Rolhas de borracha

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

SergioGraciano

Well-Known Member
Joined
Jun 17, 2016
Messages
73
Reaction score
4
Bom dia pessoal. Eu encontrei estas rolhas com um vendedor de produtos para laboratório, ele diz que são atoxicas. Elas são de borracha.
O caso é o seguinte: eu deixo minhas cervejas fermentarem e maturarem no mesmo balde, mas só tenho um airloock. Será que tem problema eu, após a fermentação, tirar a rolha de silicone c/ airloock, e colocar uma destas da foto?
Será que tem algum perigo de contaminação ou alteração de sabor? Elas soltam partes se esfregar com força
 

Attachments

  • Rolha de borracha.jpg
    Rolha de borracha.jpg
    116.7 KB · Views: 51
Bom dia pessoal. Eu encontrei estas rolhas com um vendedor de produtos para laboratório, ele diz que são atoxicas. Elas são de borracha.
O caso é o seguinte: eu deixo minhas cervejas fermentarem e maturarem no mesmo balde, mas só tenho um airloock. Será que tem problema eu, após a fermentação, tirar a rolha de silicone c/ airloock, e colocar uma destas da foto?
Será que tem algum perigo de contaminação ou alteração de sabor? Elas soltam partes se esfregar com força

Devido à porosidade, eu jamais utilizaria, pois pode facilmente encrustar sujeira e criar um foco de contaminação...Utilize as de silicone que são bem mais higiênicas
 
Cara, não vejo problema não... Já usei muito dessas rolhas aí, inclusive meu enchedor de contra-pressão é com uma rolha desse tipo.

Sim, ela é atóxica, e é um pouco mais porosa do que silicone, mas o silicone também é poroso, se mergulhar o silicone numa cerveja contaminada, provavelmente teria o mesmo problema, ou não, porque ambos os tipos de rolhas são autoclaváveis...

De qualquer forma, a rolha não vai tocar mesmo a cerveja se for pra tampar o buraco do airlock, certo? Então basta lavar e dar uma borrifada de sanitizante, que já era.


Abraço
 
Cara, não vejo problema não... Já usei muito dessas rolhas aí, inclusive meu enchedor de contra-pressão é com uma rolha desse tipo.

Sim, ela é atóxica, e é um pouco mais porosa do que silicone, mas o silicone também é poroso, se mergulhar o silicone numa cerveja contaminada, provavelmente teria o mesmo problema, ou não, porque ambos os tipos de rolhas são autoclaváveis...

De qualquer forma, a rolha não vai tocar mesmo a cerveja se for pra tampar o buraco do airlock, certo? Então basta lavar e dar uma borrifada de sanitizante, que já era.


Abraço

Não deve ser o mesmo material Tiago.

Ele disse que a rolha chega a esfarelar...

Eu prefiro material de silicone...
 
Não deve ser o mesmo material Tiago.

Ele disse que a rolha chega a esfarelar...

Eu prefiro material de silicone...

Cara... rolha de borracha de laboratório é assim mesmo, tem uns tipos que soltam uns farelinhos nas bordas mas é só lavar que sai. Deve ser o mesmo material, ou semelhante. Não é qualquer material que pode ser usado em laboratório.

Entendo sua preferência, o silicone é ótimo material, mas isso não significa que outro tipo não possa ser usado...

Se eu precisasse uma e tivesse as duas opções, escolheria de silicone também, mesmo sendo o dobro do preço. Não pelos farelos ou pelo material, mas pela durabilidade... mas enfim, o colega ja tem o negócio, deixe usar...

Abraço
 
Back
Top