Retirada do mosto pós fervura pelo centro no fundo da panela, pode?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Cabron

Active Member
Joined
Jun 25, 2016
Messages
29
Reaction score
7
Olá...

Estou montando um sistema single vessel simples (por gravidade) e quero fazer a retirada do mosto por uma válvula no centro da panela pela parte inferior! Na recirculação não vejo problema, mas na hora de transferir para o fermentador creio que vou levar trub junto!! Alem disso comprei um chiller de placas e nunca usei, será a primeira brassagem da panela e do chiller!!

Me ajudem, se conecto outra válvula na lateral da panela ou se dessa forma não terei problemas??

Obrigado.
 
A válvula geralmente fica um pouco acima do fundo da panela.

Fazendo um bom whirlpool a maioria do trub fica pra trás. Você pode até conectar algum tubo na parte de dentro apontando para a lateral da panela para reduzir mais ainda.

Eu não me preocuparia tanto assim com trub na fermentação.

Só não entendi muito bem o que você quis dizer com válvula no centro e na parte inferior. É no fundo da panela mesmo?
 
É no fundo mesmo...vou tentar anexar um rascunho!
 
assim como o matozo, eu não me preocupo demais com algum trub indo para o fermentador.

porém, tirar o mosto pelo centro da panela eu já acho exagero.
 
Legal alex...o q me preocupa é ser no centro por causa do whirpool, do trub se concentrar no meio. Como ainda não furei a panela dá tempo de fazer diferente. No fundo, mas para o canto da panela!
 
Caraca, que doido, nunca pensei em colocar a válvula no fundo da panela.

O que vc pode fazer também é usar algum filtro.
 
Legal alex...o q me preocupa é ser no centro por causa do whirpool, do trub se concentrar no meio. Como ainda não furei a panela dá tempo de fazer diferente. No fundo, mas para o canto da panela!

cara, isso tudo é pra salvar uns litrinhos de mosto? tudo bem que somos todos meio Tio Patinhas, mas calma aí! :mug:
 
Olá...

Estou montando um sistema single vessel simples (por gravidade) e quero fazer a retirada do mosto por uma válvula no centro da panela pela parte inferior! Na recirculação não vejo problema, mas na hora de transferir para o fermentador creio que vou levar trub junto!! Alem disso comprei um chiller de placas e nunca usei, será a primeira brassagem da panela e do chiller!!

Me ajudem, se conecto outra válvula na lateral da panela ou se dessa forma não terei problemas??

Obrigado.

Aproveitando a pergunta do amigo, acho a ideia de ter a valvula bem no centro, no fundo da panela (melhor ainda se for abaulada). Assim, quando abrimos a valvula apos o whrirpool retirando primeiro todo o trub (mais ou menos com um fermentador conico on purgamos o fermento).

Este pensamento seria possivel? (Obvio, somente para quem tem panela com resistencia).
 
O assunto está ficando bom!! A ideia de colocar no fundo é pra facilitar a descida pra bomba, deixar a valvula e a bomba escpndida e no centro pro mosto recircular homogêneo!! Sempre achei q por valvula lateral não ficava legal!

Será que a ideia do nosso amigo danielsantos de tirar o trub antes funciona?

Em último caso deixo duas válvulas, uma pra recircular e outra lateral pra transferir pra o fermentador passando pelo chiller de placas!! Valeu..

Anexo um rascunho do projeto!!
 

Attachments

  • 20160902_072417.jpg
    20160902_072417.jpg
    76.8 KB · Views: 113
Baita desenho hein, massa.

Mas veja, se a ideia fosse retirar até a última gota de mosto, tudo bem, mas facilitar a bomba não faz tanto sentido pra mim.

Pós fervura vc vai precisar de uma bomba de qualidade, que aguente altas temperaturas. Ela vai dar conta do recado de sugar pela. lateral com sobras.

E na recirculação e lavagem você corre mais risco de criar um caminho preferencial.

Sei que só apontei problemas, mas de verdade eu só consigo ver a vantagem de rendimento (esgotar tudo).
 
Acredito que não seja uma boa idéia colocar a válvula no fundo da panela.

Após a fervura e o whirpool, você vai ficar com estas duas opções:

1) Transferir tudo para o fermentador - Vai todo o trub junto. Um pouco de trub no fermentador não causa diferenças significativas, mas todo o trub já é outra estória, fora o risco de entupir a válvula.

2) Remover o trub antes de transferir para o fermentador - A não ser que sua panela tenha fundo cônico, com um ângulo acentuado, o que vai acontecer é que você vai perder muito mosto neste processo. Vai arrastar o trub, depois formar um buraco no meio dele e começar a arrastar um monte de mosto junto com o trub, e ainda tem o risco de entupimento.

Na minha opinião, é melhor montar no modelo clássico.
 
Animal galera!! Sou novo nesse negócio e minha cabeça está ficando com um monte de idéias!! E eu gosto de testar tudo!!:rockin:

Realmente minha bomba não é o suficiente para transferir pós fervura, não vai aguentar a temperatura, a não ser que eu faça um pré resfriamento!

Ainda acho que a valvula para recirculação no fundo e cetro da panela é uma boa ideia, mas não terei escapatória em colocar uma valvula tambem na lateral para retirada do mosto para o fermentador!!

Dentro deste assunto, como eu nunca usei o chiller de placas, somente a gravidade é o suficiente??
 
Geralmente tu não precisa de bomba depois da fervura. Transfere por gravidade.

Levar um pouco de trub não traz consequências significativas, mas levar todo o trub pode trazer..

Fazer a recirculação pelo fundo é interessante, pois pela lateral pode fase com que fique sujeira abaixo do nível da torneira, não deixando o mosto tão limpo.

Se não for muito problemático, sugiro ter válvula no fundo e na lateral... assim faz as duas coisas da melhor maneira..
 
Back
Top