Resistência elétrica - Problemas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Mattos

Member
Joined
Apr 11, 2019
Messages
7
Reaction score
0
Location
Curitiba
Boa noite pessoal,

Tenho duas panelas, uma de 45 litros(Fervura) e outra de 38(mostura com fundo falso) , utilizava o método a gás para aquecimento, porém decidi mudar para método de aquecimento elétrico, comprei duas resistências, uma 5000w e uma de 3000w ambas de 110v, também comprei um termostato Ageon k114 para controle de rampas.
Os equipamentos finalmente chegaram e eu empolgado fiz todas as instalações, usando fio de 6mm e plug 20A conforme recomendado, porém ao ligar a resistência de 3000w ouve um aquecimento rápido dos fios e chegou a derreter a tomada, a resistência de 5000w aqueceu menos, porém o disjuntor ficou caindo, resumindo ainda estou usando o sistema a gás por enquanto.
Alguém teve esse mesmo problema? Alguém consegue ajudar?
Me disseram que talvez montar um painel com disjuntor e contatora talvez resolva, porém não quero investir em algo que talvez não dê certo.

Obrigado desde já pessoal!!!
 
Mattos,

Corrente = Potencia sobre Tensão.
3kw em 110v = 27,2 Amperes, provavelmente por isso sua tomada derreteu.
5kw em 110v = 45,4 Amperes, provavelmente por isso seu disjuntor caiu.

Me parce ser um problema de dimensionamento elétrico como um todo, incluindo a casa.
Nesse cenário painel + contator não vai ajudar muito, o ideal seria mudar pra 220v, onde mantendo-se a potência a corrente cairia pela metade.

Por isso os chuveiros elétricos são quase sempre 220v.

Abs
 
Persevalli,

Obrigado pela ajuda, realmente acho que deva ser esse o problema, vou trocar as resistências 110v por de 220v.
 
o cabo 6mm ate suporta a resistencia maior ligada, porém o plug de 20 A vai derreter com certeza, é a conta que o amigo fez ai em cima, mesmo em 220.

5000/220 = 22A

se ligar as duas juntas piorou, ai voce tem ao todo 8000W, ou liga direto no quadro com um disjuntor que suporte ou a carga maior ou as duas ai vc sempre faz essa seleção, ou usa aquelas tomadas steck, só que são bem caras e só tem 32, e depois 63 amperes

tem uns conecotores da Wago que suportam até 50 amperes e cabo de 10mm (https://produto.mercadolivre.com.br...&reco_id=3bdd1520-09cf-41c4-850a-937fcab68b02)

ou esses que são pra audio mas dão conta tbm, cabo de 6mm (https://produto.mercadolivre.com.br...&reco_id=00ca904e-cfb8-46a2-86a7-0b32579d74a2

eu tenho os dois e recomendo)
 
Boa noite pessoal,

Tenho duas panelas, uma de 45 litros(Fervura) e outra de 38(mostura com fundo falso) , utilizava o método a gás para aquecimento, porém decidi mudar para método de aquecimento elétrico, comprei duas resistências, uma 5000w e uma de 3000w ambas de 110v, também comprei um termostato Ageon k114 para controle de rampas.
Os equipamentos finalmente chegaram e eu empolgado fiz todas as instalações, usando fio de 6mm e plug 20A conforme recomendado, porém ao ligar a resistência de 3000w ouve um aquecimento rápido dos fios e chegou a derreter a tomada, a resistência de 5000w aqueceu menos, porém o disjuntor ficou caindo, resumindo ainda estou usando o sistema a gás por enquanto.
Alguém teve esse mesmo problema? Alguém consegue ajudar?
Me disseram que talvez montar um painel com disjuntor e contatora talvez resolva, porém não quero investir em algo que talvez não dê certo.

Obrigado desde já pessoal!!!
Amigo no site da Ageon, no blog, na apresentação do produto eles próprios respondem os limites de utilização do equipamento: “O controlador K114 pode acionar diretamente resistências de até 3400W (220V) ou 1700W (110V).” Você excedeu o limite.

Ele ainda complementa: “Caso você precise de uma resistência de maior potência, você pode utilizar um contator.”
 
Boa noite pessoal,

Tenho duas panelas, uma de 45 litros(Fervura) e outra de 38(mostura com fundo falso) , utilizava o método a gás para aquecimento, porém decidi mudar para método de aquecimento elétrico, comprei duas resistências, uma 5000w e uma de 3000w ambas de 110v, também comprei um termostato Ageon k114 para controle de rampas.
Os equipamentos finalmente chegaram e eu empolgado fiz todas as instalações, usando fio de 6mm e plug 20A conforme recomendado, porém ao ligar a resistência de 3000w ouve um aquecimento rápido dos fios e chegou a derreter a tomada, a resistência de 5000w aqueceu menos, porém o disjuntor ficou caindo, resumindo ainda estou usando o sistema a gás por enquanto.
Alguém teve esse mesmo problema? Alguém consegue ajudar?
Me disseram que talvez montar um painel com disjuntor e contatora talvez resolva, porém não quero investir em algo que talvez não dê certo.

Obrigado desde já pessoal!!!
com vai! estou montando o meu segundo painel elétrico! o primeiro deu super certo! no seu caso 5000/110= 45A ou seja voce queimo na largada em usar plug de 20A e fio de 6mm vai terreter mesmo! veja meu canal esta com bastante dicas de montagem espero ter ajudado
 
Back
Top