Resistência Elétrica e Mangueira de Silicone

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Marco_SP

Well-Known Member
Joined
Feb 15, 2018
Messages
51
Reaction score
5
Salve pessoal,

Meu 1o post aqui no HomeBrewTalk, depois de já ter lido uma enorme quantidade de informações cruciais aqui, então a 1a coisa que quero fazer é agradecer à essa comunidade cervejeira.

Sou adepto do BIAB, faço levas de 30 L, e aos poucos estou aprimorando meu equipamento. Já uso recirculação contínua com bomba de maq de lavar roupa, e meu próximo passo será usar resistência elétrica de baixa densidade (3.000 W) e fundo falso. Adquiri uma resistência móvel sob medida para minha panela (alumínio), daquelas que não requerem furação. Fiz essa opção para facilitar limpeza.

Ocorre que quero garantir uma distância mínima da resistência até o fundo da panela (para melhorar a eficiência térmica), e da resistência até o fundo-falso (afastando o saco de grãos da fonte de calor).

Para isso pretendo usar pedaços de mangueira de silicone de 1 polegada, cortados de modo à encaixar na resistência para funcionarem como "espaçadores" acima e abaixo... essa é minha dúvida: haveria algum problema em manter o silicone encostado na resistência ?

Grande abraço!
 
Marco,

Silicones aguentam trabalho continuo a temperaturas acima de 200°C, por isso são produzidas ate formas de silicone para uso em forno (pães, pizzas etc).

A grande questão é o contato com a resistência, mas imagino que como ela é de baixa densidade, a temperatura na superficie da resistência não chegará nem perto de 200°C.

Então acredito que a mangueira não irá degradar, mas eu particularmente não faria isso, e sim, deixaria a resistencia encontar no fundo da panela.

Alias aproveitando, se tu vai usar BIAB, pra que fundo falso? Pra que ligar a resistencia durante a primeira fase da mostura?

Ja foi dito em outros topicos, a grande vantagem do BIAB é a rapidez do metodo, sendo assim, nem circulação temos que fazer.

Não sei se é vantagem essa mistura de metodos que tu esta fazendo, euj particularmente não faço BIAB assim.

Guilherme
 
Salve pessoal,

Meu 1o post aqui no HomeBrewTalk, depois de já ter lido uma enorme quantidade de informações cruciais aqui, então a 1a coisa que quero fazer é agradecer à essa comunidade cervejeira.

Sou adepto do BIAB, faço levas de 30 L, e aos poucos estou aprimorando meu equipamento. Já uso recirculação contínua com bomba de maq de lavar roupa, e meu próximo passo será usar resistência elétrica de baixa densidade (3.000 W) e fundo falso. Adquiri uma resistência móvel sob medida para minha panela (alumínio), daquelas que não requerem furação. Fiz essa opção para facilitar limpeza.

Ocorre que quero garantir uma distância mínima da resistência até o fundo da panela (para melhorar a eficiência térmica), e da resistência até o fundo-falso (afastando o saco de grãos da fonte de calor).

Para isso pretendo usar pedaços de mangueira de silicone de 1 polegada, cortados de modo à encaixar na resistência para funcionarem como "espaçadores" acima e abaixo... essa é minha dúvida: haveria algum problema em manter o silicone encostado na resistência ?

Grande abraço!
Já fiz este teste, o silicone não resiste, ele fica esbranquiçado e começa a ressecar.
 
Opa Guilherme

Entendo seu ponto - BIAB é pra ser simples

Do meu ponto de vista, contudo, a grande vantagem do BIAB é usar uma única panela. Então talvez eu tenha começado no BIAB e esteja migrando para "Single Vessel", e o fundo-falso é portanto apenas para manter o saco de grãos longe da resistência.

O uso da resistência elétrica (ao invés de gás de cozinha) é para diminuir o tempo necessário para alcançar as temperaturas (qdo eu fazia 10 L ia bem, mas 30 L ja estava demorando demais). E não dá pra usar resistência com saco de grãos sem um fundo-falso (ou um cesto de grãos)

Abraço!
 
Já fiz este teste, o silicone não resiste, ele fica esbranquiçado e começa a ressecar.

Valeu Alceu, era essa informação que eu precisava

Vou pensar em alternativas então... tem alguma sugestão?

Abraço
 
Eae Marco,

Sim te entendi, e eu ao ler BIAB penso em BIAB clássico, e entendo que tu esta tentando usar o que vê de bom em cada método. Minha primeira pergunta (Pra que ligar a resistencia durante a primeira fase da mostura?) foi porque não faço rampas com BIAB, já que não vou recircular o mosto, e acabo esquecendo que outras pessoas queiram fazer este procedimento. Independente de BIAB ou SV, na prática, e pergunto de forma leiga: Faz diferença a resistência encostar no fundo da panela, ou estar a milímetros mais alta?
 
Cara o que eu li (talvez aqui no fórum mesmo) é que o ideal é a resistência ficar à ~ 1cm do fundo da panela, pois se estiver encostada, aumenta a perda de calor pro ambiente.

A boa notícia é que fui conferir a posição da resistência e, mesmo sendo móvel, ela não está encostando no fundo da panela. Ou seja, tenho apenas que dar um jeito do fundo-falso não encostar na resistência (estou usando uma forma de pizza furada como fundo-falso), ou talvez isso nem seja relevante...
 
Vou te falar como faço, talvez te ajude.
Ligo a resistência até chegar na temperatura de mash-in,
desligo a resistência, coloco o Bag e os maltes e deixo lá, geralmente a temperatura vai de boa nos 60min, mas quando baixa um pouco, dai acerto a temperatura ligando o fogão, e não a resistência.
Só volto a ligar a resistência, ao retirar o Bag para a fervura.
Desse modo, posso usar a resistência tranquilo, e não preciso de fundo falso.
 
Marco,

Esse é o meu ponto, se encostar aumenta a perda, mas provavelmente funciona da mesma maneira.

A opção que o @tpsfoz sugeriu também é boa!
 
creio que funciona sim @GuilhermeCunha

Interessante hein @tpsfoz

de fato na mostura eu ligo o fogo 1 ou 2x no máximo

por outro lado, não gostaria de ter q montar o fogareiro, minha idéia é usar 100% elétrico

mas dá pra pensar que p.ex. se a panela fosse isolada termicante durante a mostura (algum tipo de capa térmica enrolada), não seria necessário ligar a resistência e portanto o fundo-falso seria dispensável

mas como já tenho o fundo-falso, vou dar um jeito de usá-lo

obrigado pessoal pelas informações e opiniões :mug:
 
Marco,

O que pode usar como distanciador são parafusos de inox, faça uns 3 ou 4 furos mais largos no seu fundo falso e prende os parafusos com porca normalmente, só vai precisar achar parafusos com o comprimento suficiente para a altura que deseja.
 
fala @rafaelsanfelice

exatamente o que acabei fazendo, deixei com 5 cm de altura.

coloquei espaçadores de silicone apenas nas partes "frias", para dar mais estabilidade ao conjunto

fotos anexas

Cheers ! :mug:
 

Attachments

  • IMG_20180217_120627.jpg
    IMG_20180217_120627.jpg
    792.1 KB · Views: 71
  • IMG_20180217_120652.jpg
    IMG_20180217_120652.jpg
    751.6 KB · Views: 81
  • IMG_20180217_120430.jpg
    IMG_20180217_120430.jpg
    739.7 KB · Views: 67
fala @rafaelsanfelice

exatamente o que acabei fazendo, deixei com 5 cm de altura.

coloquei espaçadores de silicone apenas nas partes "frias", para dar mais estabilidade ao conjunto

fotos anexas

Cheers ! :mug:

@Marco_SP , O único problema que vejo no sistema é que os parafusos vão amassar a panela em baixo devido ao peso do malte e a pressão que a bomba faz para que o mosto atravesse o líquido, para ficar legal, coloque uma proteção no fundo da panela.
 
fala @rafaelsanfelice

exatamente o que acabei fazendo, deixei com 5 cm de altura.

coloquei espaçadores de silicone apenas nas partes "frias", para dar mais estabilidade ao conjunto

fotos anexas

Cheers ! :mug:

aquele buraco onde passa a resistência, vai ser o caminho preferencial do mosto....
 
aquele buraco onde passa a resistência, vai ser o caminho preferencial do mosto....

bem observado... não sei se chega a ser relevante do ponto de vista da eficiência, mas vou dar um jeito de reduzir a passagem ali
 
Back
Top