Resfriamento Interno do Fermentador Sem Motor Extra

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rafael_Mulinari

Active Member
Joined
Jun 12, 2017
Messages
27
Reaction score
13
Buenas, pessoal!

Em minha geladeira quando coloco a cerveja para clarificar, ela leva 3 dias para levar 50L de ceva de 20C para 2.8C, que é o máximo que a minha geladeira consegue atingir no seu modo mais econômico. E nesses 3 dias o compressor fica ligado quase que pelos 3 dias sem parar.

E ao atingir o mínimo de 2.8C, cronometrei e o motor da geladeira fica ligado a metade do tempo para manter a temperatura.
Portanto em um dia inteiro ele fica ligado por 12h.
Acredito que o plástico da minha bombona deve ser muito grosso o que acaba isolando demais o líquido.

E para atingir temperaturas mais baixas teria que usar a geladeira em um modo mais forte, o que gastaria ainda mais energia.

Para evitar contas mais caras, evitar a troca de geladeira por freezer ou comprar compressores extras pensei em montar um sistema de glicol interno na própria geladeira.

Montaria o reservatório de glicol no freezer da própria geladeira e com uma bomba de aquário faria a circulação do glicol que desceria por uma mangueira para a geladeira e então a um chiller dentro do fermentador.
Esquematizaria para que a bomba de aquário funcionasse somente quando o compressor estiver em funcionamento - para evitar que a bomba aquecesse o glicol enquanto o compressor estiver desligado.

O que acham? Pode prestar?
 
Talvez funcione, mas acho que vai dar bastante trabalho.
Acho que a melhor opcao é um freezer. Talvez gaste menos energia que a geladeira, por que nao tem o espaço “perdido” do congelador. Ainda vai conseguir resfriar mais rapido e reduzir o tempo ligado em cada ciclo do termostato.
Comprei um frost free usado por R$500.
Abraço!
 
estava fazendo um projeto assim e no meu caso era até mais facil pois a geladeira é daquelas com congelador dentro da geladeira. depois descobri que queria guardar os postmix na geladeira e não tenho espaço para mais uma geladeira e estou aproveitando parte do projeto para resfriar o fermentador fora da geladeira. dá uma conferida no tópico "Resfriando interno de fermentadores. Gambiarra?" lá estamos discutindo esse assunto, inclusive o tamanho da serpentina.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 
e tem outro topico interessante "DIY resfriando fermentadores conicos simples".

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top