Resistência de chocadeira

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

hbrasil

Member
Joined
Feb 3, 2015
Messages
24
Reaction score
1
Olá amigos!

Sou novo no fórum e, também, novato no assunto de homebrewing. Por isso, peço desculpas antecipadamente caso fale alguma besteira.

Bom, pelo que percebi, o processo de mosturação deve ser feito a 68 graus celsius. Isso se consegue ligando e desligando o fogareiro durante o tempo necessário.

Pesquisando na internet, vi que existem resistências para chocadeiras com termostato, que, em tese, manteriam a temperatura pré-programada enquanto estivesse ligada.

Alguém já teve essa idéia? Segue o produto:

http://produto.mercadolivre.com.br/...ital-temporizador-resistncia-e-isoladores-_JM

Abraços a todos!
 
Essa resistência é de "alta densidade", ou seja, gera muito calor em uma área muito pequena. Assim, a superfície fica excessivamente quente e vai queimar os açúcares do mosto.

Você deve usar uma resistência de baixa densidade, de preferência em inox. São um pouco mais caras, mas é o correto. Procura no MercadoLivre por exemplo, fazem até sob medida pra sua panela. Se não quiser furar a panela pode usar um ebulidor pra quebrar o galho. Tenho usado um sem maiores problemas. Uso 2000W pra 25L. O recomendado é cerca de 1000W para cada 10L, estou um pouco abaixo e consigo uma fervura boa, acho que pode não ser legal passar muito disso.

Também sugiro o seguinte tópico, que tem tudo que falei e muito mais em detalhes importante: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403630

Segue imagem de um ebulidor semelhante ao que uso. Não é exatamente de baixa densidade mas certamente é melhor que uma resistência dessas em espiral.
Ebulidor-Mergulhao---220V--imc-19844-1.JPG


Abraço e boa sorte!
 
@valtert , tu sabe em que tipo de lugar se encontra ebulidor de baixa densidade? To pensando em comprar um pra dar um auxilio ao meu fogão... O negócio aqui tá demorando pra levantar fervura...
 
Olá amigos!

Sou novo no fórum e, também, novato no assunto de homebrewing. Por isso, peço desculpas antecipadamente caso fale alguma besteira.

Bom, pelo que percebi, o processo de mosturação deve ser feito a 68 graus celsius. Isso se consegue ligando e desligando o fogareiro durante o tempo necessário.

Pesquisando na internet, vi que existem resistências para chocadeiras com termostato, que, em tese, manteriam a temperatura pré-programada enquanto estivesse ligada.

Alguém já teve essa idéia? Segue o produto:

http://produto.mercadolivre.com.br/...ital-temporizador-resistncia-e-isoladores-_JM

Abraços a todos!
Só se pode utilizar resistências de BAIXA densidade.

Resistência de BAIXA densidade = calor dissipado numa grande área de contato, ou seja, resistências grossas, o que faz a superfície do metal da resistência (inox, obviamente) não precisar ficar tão quente pra dissipar o calor da potência P da resistência.

Resistência de ALTA densidade = é essa que tu postou, iguais as de chuveiro...... no geral parecem molas, e tem pouca área de contato com o ar/água pra onde devem transferir o calor...... ou seja.... pra transferir a mesma potência calorífica, a superfície do metal delas precisa ficar ABSURDAMENTE quente...... e não é isso que queremos, pois iria queimar qualquer coisa... mosto, grãos, etc.

E tem mais, mesmo usando resistência de baixa densidade, nem pense em colocar em contato direto com os grãos....... a chance de dar problema é BEM grande.

Abraço,
 
Não sei @tiefensee, eu comprei qualquer uma e nunca queimou o mosto, parece que carameliza um pouco que fica grudado na resistência, mas ainda não tive maiores problemas.

Por isso falei "quebrar o galho". Logo vou instalar uma resistência de baixa densidade em inox na panela.

Abraço
 
Usei um ebulidor desses aí por um tempo no meu equipamento... nunca tive maiores problemas por causa dele. Não notei nenhum sabor queimado ou caramelado a mais do que utilizando fogo direto. Mas era uma potencia relativamente fraca pro volume de mosto.
 
Pra fervura também já utilizei, mas é preciso lembrar que a resistência desse ebulidor está por dentro da blindagem, então o calor da resistência é transmitido para a blindagem, e esta por sua vez dissipa o calor para o mosto, ou seja, é uma "simulação" de uma resistência de baixa densidade... por isso não dá problema.

Agora.... se usar uma resistência de mola, tipo de chuveiro.... aí é difícil não caramelizar substancialmente.

Abraço,
 
Obrigado a todos pelos esclarecimentos. Sabia que eu ia falar besteira! :)
 
Pessoal, faço levas de 10 litros e ontem percebi que perdi muito tempo esperando a fervura, e esta não foi tão vigorosa quanto eu queria. Pensei então em usar esses ebulidores para dar uma ajudada (encontrei esse: http://produto.mercadolivre.com.br/...co-aquecedor-de-agua-rabo-quente-mergulho-_JM). Sendo ele na potência de 1000W, creio que seja o suficiente para os meus 10 litros, certo? Devo usá-lo em paralelo com o fogão, para acelerar o processo? Teria alguma estimativa de quanto tempo eu ganharia com isso?

Valeu.
 
Back
Top