse Método? como sou iniciante não sei qual é o melhor sanitizante para o Balde Fermentador. Álcool 70 resolve?

Obrigado

Álcool 70, iodofor, ácido peracético.
O problema de usar base cloro é que tu vai ter que enxaguar MUITO bem. Se ficar cloro, vai dar clorofenol, e tua cerveja ficará com gosto de remédio. Por isso o pessoal não usa.
 
Boa Tarde , No livro How to Brew diz que posso sanitizar o Balde Fermentador com uma solução de água e água sanitária na proporção de 20 litros de agua para 5 colheres de sopa de água sanitária, após isso enxaguar com água fervendo.

Alguém utiliza esse Método? como sou iniciante não sei qual é o melhor sanitizante para o Balde Fermentador. Álcool 70 resolve?

Obrigado

Uso iodofor 0,8ml/l e não enxáguo.

Se usar água sanitária, você não pode deixar de enxaguar. Acho que não precisa ser água fervendo, mas sim fervida, para não voltar a contaminar.
 
Boa Tarde , No livro How to Brew diz que posso sanitizar o Balde Fermentador com uma solução de água e água sanitária na proporção de 20 litros de agua para 5 colheres de sopa de água sanitária, após isso enxaguar com água fervendo.

Alguém utiliza esse Método? como sou iniciante não sei qual é o melhor sanitizante para o Balde Fermentador. Álcool 70 resolve?

Obrigado

Muito trabalho fazer isso. Pode usar os sanitizantes padrão como Iodo que funciona em praticamente tudo. Alcool é possível que resseque o plástico.
 
Álcool 70, iodofor, ácido peracético.
O problema de usar base cloro é que tu vai ter que enxaguar MUITO bem. Se ficar cloro, vai dar clorofenol, e tua cerveja ficará com gosto de remédio. Por isso o pessoal não usa.


Entendi, no caso do Álcool 70 como é feito a sanitização? tem que passar uma bucha no balde? ou borrifando álcool pelo balde e deixando evaporar já resolve?
 
Usa o iodofor na proporção 0,8ml/l, como o colega acima falou. Barato, prático e eficiente !
 
Entendi, no caso do Álcool 70 como é feito a sanitização? tem que passar uma bucha no balde? ou borrifando álcool pelo balde e deixando evaporar já resolve?

NUNCA passe bucha no balde. Só se passa esponja com o lado macio. Tu tem que evitar ao máximo usar qualquer coisa que risque, crie ranhuras ou danifique a superfície alimentícia (que é bem lisinha). Isso cria pontos para acúmulo de sujidades, criadouros de microorganismos.

Sobre os sanitizantes, basta entrar em contato. Tem no how to brew a necessidade de tempo de contato de cada um. Eu indico iodofor ou peracético ao invés do álcool, é muito mais barato e o poder sanitizante é mais forte, e tempo de contato menor.

1L de álcool 70 gera 1 litro de sanitizante e custa R$ 7,00
100 mL de iodofor produz uns 100 litros de sanitizante, e custa R$ 6,00
 
NUNCA passe bucha no balde. Só se passa esponja com o lado macio. Tu tem que evitar ao máximo usar qualquer coisa que risque, crie ranhuras ou danifique a superfície alimentícia (que é bem lisinha). Isso cria pontos para acúmulo de sujidades, criadouros de microorganismos.

Sobre os sanitizantes, basta entrar em contato. Tem no how to brew a necessidade de tempo de contato de cada um. Eu indico iodofor ou peracético ao invés do álcool, é muito mais barato e o poder sanitizante é mais forte, e tempo de contato menor.

1L de álcool 70 gera 1 litro de sanitizante e custa R$ 7,00
100 mL de iodofor produz uns 100 litros de sanitizante, e custa R$ 6,00



Obrigado , acabei comprando um PAC 200 , aproveitando o embalo, qual a proporção que tenho que usar dele?
 
@gabrielbecalli
Nunca usei, sempre usei o iodofor.
Procura no fórum que com certeza tem essa informação.
 
Utilizei a proporção de 4 colheradas para 20 litros de agua para sanitizar as garrafas...deixei 20 minutos imersas em agua e depois enxaguei com agua fervida. Não ficou com nenhum cheiro!
 
Tenho usado água sanitária com sucesso, não vejo dificuldade alguma em enxaguar com água fervida.
 
Back
Top