RIMS Elétrico - Duvidas

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EduardoSF

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Sep 17, 2014
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Estou finalizando meu equipamento, um Rims eletrico 50l (resistencia abaixo fundo falso), sparge por gravidade, 01 bomba chugger para rims - trasfega para panela de fervura - whirpool - trasfega para fermentador passando por chiller contra fluxo.

1 - essa duvida parece meio óbvia, mas, não custa esclarecer com quem, alem de ter a teoria, tem a pratica do processo: Despeja-se o malte na panela com a recirculação já funcionando? Ou, temendo algum problema com entupimento, bomba etc, desliga-se o sistema de recirculação e resistência, despeja o malte, homogeniza e religa o sistema (bomba, resistencia/pid)?

2 - recomenda-se whirpool a quente(iniciando próximo ao termino da fervura para sanitizar a bomba), ou, durante o resfriamento (retornando do contra-fluxo para a panela (aproveitando para sanitizar o interior do contrafluxo)?
 
seguem fotos
 

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Amigo eu não tenho respostas pra suas perguntas não... Mas agradeceria se vc me respondesse as minhas pois estou montando um painel parecido com o seu.
Acredito q vc tenha 3 resistências, 1 em cada panela e respectivamente 1 pid rex 100 para cada uma.
1º estou vendo os 3 ssr para as resistências, o q é aquele componente a esquerda do lado dos ssr?!
2º vc está usando qual tipo de sensor: o tipo k q vem no pid rex?! Ele ta se saindo bem?!
3º vc está protegendo cada resistência com um disjuntor no valor da amperagem da resistência e todo sistema com um disjuntor com a soma de toda amperagem do sistema?!
3º a bomba possuí um disjuntor de quantos amperes?!


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Cara, ainda não usei esse equipamento, acabo de finalizar, estou nos testes.

1° - É uma contatora, estou usando para a bomba.
2° - Estou usando o PT-100, não cheguei a utilizar o tipo K que veio. Configurando o rex para sensor PT 100, pelo menos nos testes que fiz a leitura da temperatura foi perfeita.
3° - sim, isso mesmo, disjuntores dimensionados para cada resistencia, um disjuntor motor para a bomba (baixa amperagem - 2A), um disjuntor para o ramal de comandos (pid, sinaleiros, chaves), e um geral.
 
Ultimas perguntas:
- eu poderia usar um disjuntor normal de 2a sem contatora para a bomba. E se não, poderia usar um disjuntor normal e a contatora?! Me passa a especificação dessa contatora amigo!

- os leds amarelos embaixo dos pids são os para sinalizar o acionamento da resistencia e os botões vermelhos?!

- qual a amperagem desse disjuntor para os pid, os sinaleiros e chaves?!

Enviado de meu D5833 usando Tapatalk
 
1 - essa duvida parece meio óbvia, mas, não custa esclarecer com quem, alem de ter a teoria, tem a pratica do processo: Despeja-se o malte na panela com a recirculação já funcionando? Ou, temendo algum problema com entupimento, bomba etc, desliga-se o sistema de recirculação e resistência, despeja o malte, homogeniza e religa o sistema (bomba, resistencia/pid)?

Boa tarde Eduardo.

Na sua primeira dúvida posso ajudar, pois tenho um sistema semelhante ao seu e já realizei 3 testes diferentes e o que gerou o melhor resultado foi o seguinte.

Desliga a bomba e a resistência, fecha a válvula de saída da bomba e só então despeja o malte, mistura com a pá para desmanchar possíveis grumos e espera uns minutos para o malte "sentar".
Liga a bomba com a válvula ainda fechada e abre a válvula lentamente até atingir a vazão desejada.

Quando despejei com o sistema ligado entupiu tudo.
Quando apenas desliguei, despejei e liguei, houve um entupimento moderado.


A segunda dúvida é uma que eu também tenho, nunca fiz whirpool com bomba mas estou querendo começar.
 
Walter, seguindo as orientações do Guenther, sim, no retorno pra panela.

Tony, não tenho fundamentos pra te responder essa. Foi um amigo eletricista industrial que me forneceu esses componentes (disjuntor motor e contatora).
ACHO que um disjuntor normal não proteja adequadamente o motor da bomba.

Ainda falta eu colocar as etiquetas identificando os botoes do painel, mas:

Os sinaleiros amarelos são acesos quando (por meio da chave 3 posições abaixo), aciono a resistencia no modo manual. É para me alertar que ela está ligada manualmente e sem controle.

A chave 3 posições (logo abaixo do sinaleiro amarelo), é para acionar o ssr /resistencia de maneira manual, automatica (via pid) e desligada (onde o controlador fica ligado, indicando temperatura, porem é cortado o comando do ssr que acionaria a resistencia).

Abaixo, está a chave 2 posições (NF), iluminada vermelha. (numa foto anterior, era uma botoeira vermelha, mas troquei).
Assim que atinge a temperatura 'SETada' no pid, o alarme é disparado. Assim sou alertado de que um patamar de temperatura foi atingida e inicia a contagem de tempo de mostura nessa temperatura.
Porem, nesse pid, o alarme fica acionado enquanto essa temperatura estiver mantida.
Com isso, uso a chave vermelha para silenciar o alarme. E ao fazer isso ela fica acesa, para me alertar que o alarme está silenciado - e não esquecer de liga-lo na proxima rampa.

Disjuntores:

Geral = trifásico 63A
Resistencia Fervura 6000W = bipolar 40A
Resistencia RIMS 2400w = bipolar 16A
Resistencia HLT 2400w = bipolar 16A
Alimentação circuito de comandos = bipolar 10A
 
Mateus,

Cara, muito obrigado! ajudou muito, e seguirei sua orientação.

Abraços
 
Como você ligou o botão de emergência, o cogumelo? Ele aguenta a amperagem total?

Enviado do meu HTC One através de Tapatalk
 
Como você ligou o botão de emergência, o cogumelo? Ele aguenta a amperagem total?

Enviado do meu HTC One através de Tapatalk

Bom dia Gustavo,

O botão de emergencia, no meu painel, corta apenas 01 fase do circuito de comando (onde estão ligados os controladores e outros comandos sob um disjuntor bipolar de 10A), se eu aciono ele desliga os controladores e com isso as resistencias e bomba, porem parte do sistema continua energizado.

Não sei se consegui explicar direito
 
segue
 

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Boa noite,

Vou fazer um sistema parecido e estou com dificuldade em achar um fundo falso que fique bom pra usar por cima da resistência. Poderia dizer onde adquiriu o seu?
 
Cara, parabéns!!! lindo projeto!!! Estou estudando adaptar meu equipamento também

Você saberia me dizer se o custo para utilizar as panelas elétricas são maiores do que utilizar o gás?

abs
 
Cara, parabéns!!! lindo projeto!!! Estou estudando adaptar meu equipamento também

Você saberia me dizer se o custo para utilizar as panelas elétricas são maiores do que utilizar o gás?

abs

Cara, não sei dizer não.

Acho que tem algum topico no hbt falando disso, mas nao lembro.
 
Eduardo, desculpe as perguntas basicas:

1) no processo RIMS a bomba fica recirculando durante todo o tempo de brassagem?

2) se sim, a queda de temperatura é corrigida pelo sensor/controlador/resistencia, certo?

3) ao final da brassagem partes direto para a filtraçao, pois devido a recirculação o mosto já está devidamente clarificado, certo?

4) durante a filtraçao fazes o sparge continuo da agua de lavagem?

5) a trasfega da filtragem para panela de fervura é por gravidade ou utilizas a bomba?

6) após a fervura fazes o resfriamento do mosto dentro da panela de fervura, e depois fazes o whirpool com mosto frio? E só entao trasfega para o balde de fermentaçao?

Obrigado pelas dicas!
Caio


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1) no processo RIMS a bomba fica recirculando durante todo o tempo de brassagem?

Sim, recirculação continua com aquecimento e controle de temperatura por resistencia eletrica e controlador PID

2) se sim, a queda de temperatura é corrigida pelo sensor/controlador/resistencia, certo?

Certo

3) ao final da brassagem partes direto para a filtraçao, pois devido a recirculação o mosto já está devidamente clarificado, certo?

Na recirculação já acontecerá a clarificação/filtração do mosto na cama de graos.

Ao final da mosturação irei transferir o mosto para a panela de fervura e a lavagem dos grãos, pela mesma entrada do mosto, usada na recirculação.

4) durante a filtraçao fazes o sparge continuo da agua de lavagem?

vide anterior

5) a trasfega da filtragem para panela de fervura é por gravidade ou utilizas a bomba?

bomba, as panelas estão no mesmo nível (no meu caso)

6) após a fervura fazes o resfriamento do mosto dentro da panela de fervura, e depois fazes o whirpool com mosto frio? E só entao trasfega para o balde de fermentaçao?

Então, como dito no inicio desse meu post, eu ainda não 'inaugurei' esse meu equipamento.
Inclusive estava com duvidas nesse ponto.

Mas o que pretendo fazer:

após a fervura, farei o resfriamento por chiller contra-fluxo, retornando para a panela já fazendo o whirlpool. Ia primeiro fazer o whirpool e depois enviar o mosto para o fermentador, passando pelo contra-fluxo. Mas acho que até passar os 50 litros pelo chiller, vai demorar muito, a ponto de prejudicar o aroma de lupulos adicionados proximo ao termino da fervura.

Agora , em cervejas sem lupulos de aroma, como a wit por exemplo, pretendo, ao termino da fervura, fazer o whirlpool, e depois enviar o mosto direto pro fermentador, passando pelo chiller.
 
Obrigado Eduardo, mas deixa ver se entendi:
1) ao final da fervura vais recircular o mosto pela bomba, puxando de baixo da panela e retornando por cima?
2) no meio do caminho estará o chiller, imerso em algum balde com agua e gelo?
3) quando chegar aos 20 oC faz whirpool, aguarda 20 min e trasfega para fermentador?
4) o que queres dizer com "já fazendo whirpool"? Significa que vais criar o vortex durante a recirculaçao do mosto pelo chiller?


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Obrigado Eduardo, mas deixa ver se entendi:
1) ao final da fervura vais recircular o mosto pela bomba, puxando de baixo da panela e retornando por cima?
2) no meio do caminho estará o chiller, imerso em algum balde com agua e gelo?
3) quando chegar aos 20 oC faz whirpool, aguarda 20 min e trasfega para fermentador?
4) o que queres dizer com "já fazendo whirpool"? Significa que vais criar o vortex durante a recirculaçao do mosto pelo chiller?


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bom dia, seguem as respostas:

1 - ao final da fervura o mosto sai pela valvula, desce pra bomba, e retorna pela valvula localizada no fundo, a direita da valvula de saida (veja a foto 1 e 5 no inicio do post).

2 - sim, mas é um chiller de contrafluxo e nao estará imerso no gelo.

3 e 4: repare na valvula de entrada na foto 5, o mosto retornará por ela, impulsionado pela bomba e forçando um whirlpool.
 
Ah, ok, entendi, o mosto entrando bombeado por baixo já cria o redemoinho do whirpool...
Mas poderia me explicar melhor o funcionamento do chiller de contrafluxo? O mosto passa dentro do chiller (serpentina)? Quem é o meio refrigerante responsavel por retirar o calor do mosto?


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Ah, ok, entendi, o mosto entrando bombeado por baixo já cria o redemoinho do whirpool...
Mas poderia me explicar melhor o funcionamento do chiller de contrafluxo? O mosto passa dentro do chiller (serpentina)? Quem é o meio refrigerante responsavel por retirar o calor do mosto?


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assista ao video: [ame]https://www.youtube.com/watch?v=bFM3O08jYRU[/ame]
 


Ficou muito bom o projeto. Eu tenho um esquema bem parecido, mas só com 2 PID e sem as luzes de sinalização. Quero montar algo parecido. Qual o tamanho do painel (Altura x Profundidade x Comprimento)

Não consigo baixar os anexos do esquema de ligação elétrica.

Pode enviar novamente?

Atenciosamente


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Ficou muito bom o projeto. Eu tenho um esquema bem parecido, mas só com 2 PID e sem as luzes de sinalização. Quero montar algo parecido. Qual o tamanho do painel (Altura x Profundidade x Comprimento)

Não consigo baixar os anexos do esquema de ligação elétrica.

Pode enviar novamente?

Atenciosamente


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pro HLT e pra fervura não precisaria tanto assim do PID, poderia ser controlador comum/contatora. Mas quis deixar padronizado e comprando pelo aliexpress ficou barato.

O painel, eu decidi pelo espaço que eu tinha no brewstand e como eu queria a disposição dos comandos e tb o interior. 40x40x20

O esquema eletrico, posso passar de novo mas não é padrão, vc faz conforme seus equipamentos, componentes e operações que vc quer.
 
Eduardo, bom dia. Já inauguraste o equipamento?

Desculpa abusar, mas tenho mais uma duvida: durante o aquecimento do mosto na panela de fervura, antes de atingir a fervura propriamente dita, tu mantens a bomba recirculando como se estivesse fazendo o whirpool, para nao queimar o mosto no fundo, certo?

Nao achas que pelo fato da entrada e saida estarem no fundo da panela pode haver um aquecimento maior na camada do fundo, pois criaria uma recirculaçao preferencial apenas do mosto do fundo?

Chegaste a pensar em, durante o aquecimento, recircular retornando por cima?

E quando começa a fervura, para a recirculaçao, ou mantem ela durante a fervura?


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1) no processo RIMS a bomba fica recirculando durante todo o tempo de brassagem?

Sim, recirculação continua com aquecimento e controle de temperatura por resistencia eletrica e controlador PID

@EduardoSF
@CaioSb71
Não tem necessidade de deixar a bomba ligada em todo da brassagem, apenas em rampas e na recirculação.

Sobre ficar corrigindo temperatura também não é necessário
nesse post tem informações

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407203

;)
 
@EduardoSF
@CaioSb71
Não tem necessidade de deixar a bomba ligada em todo da brassagem, apenas em rampas e na recirculação.

Sobre ficar corrigindo temperatura também não é necessário
nesse post tem informações

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407203

;)

Cara, é um equipamento tipo RIMS.

Aplicar técnica voltada para mostura por infusão mata toda a funcionalidade do projeto.

Abraços,
 
Cara, é um equipamento tipo RIMS.

Aplicar técnica voltada para mostura por infusão mata toda a funcionalidade do projeto.

Abraços,

tem razão erro meu, falta de atenção acabei não lendo o inicio da pergunta "processo RIMS" . :)
 
Eduardo, bom dia. Já inauguraste o equipamento?

Desculpa abusar, mas tenho mais uma duvida: durante o aquecimento do mosto na panela de fervura, antes de atingir a fervura propriamente dita, tu mantens a bomba recirculando como se estivesse fazendo o whirpool, para nao queimar o mosto no fundo, certo?

Nao achas que pelo fato da entrada e saida estarem no fundo da panela pode haver um aquecimento maior na camada do fundo, pois criaria uma recirculaçao preferencial apenas do mosto do fundo?

Chegaste a pensar em, durante o aquecimento, recircular retornando por cima?

E quando começa a fervura, para a recirculaçao, ou mantem ela durante a fervura?


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kkk, ainda não...me falta tempo pra finalizar a instalação da cozinha - agora , depois de pronto percebi a necessidade de se instalar um exaustor, pois uma hora de fervura transformou minha cozinha numa sauna a vapor...kkkk

Não farei recirculação do mosto na tina de fervura durante o aquecimento e nem durante os 60min de fervura.
A resistencia não queimará o mosto, da mesma forma que a 'fervura classica', com fogo direto no fundo, não o queima. (convecção termica)
 
Concordo contigo que durante a fervura (apos entrar em ebuliçao) a conveçao agita o mosto, nao sendo necessario recirculaçao com bomba ou agitaçao manual.
Mas cuidado com deixar o mosto parado durante o aquecimento anterior de 75oC até fervura... Eu estou terminando de montar, mas vou experimentar recircular puxando por baixo e retornando por cima como durante a filtragem, e quando começar ebuliçao desligo a bomba.
Depois te conto como foi, mas vai levar ainda umas duas semanas...
Abraço


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Concordo contigo que durante a fervura (apos entrar em ebuliçao) a conveçao agita o mosto, nao sendo necessario recirculaçao com bomba ou agitaçao manual.
Mas cuidado com deixar o mosto parado durante o aquecimento anterior de 75oC até fervura... Eu estou terminando de montar, mas vou experimentar recircular puxando por baixo e retornando por cima como durante a filtragem, e quando começar ebuliçao desligo a bomba.
Depois te conto como foi, mas vai levar ainda umas duas semanas...
Abraço


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então, realmente não há necessidade disso, de recircular até ferver.
 
@EduardoSF Primeiramente PARABÉNS!!!! SENSACIONAL SEU PROJETO.

Segundamente :p.. vou perguntar um monte de coisa.. então já peço desculpas..
o que eu sei sobre o assunto é conhecimento de dois dias, segunda feira acorder e pensei em fazer o sistema automatico com resistencia e comecei a estudar e cai no seu post!


Vou considerar essas informações que foi o que coli durante a leitura:
- Sistema 220V - duas fases de 110V
- O sistema pode ser acionado através do PID ou manual (Botal tres estados (esquerda|meio|direita)
- Bomba independente. (Chave do lado da luz verde?)

Perguntas (vou numerar)

  1. 1 - as duas fases entram direito no disjuntor principal - depois são divididas no sistema?

    2 - os outros disjuntores são o ultimo elo entre o sistema e o objeto final? Ex. saída do ssr vai para o disjuntor que vai para a resistencia?

    3 - Todos os disjuntores sempre ficam em estado ligado para fazer uma certa segurança de cada elemento do sistema?

    4 - O caso dos botoes vermelhos que para um lado ligam o PID para o outro acendem vermelho e acionam direto a resistencia.

    --- Você comentou que mesmo que ligue direto o PID é acionado para mostrar a temperatura. Show de bola, mas como vc fez as ligações, entendo que a saída do PID vai para o SSR e a saída do SSR vai para disjuntor(ou resistencia direta) - vc fazendo ligação direta - show - tranquilo.. Vai ligar direto o botão no disjuntor (ou resistencia), mas vc está acionando o PID de qq forma, ele não vai jogar o contato para o SSR para ligar a resistencia - esta minha preocupação é válida, ou não pois estamos lidando com a mesma fase e se o SSR acionar e tiver contato com a fase direta não dá nada?

    5 - Em relação ao PID+SSR | vc usando um SSR como da foto, sempre vai estar cordando uma fase da resistencia porém a outra fase estará sempre ligada, tem como usar 2 SSR por PID - para cortar as duas fases e ligar a saída do PID que envia o pulso para acionar o SSR ser derivado para dois SSRs?

    6 - Você está usando algum tipo de proteção no sistema? Como funciona do botao de emergencia?

    7 - Uma coisa que não entendi sobre o PID - ele envia algum tipo de alarme quando chega na temperatura desejada? pensei em colocar duas lampadas de cores dististas - uma fica acessa enquanto ele está com a resistencia ligada, e outra quando atingir a temperatura.. ou é bogagem???

    8 - Uma outra dúvida sobre os botoes que acionam ou diretamente a resistencia ou o PID! O que entendo sobre interruptor - a corrente passa por ele, e vc interrompe ou não.. mas ali vai ser a corrento que está indo para as resistencias.. ou seja - não vai estar passando ali muita amperagem para o botão? ou o botão aguenta de boa?

Cara - Muito obrigado..
 
Blz Zappa! Obrigado.

Finalmente testei e funcionou perfeito.

Vou tentar responder abaixo de cada pergunta, mas deixo claro que esse meu projeto, ligações e funções eu fiz, com ajuda de um amigo fera na eletrica industrial(já que meu conhecimento nessa area é limitado).
Não é o melhor nem o unico jeito de se fazer um Rims funcionar. Todas as funções foram 'desenhadas' conforme o meu gosto, minha imaginação e meu jeito de brassar.
Com certeza há projetos melhores e mais praticos.


Vou considerar essas informações que foi o que coli durante a leitura:
- Sistema 220V - duas fases de 110V

No meu caso é trifasico 220V porque tenho disponivel em casa, mas o projeto inicial é sim bifásico 220V.

- O sistema pode ser acionado através do PID ou manual (Botal tres estados (esquerda|meio|direita)

exato

- Bomba independente. (Chave do lado da luz verde?)

exato

Perguntas (vou numerar)

  1. 1 - as duas fases entram direito no disjuntor principal - depois são divididas no sistema?
    Sim
    2 - os outros disjuntores são o ultimo elo entre o sistema e o objeto final? Ex. saída do ssr vai para o disjuntor que vai para a resistencia?

    Não, os dijustores (um bipolar dimensionado pra cada resistencia, um bipolar dimensionado para o circuito de comandos e um disjuntor-motor para proteção da bomba), ligados logo após o disjuntor geral do equipamento.

    3 - Todos os disjuntores sempre ficam em estado ligado para fazer uma certa segurança de cada elemento do sistema?

    sim

    4 - O caso dos botoes vermelhos que para um lado ligam o PID para o outro acendem vermelho e acionam direto a resistencia.

    Não.
    O modelo do meu controlador PID, tem funções de alarme. E a que eu uso, é aquela que o alarme é acionado quando se atinge a temperatura 'SETada' no controlador, pra me alertar e iniciar a contagem do tempo (ainda não instalei um timer no circuito).
    Porem nessa função, o alarme não desliga enquanto estiver na determinada temperatura.
    Então, o botão vervelho (chave seletora iluminada - 2 posições), com blocos de comando NF e NA, está ali para desligar o alarme (silenciar), acendendo a luz vermelha enquanto estiver desligado.
    Fiz isso, para que a luz vermelha me alerte que o alarme está silenciado, e lembre de religar numa proxima rampa, evitando que o proximo patamar de temperatura seja atingido e eu não inicie a contagem de tempo.
    Já o sinaleiro amarelo, serve pra me alertar que a resistencia está acionada no modo manual - ou seja, não vai desligar automaticamente ao atingir a temperatura determinada.



    --- Você comentou que mesmo que ligue direto o PID é acionado para mostrar a temperatura. Show de bola, mas como vc fez as ligações, entendo que a saída do PID vai para o SSR e a saída do SSR vai para disjuntor(ou resistencia direta) - vc fazendo ligação direta - show - tranquilo.. Vai ligar direto o botão no disjuntor (ou resistencia), mas vc está acionando o PID de qq forma, ele não vai jogar o contato para o SSR para ligar a resistencia - esta minha preocupação é válida, ou não pois estamos lidando com a mesma fase e se o SSR acionar e tiver contato com a fase direta não dá nada?

    A chave seletora de tres posições, permite a montagem de varios blocos de comando auxiliares (NF ou NA). Essa chave, quando em 'off' ou acionando a resistencia direto, não desliga a alimentação do controlador, apenas corta o comando do SSR. Com blocos de comando auxiliares, a chave comuta a ligação do ssr (pelo pid), para um acionamento direto. Dentro do painel tem uma fonte 12V (ligada no circuito de comando), que aciona o ssr de modo continuo. Não sei se consegui me explicar.

    5 - Em relação ao PID+SSR | vc usando um SSR como da foto, sempre vai estar cordando uma fase da resistencia porém a outra fase estará sempre ligada, tem como usar 2 SSR por PID - para cortar as duas fases e ligar a saída do PID que envia o pulso para acionar o SSR ser derivado para dois SSRs?

    Não sei te responder essa. Acredito que sim. Mas se o equipamento for 110V e deixar o neutro direto, não ha risco. No meu caso, basta garantir ligações adequadas, bom aterramento, tomadas, cabos e disjuntores bem dimensionados, que não há problema em deixar uma fase sempre ligada (enquanto o equipamento estiver em uso).


    6 - Você está usando algum tipo de proteção no sistema? Como funciona do botao de emergencia?

    A proteção que uso baseia em, desde o poste até a resistencia, garantir um bom dimensionamento de disjuntores e bitolas de cabos, aterramento e isolamento, qualidade dos componentes e ligações bem feitas. Isso vc não pode pecar! rs.
    Aquele botão de emergencia, corta 01 fase do circuito de comando. O suficiente pra 'desligar' todos os controladores, ssr's e a bomba. (para o caso de eu estar fazendo alguma merda...kkkk).

    7 - Uma coisa que não entendi sobre o PID - ele envia algum tipo de alarme quando chega na temperatura desejada? pensei em colocar duas lampadas de cores dististas - uma fica acessa enquanto ele está com a resistencia ligada, e outra quando atingir a temperatura.. ou é bogagem???

    Ja respondi acima

Cara - Muito obrigado..[/QUOTE]
 
segue frente do painel atualizado
 

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Valeu
O que (acho) que entendi vou tirar daqui...

4 - O caso dos botoes vermelhos que para um lado ligam o PID para o outro acendem vermelho e acionam direto a resistencia.

Não.
O modelo do meu controlador PID, tem funções de alarme. E a que eu uso, é aquela que o alarme é acionado quando se atinge a temperatura 'SETada' no controlador, pra me alertar e iniciar a contagem do tempo (ainda não instalei um timer no circuito).
Porem nessa função, o alarme não desliga enquanto estiver na determinada temperatura.
Então, o botão vervelho (chave seletora iluminada - 2 posições), com blocos de comando NF e NA, está ali para desligar o alarme (silenciar), acendendo a luz vermelha enquanto estiver desligado.
Fiz isso, para que a luz vermelha me alerte que o alarme está silenciado, e lembre de religar numa proxima rampa, evitando que o proximo patamar de temperatura seja atingido e eu não inicie a contagem de tempo.
Já o sinaleiro amarelo, serve pra me alertar que a resistencia está acionada no modo manual - ou seja, não vai desligar automaticamente ao atingir a temperatura determinada.

Entendi - esse alarme é uma saída do PID que fecha? e vc liga um 'alarme'?


--- Você comentou que mesmo que ligue direto o PID é acionado para mostrar a temperatura. Show de bola, mas como vc fez as ligações, entendo que a saída do PID vai para o SSR e a saída do SSR vai para disjuntor(ou resistencia direta) - vc fazendo ligação direta - show - tranquilo.. Vai ligar direto o botão no disjuntor (ou resistencia), mas vc está acionando o PID de qq forma, ele não vai jogar o contato para o SSR para ligar a resistencia - esta minha preocupação é válida, ou não pois estamos lidando com a mesma fase e se o SSR acionar e tiver contato com a fase direta não dá nada?

A chave seletora de tres posições, permite a montagem de varios blocos de comando auxiliares (NF ou NA). Essa chave, quando em 'off' ou acionando a resistencia direto, não desliga a alimentação do controlador, apenas corta o comando do SSR. Com blocos de comando auxiliares, a chave comuta a ligação do ssr (pelo pid), para um acionamento direto. Dentro do painel tem uma fonte 12V (ligada no circuito de comando), que aciona o ssr de modo continuo. Não sei se consegui me explicar.

Ahhhh entendi - quem vai sempre ligar o PID é o disjuntor!!!! a chave seletora, vai selecionar na verdade o SSR seja pela saída do PID ou pela fonte que vc instalou!!!!! - Genial

Cara, estou comprando as coisas da china hoje.. e vai demorar um pouco para chegar. mas durante a montagem provavelmente vou te perturbar mais um pouco.. Mas desde já.. lhe agradeço muito.. e viva o mundo cervejistico
 
opa, segue abaixo:


4 - O caso dos botoes vermelhos que para um lado ligam o PID para o outro acendem vermelho e acionam direto a resistencia.

Não.
O modelo do meu controlador PID, tem funções de alarme. E a que eu uso, é aquela que o alarme é acionado quando se atinge a temperatura 'SETada' no controlador, pra me alertar e iniciar a contagem do tempo (ainda não instalei um timer no circuito).
Porem nessa função, o alarme não desliga enquanto estiver na determinada temperatura.
Então, o botão vervelho (chave seletora iluminada - 2 posições), com blocos de comando NF e NA, está ali para desligar o alarme (silenciar), acendendo a luz vermelha enquanto estiver desligado.
Fiz isso, para que a luz vermelha me alerte que o alarme está silenciado, e lembre de religar numa proxima rampa, evitando que o proximo patamar de temperatura seja atingido e eu não inicie a contagem de tempo.
Já o sinaleiro amarelo, serve pra me alertar que a resistencia está acionada no modo manual - ou seja, não vai desligar automaticamente ao atingir a temperatura determinada.

Entendi - esse alarme é uma saída do PID que fecha? e vc liga um 'alarme'?

os pinos '6 e 7' do pid, é um contato seco, um interruptor. Vc passa por ali uma das fases do alarme (cigarra ou uma lampada se preferir).

--- Você comentou que mesmo que ligue direto o PID é acionado para mostrar a temperatura. Show de bola, mas como vc fez as ligações, entendo que a saída do PID vai para o SSR e a saída do SSR vai para disjuntor(ou resistencia direta) - vc fazendo ligação direta - show - tranquilo.. Vai ligar direto o botão no disjuntor (ou resistencia), mas vc está acionando o PID de qq forma, ele não vai jogar o contato para o SSR para ligar a resistencia - esta minha preocupação é válida, ou não pois estamos lidando com a mesma fase e se o SSR acionar e tiver contato com a fase direta não dá nada?

A chave seletora de tres posições, permite a montagem de varios blocos de comando auxiliares (NF ou NA). Essa chave, quando em 'off' ou acionando a resistencia direto, não desliga a alimentação do controlador, apenas corta o comando do SSR. Com blocos de comando auxiliares, a chave comuta a ligação do ssr (pelo pid), para um acionamento direto. Dentro do painel tem uma fonte 12V (ligada no circuito de comando), que aciona o ssr de modo continuo. Não sei se consegui me explicar.

Ahhhh entendi - quem vai sempre ligar o PID é o disjuntor!!!! a chave seletora, vai selecionar na verdade o SSR seja pela saída do PID ou pela fonte que vc instalou!!!!! - Genial

Cara, estou comprando as coisas da china hoje.. e vai demorar um pouco para chegar. mas durante a montagem provavelmente vou te perturbar mais um pouco.. Mas desde já.. lhe agradeço muito.. e viva o mundo cervejistico[/QUOTE]

Opa, fiz o mesmo.... e vi que a paciencia é uma virtude..kkkkk
No que eu puder ajudar ou atrapalhar, conte comigo! rs
 
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