resfriamento do mostro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Status
Not open for further replies.

Eduu

Member
Joined
Sep 11, 2015
Messages
8
Reaction score
0
bom dia pessoal, gostaria de saber se alguém já tentou resfriar o mosto com chiller e gelo direto no balde fermentador?
 
Nunca tentei mas já ouvi falar de quem faça. Se seu fermentador for alimentício e atóxico a altas temperaturas não vejo por que não funcionaria.

Até ajuda a sanitizaçao com o líquido quente.
 
pensei justamente na ajuda da esterilização e também porque o resfriamento na panela é preciso resfriar o metal da panela também e acho que talvez demore mais. Valeu
 
Por que você postou na área de "Apresentações" do fórum?

E o correto é MOSTO, não mostRo.

Abraço,
 
Eu já fiz assim e funciona legal.
Pelo que percebi o mosto resfriou mais rápido e também facilita a formação do cone de trub na panela.
 
Guenther Sehn, desculpe a minha falha, não tinha percebido.
 
bom dia pessoal, gostaria de saber se alguém já tentou resfriar o mosto com chiller e gelo direto no balde fermentador?

Chiller no fermentador ok, um montão de gente faz.
Bacia de gelo é ok também. Já fiz e tem um montão de gente que faz.
Gelo direto no fermentador, arriscado. Risco alto para benefícios quase nulos, ao meu ver.

O que funciona bem pra mim é fazer o whirpool na panela, esperar uns 15 ou 20 minutinhos, transferir pro fermentador, colocar o chiller (limpo, sanitizado), passar agua da rede por 15 minutos e depois água gelada por gravidade por mais 10 minutos.

Consigo chegar a temperaturas de 16ºC em 30 minutos com a água da rede em 20ºC +20 litros de água gelada a 2ºC, levas de 18 litros no fermentador.
 
lendo o topico me surgiu uma duvida, o mosto a quantos graus eu ja posso por no balde fermentador? posso desligar a fervura e ja botar dentro do balde? ou devo esperar baixar? como minha panela e elétrica queria resfriar o mosto em bacia de gelo, mas como tem a resistencia e os fios fica complicado!
 
Tenho usado a técnica que li no livro do Palmer, How to Brew. Uso 3 garrafas PET de 2 lts, congeladas. Sanitizo antes de colocar no mosto, dentro do circulo do chiller. Agiliza muito o processo. Espero abaixar um pouco a temp e coloco as garrafas. 20m suficientes p baixar a 25ºc sem o desperdício de muita água. Caso não alcanço a temp E ainda preciso adicionar um pouco de água após o resfriamento, uso gelo feito de água fervida. Abc
 
oi pessoal, queria umas dicas, fiz um APA e agora pretendo fazer alguma cerveja que agrade o publico feminino (patroa). Preciso de alguma receita fácil como APA. obrigado
 
oi pessoal, queria umas dicas, fiz um APA e agora pretendo fazer alguma cerveja que agrade o publico feminino (patroa). Preciso de alguma receita fácil como APA. obrigado

Oi Eduu,

O que isso tem a ver com o tópico original?
Por favor, crie um novo tópico na área "Receitas e Ingredientes" com o seu pedido.

Assim vc tem mais chance de obter boas respostas e ajuda na busca de quem tem as mesmas dúvidas que vc.

Abraço
 
Tenho usado a técnica que li no livro do Palmer, How to Brew. Uso 3 garrafas PET de 2 lts, congeladas. Sanitizo antes de colocar no mosto, dentro do circulo do chiller. Agiliza muito o processo. Espero abaixar um pouco a temp e coloco as garrafas. 20m suficientes p baixar a 25ºc sem o desperdício de muita água. Caso não alcanço a temp E ainda preciso adicionar um pouco de água após o resfriamento, uso gelo feito de água fervida. Abc
Sanitiza as garrafas com qual produto?
 
lendo o topico me surgiu uma duvida, o mosto a quantos graus eu ja posso por no balde fermentador? posso desligar a fervura e ja botar dentro do balde? ou devo esperar baixar? como minha panela e elétrica queria resfriar o mosto em bacia de gelo, mas como tem a resistencia e os fios fica complicado!

Depende o fermentador! Sei que existem alguns fermentadores que mesmo em alta temperatura eles continuam atóxicos. Se não me engano este da WE é assim, mas é bom tirar a dúvida antes pois não tenho certeza.
http://loja.weconsultoria.com.br/balde-fermentador-32-litros-c-furacao-sem-graduacao-p45386/
 
boa tarde, tenho 2 maltes que estão vencendo e a quantidade é grande. Gostaria de saber se consigo fazer uma Red Ale, com Munich e Caramunich ??? estes que estou perdendo. oque mais faltaria e quais os lupulos e fermento???
 
boa tarde, tenho 2 maltes que estão vencendo e a quantidade é grande. Gostaria de saber se consigo fazer uma Red Ale, com Munich e Caramunich ??? estes que estou perdendo. oque mais faltaria e quais os lupulos e fermento???
De novo tu @Eduu só pode ser pegadinha do malandro!!! Use um tópico apropriado. Esse é de resfriamento...
 
Olá pessoal, alguém aqui já fez resfriamento com o chiller imenso em um balde de água com gelo e o mosto passando por dentro do chiller? Será que seria mais eficiente do que o chiller de imersão?
 
Status
Not open for further replies.

Latest posts

Back
Top