RIMS Elétrico - Duvidas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Parabéns cervejeiro! Muito legal seu sistema e aprendi muito com esse tópico para construção do meu sistema.
Uma dúvida que tenho em relação a panela de fervura. Como a resistência fixa no fundo da panela influencia o cone de truz formado pelo whirpool? Tem algum aparato para reduzir o trub que poderia ir para o chiller?

Cheers!
 
Parabéns cervejeiro! Muito legal seu sistema e aprendi muito com esse tópico para construção do meu sistema.
Uma dúvida que tenho em relação a panela de fervura. Como a resistência fixa no fundo da panela influencia o cone de truz formado pelo whirpool? Tem algum aparato para reduzir o trub que poderia ir para o chiller?

Cheers!

Faço whirlpool com bomba, a resistencia não atrapalhou a formação do cone.

Na saída da valvula principal eu instalei um cotovelo em lado oposto ao instalado para a valvula de retorno.
 
Galera,

Em um Rims com fundo falso na recirculação com bomba, minha duvida é: Como a vazão de entrada da bomba é maior e deve ser maior que a saida, que neste caso deve ser bem restrita para clarificação e evitar compactação da cama de graos. Se eu tiver uma bomba muito potente, 1/2 cv a 1cv - tem algum problema? Pois pela capacidade da bomba ela teria capacidade de enviar por exemplo 20 litros por minuto mas com a saida bastate restringida isso ficaria em 1 litro por minuto..... Algum problema nisso?
 
Rescussitando o post com nova duvida:

Possuo um sistema RIMS, com resistencia abaixo do fundo falso,
no meu caso, com uma panela de 50cm de diametro, deixando a valvula e resistencia abaixo do fundo falso, fica um volume de 12l. E somado ao liquido acima do fundo falso suficiente pra cobrir os graos, só consigo uma proporção agua/malte = 4 ou 5l/kg. Muito acima da proporção media de 2,5l/kg.

Como contornar esse problema (se é problema)? Acham que tenho que partir pra solução: resistencia com terminais furando o fundo da panela, para ficar mais rente ao fundo e valvula lateral furada/fixada em cima do fundo falso com tubo pescador into até rente ao fundo da panela?

Ou tem alguam sugestão mais simples?

Por favor, os neuronios estão fervendo aqui, tentando achar a melhor solução (melhor resultado menor custo ou intervenção).

Abraços e muitissimo obrigado
 
Cara desconsidera o volume de agua que fica abaixo do fundo falso, se tu quer usar 2,5L/kg coloca esse volume mais 12 litros, essa agua a mais nao fica em contato com os graos .
Abraço
 
Cara desconsidera o volume de agua que fica abaixo do fundo falso, se tu quer usar 2,5L/kg coloca esse volume mais 12 litros, essa agua a mais nao fica em contato com os graos .
Abraço

Então, acredito que não posso desconsiderar o volume abaixo do fundo falso, já que é recirculação constante.
Não creio que a proporção 'agua-malte' se refere apenas a diluição, afastamento, etc entre os grãos, e sim a toda a agua que dilui o mosto liquido.
 
Pode desconsiderar sim. O que importa é a quantidade de água em contato direto com os grãos. É importante cobrir totalmente a cama de grãos, além de ter alguns centímetros de líquido acima para evitar caminhos preferenciais
 
Pode desconsiderar sim. O que importa é a quantidade de água em contato direto com os grãos. É importante cobrir totalmente a cama de grãos, além de ter alguns centímetros de líquido acima para evitar caminhos preferenciais

agradeço, mas nao concordo. toda a agua está em contato com os graos.
mas obrigado
 
Back
Top