RIS - Avaliação de receita

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

netomarin

Member
Joined
Jun 20, 2015
Messages
15
Reaction score
2
Olá pessoal,

Depois de algumas pesquisas, montei um rascunho de uma RIS e gostaria de algumas idéias, palpites, considerações e etc.

Volume no fermentador: 15 litros (tenho 2 panelas de 22 L)

Características:
OG: 1.096
FG: 1.018
Est. ABV: 10,5%
Cor: 157,4 EBC
IBUs: 81,2 IBUs

Maltes:
4,5 kg Pal Ale Maris Otter (60,8%)
400 g Aveia em flocos (5,4%)
400 g Crystal 150 Muntons (5,4%)
350 g Chateau Special B (4,7%)
350 g Crystal Dark (4,7%)
300 g Cevada Torrada Muntons (4,1%)
300 g Black Malt Muntons (4,1%)
300 g Cholocat Malt Muntons (4,1%)
500 g açúcar cristal (6,8%)

% de maltes caramelo: 14,8%
% de maltes torrados: 12,3%

Lúpulos:
45 g Nothern Brewer (10% AA) 60" - 51,9 IBUs
10 g Nothern Brewer (10% AA) 45" - 10,6 IBUs
15 g Nothern Brewer (10% AA) 30" - 13,3 IBUs
20 g Nothern Brewer (10% AA) 5" - 4,6 IBUs
15 g Nothern Brewer (10% AA) 1" - 0,7 IBUs

Levedura:
2 frascos de London ESB Bio4 ou o da Mangrove

Rampas:
20" a 40º C
15" a 50º C
45" a 63º C
60" a 68º C
(Sem mashout)

Fervura de 75 minutos

Penso em adicionar 1 g/L de chips de carvalho, nibs de cacau e fava de baunilha na última semana de maturação.

Valeu pela ajuda.

Abraços
Neto
 

Attachments

  • RIS-20151219.pdf
    150.9 KB · Views: 122
@netomarin acho q sua receita está ok!

Eu só deixaria de fora essas rampas de mosturação. Faria infusão simples a 69°C.

Abraço!
 
@netomarin acho q sua receita está ok!

Eu só deixaria de fora essas rampas de mosturação. Faria infusão simples a 69°C.

Abraço!

Opa, valeu!

Mas e o uso da aveia em flocos e da cevada torrada, q não são maltados?
Li em alguns lugares q a rampas a 40º ajudaria na filtração e a de 50º seria importante por ser a parada proteíca.

Faz sentido?

Obrigado

[]s
Neto
 
Tá dando 81% de atenuação, não sei se você consegue isso tudo usando só 60% de malte base e açúcar...
talvez seja necessário reduzir maltes especiais e aumentar malte base, além de acertar as rampas para isso.
Estou com minha segunda RIS em maturação, a primeira fiz com 77% de malte base e somente com rampa de 69ºC: atenuou muito pouco, 65%. A cerveja ficou bem doce... A minha atual tem 86% de pale (propino) e ajustando as rampas e aumentando o malte base, atenuou bem mais - 76%...
 
Tá dando 81% de atenuação, não sei se você consegue isso tudo usando só 60% de malte base e açúcar...
talvez seja necessário reduzir maltes especiais e aumentar malte base, além de acertar as rampas para isso.
Estou com minha segunda RIS em maturação, a primeira fiz com 77% de malte base e somente com rampa de 69ºC: atenuou muito pouco, 65%. A cerveja ficou bem doce... A minha atual tem 86% de pale (propino) e ajustando as rampas e aumentando o malte base, atenuou bem mais - 76%...

Valeu pela observação, @Kbid!
E quais rampas vc utilizou?

[]s
 
30' 63ºC
40' 68ºC

Por ser uma cerveja com muito malte, acho importante ter essa rampa para a beta amilase, assim ela não fica muito doce ao final. a O próprio volume de malte já dará bastante corpo a cerveja.
 
Fica ligado que o pitch rate de fermento em cerveja de alta gravidade é diferente, pelas minhas contas precisarias de uns 4 vials de fermento liquido ou 4 pacotes de fermento seco, caso tu não propague.
 
Fica ligado que o pitch rate de fermento em cerveja de alta gravidade é diferente, pelas minhas contas precisarias de uns 4 vials de fermento liquido ou 4 pacotes de fermento seco, caso tu não propague.

Brassei a cerveja no último domingo, e me baseei na conta do BeerSmith.
Fiz a hidratação de 2 pacotes de M07 para um batch de 14 litros no fermentador.

Está atenuando conforme esperado. Depois atualizo a thread.

Valeu!

[]s
Neto
 
Atenuar pode atenuar, questão é qualidade de fermentação.
 
Back
Top