Resfriamento interno do fermentador. Dúvida na serpentina

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gu_MAZZA

Well-Known Member
Joined
Mar 12, 2017
Messages
505
Reaction score
318
Meus amigos.

Estou me planejando para fazer um fermentador com balde, serpentina interna, glicol, bomba e peltiers, pois tenho algumas e trabalho com eletrônica.
Tenho um balde de 30L, pretendo fazer 25L.

Preciso de sugestões sobre diâmetro e comprimento dessa serpentina.
 
Quero acompanhar. Pois para um balde fermentador inox de 20 litros já comprei uma serpentina inox 1/2 polegada de 6 metros de comprimento. Penso em usar uma caixa térmica e um compressor de geladeira como se fosse um mini banco de água fria, mas ainda vou elaborar mais isso.
 
Meus amigos.

Estou me planejando para fazer um fermentador com balde, serpentina interna, glicol, bomba e peltiers, pois tenho algumas e trabalho com eletrônica.
Tenho um balde de 30L, pretendo fazer 25L.

Preciso de sugestões sobre diâmetro e comprimento dessa serpentina.
Olha os sistemas que são vendidos na Indupropil.com.br, pra ter uma base.

Enviado de meu G3226 usando Tapatalk
 
Acho que vale a pena consultar o SS Chronical BME. A serpentina parece ser bem menor.
Outra coisa, vale a pena usar um peltier? Nao é muito ineficiente?
Abraço!
 
Valeu galera.

Pensei em usar 3/8 no máx 3m.

Eu acredito que se isolar bem termicamente o balde e o tanque de glicol, e fizer uma boa troca de calor do glicol com as peltiers, dá para maturar fácil 30L com 2 ou 4 peltiers. (100W cada)
Veja bem, não mexemos muito no fermentador e as leveduras não produzem calor, então basta isolar bem do meio externo que pode até demorar para levar dos 30° para 18º, mas tenho certeza que vai estabilizar bem, isso se não ficar abrindo a tampa.
 
Valeu galera.

Pensei em usar 3/8 no máx 3m.

Eu acredito que se isolar bem termicamente o balde e o tanque de glicol, e fizer uma boa troca de calor do glicol com as peltiers, dá para maturar fácil 30L com 2 ou 4 peltiers. (100W cada)
Veja bem, não mexemos muito no fermentador e as leveduras não produzem calor, então basta isolar bem do meio externo que pode até demorar para levar dos 30° para 18º, mas tenho certeza que vai estabilizar bem, isso se não ficar abrindo a tampa.

Você quis dizer fermentar? Pois falou em temperatura de 18º. maturação se faz abaixo de 10º. Ou eu que não entendi muito bem. E o processo de fermentação gera calor sim, bastante, teria que levar isso em consideração.
 
Primeiro fermentar, depois maturar.

A fermentação gera calor? Não sabia.
 
Back
Top