"Reviver" um starter pronto a algum tempo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

JuniorBolzani

Well-Known Member
Joined
Dec 15, 2016
Messages
445
Reaction score
203
Cervejeiros, preciso de ajuda e conhecimento...

Fiz um starter com a levedura líquida American Ale da TekBrew, tudo seguindo o figurino (1L de mosto a 1,035 e agitador magnético) mas por uma falta absurda de tempo não pude usar na data que planejei, então acabei deixando esse starter no próprio erlenmeyer tampado com papel alumínio dentro da minha geladeira direto a 3~4ºC. Isso já tem cerca de 50~60 dias.

A dúvida é, esse fermento já era ou dá pra reaviva-lo com um outro starter comum, ou seja, equalizar as temperaturas e joga-lo todo dentro de mais 1L de mosto a 1,030~1,040 e tocar o stir plate ??

Assim como esse american ale, também tenho um Weizen Ale da Tekbrew na mesma situação. Se tiver que joga-los na latrina, não exitarei em gastar uns reais a mais para ter uma boa breja. Mas bom seria poder recupera-los e ter fermentos viáveis e saudáveis, esse é meu principal objetivo.

O que tem a dizer?
 
Cervejeiros, preciso de ajuda e conhecimento...

Fiz um starter com a levedura líquida American Ale da TekBrew, tudo seguindo o figurino (1L de mosto a 1,035 e agitador magnético) mas por uma falta absurda de tempo não pude usar na data que planejei, então acabei deixando esse starter no próprio erlenmeyer tampado com papel alumínio dentro da minha geladeira direto a 3~4ºC. Isso já tem cerca de 50~60 dias.

A dúvida é, esse fermento já era ou dá pra reaviva-lo com um outro starter comum, ou seja, equalizar as temperaturas e joga-lo todo dentro de mais 1L de mosto a 1,030~1,040 e tocar o stir plate ??

Assim como esse american ale, também tenho um Weizen Ale da Tekbrew na mesma situação. Se tiver que joga-los na latrina, não exitarei em gastar uns reais a mais para ter uma boa breja. Mas bom seria poder recupera-los e ter fermentos viáveis e saudáveis, esse é meu principal objetivo.

O que tem a dizer?

Tudo tranquilo. Como está em geladeira a bastante tempo as leveduras já devem ter decantado totalmente.

Jogue fora a maioria do sobrenadante deixando uma parte mínima só para ajudar a homogenizar toda a levedura.

Se seu processo seguiu toda sanitização recomendada vc não tem o que temer.

Para essa nova fase assuma que vc perdeu 21% por Mês do que vc tinha propagado. Usando calculadoras on line vc tem uma ideia do que perdeu de viabilidade das suas leveduras. Indico a :

https://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/


Faça um novo mosto seguindo todas as recomendações de sanitização de acordo com sua necessidade e despeje o conteúdo da levedura passada. 24 a 48 horas depois vc terá leveduras novas e saudáveis novamente.
 
Amigo Pedcana, só tenho a agradecer cada detalhe de sua explicação :tank:

E vamos às brassagens!
 
O que tenho visto o pessoal recomendar, em leveduras que ficam muito tempo na geladeira, é fazer um starter fraquinho e em menor quantidade, tipo uns 200ml a 1025 por exemplo (veja direito os valores). Aí depois fazer um starter na quantidade que você quer, num segundo passo, tipo os 1 litro que você faz a 1035.

Não acho entre 50 e 60 dias demais. Então, pondere aí. Eu particularmente iria e faria direto. Só faça a contagem de células usando essa calculadora que o amigo ai recomenda, pra fazer uma boa estimativa, pra não ter erro.

E quanto a estocagem na geladeira, já li casos de pessoas conseguirem ativar o fermento que ficou 6 meses ou mais assim, até um ano! A ideia é que, se tiver uma celulazinha lá, o trem engata.
 
Vou proceder como o amigo pedcana explanou, fazendo tudo com base nos cálculos iniciais do brewersfriend, equalizando temperaturas, etc...

Quando fiz esses starters a sanitização foi extremamente metódica, fora a solução de iodo o mosto foi fervido dentro do erlenmeyer, peixinho idem, acredito q eventuais problemas com contaminação por conta disso tem chance pequena de ocorrer.

Depois de tudo feito, posto aqui os resultados. Valeu!
 
Back
Top