Resfriar o mosto com gelo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

CarlaoCbRS

Well-Known Member
Joined
Aug 6, 2014
Messages
62
Reaction score
16
Olá pessoal

Essa semana me surgiu uma dúvida e não achei respostas, pra tudo que eu procuro com resfriamento e gelo sempre aparece a panela imersa numa bacia com gelo ou um chiller "primário" passando pelo gelo antes de passar pelo chiller imerso na panela.

Minha dúvida é: se além se eu usar o chiller de imersão, posso colocar dentro do mosto quente "barras" de gelo já fervidas e esterilizadas?

Nesse caso eu faria todo o cálculo com o Beersmith pra saber quantos litros de gelo eu teria que adicionar ao final da fervura pra chegar na OG pretendida. Assim que eu começasse a resfriar com o chiller de imersão, colocaria o gelo e faria o whirpool também e a ideia é usar uns 2 a 4 litros de gelo para 20 litros no fermentador.

Desde já agradeço a ajuda.
 
Olá pessoal

Essa semana me surgiu uma dúvida e não achei respostas, pra tudo que eu procuro com resfriamento e gelo sempre aparece a panela imersa numa bacia com gelo ou um chiller "primário" passando pelo gelo antes de passar pelo chiller imerso na panela.

Minha dúvida é: se além se eu usar o chiller de imersão, posso colocar dentro do mosto quente "barras" de gelo já fervidas e esterilizadas?

Nesse caso eu faria todo o cálculo com o Beersmith pra saber quantos litros de gelo eu teria que adicionar ao final da fervura pra chegar na OG pretendida. Assim que eu começasse a resfriar com o chiller de imersão, colocaria o gelo e faria o whirpool também e a ideia é usar uns 2 a 4 litros de gelo para 20 litros no fermentador.

Desde já agradeço a ajuda.

Até pode eu acho, mas será q não é meio arriscado?

Se for tentar, além de sanitizar a água fervendo ela, sanitiza bem os potes onde vc vai congelar e coloca tampa neles, muito cuidado na hora de tirar também, ou vc sanitiza muito bem sua mão pra encostar nas coisas ou usa um instrumento pra auxiliar, se vc deixar o bloco de gelo sair do pote e cair na panela pode espirrar mosto quente em vc!

Eu uso gelo também, mas de uma forma diferente. Depois de resfriar com água da rede por uns 10 minutos, eu coloco uns 4 ou 5 litros de gelo numa panela e faço um sistema fechado de circulação dessa água fria, por dentro do chiller usando uma bombinha de maquina de lavar, é bem eficiente.

Abraço
 
Olá pessoal

Essa semana me surgiu uma dúvida e não achei respostas, pra tudo que eu procuro com resfriamento e gelo sempre aparece a panela imersa numa bacia com gelo ou um chiller "primário" passando pelo gelo antes de passar pelo chiller imerso na panela.

Minha dúvida é: se além se eu usar o chiller de imersão, posso colocar dentro do mosto quente "barras" de gelo já fervidas e esterilizadas?

Nesse caso eu faria todo o cálculo com o Beersmith pra saber quantos litros de gelo eu teria que adicionar ao final da fervura pra chegar na OG pretendida. Assim que eu começasse a resfriar com o chiller de imersão, colocaria o gelo e faria o whirpool também e a ideia é usar uns 2 a 4 litros de gelo para 20 litros no fermentador.

Desde já agradeço a ajuda.

Cara já fiz isso, com um duplo intuito resfriar e aumentar a qtidade de cerveja feita.
Considerações:
1) Não coloque o gelo logo no início do resfriamento, ele vai sumir e apenas ajudar vc a chegar perto dos 40 graus, já se vc colocar perto dos 40 ou 30 altos, ele ajuda a chegar mais rápido nos 16 graus.
2) se for congelar dentro de garrafa pet ou galão de água não encha por completo, use 2/3 da capacidade da garrafa e congele ela deitada, isso ajuda muito na hora de cortar a garrafa para tirar o gelo.
3) quando for colocar o gelo levante o chiller e coloque o gelo apoiado nele, assim você evita q mosto espirre por tudo.
4) a idéia funciona e se tomar cuidado com a sanitização vai dae tudo certo, mas não acredite demaisno calculo do beersmith ele errou no meu, mas acho q principalmente porque é muito difícil vc estimar com exatidão qual o volume de mosto q está no seu fermentador.
5) por ultimo, na minha noia com sanitização eu comprava sempre um par de luva cirúrgicas para manipular o gelo sem preocupação, elas são esterilizadas então usando ela pode enfiar até a mão no mosto sem problemas, um par custa menos de 2 reais por aqui, vc encontra em algumas farmácias ou local q vende equipamento medico.
Acho q é isso.
Abs e boas brassagens!
 
Back
Top