resfriamento do mosto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

juninhomazi

Member
Joined
Feb 23, 2018
Messages
15
Reaction score
0
Bom dia, gostaria de algumas ideias para o resfriamento do mosto.
hoje, uso o chiller dentro da panela para resfriar o mosto com uso de agua corrente, porém como a quantidade de liquido é grande, acaba demorando muito.
Gostaria de saber algumas técnicas para o resfriamento mais rápido. Alguém poderia compartilhar como poderia ser feito?
 
Bom dia, gostaria de algumas ideias para o resfriamento do mosto.
hoje, uso o chiller dentro da panela para resfriar o mosto com uso de agua corrente, porém como a quantidade de liquido é grande, acaba demorando muito.
Gostaria de saber algumas técnicas para o resfriamento mais rápido. Alguém poderia compartilhar como poderia ser feito?
Em geral usa-se um segundo chiller (pré-chiller) armazenado em um balde com gelo ou algo parecido para que a água que vai para o chiller dentro da panela chegue lá gelada.

Mais dicas aqui:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404631
 
Eu uso só um chiller. Comeco com a circulacao de agua da torneira (~25C) até o mosto atingir uns 50C. Depois retiro da torneira e conecto o chiller em uma bombinha de aquario para recircular agua+gelo em um isopor.
Consigo resfriar 45L de mosto (para ~20C) em 30min usando 15kg de gelo.
Abraço!
 
Boa tarde, gostaria de saber sobre chiller de contrafluxo, comprei um de 8 metros testei com água e resfriou rapidamente, entretanto, quando usei o mosto ele entupiu, acho que foi o whirpool que não foi bem feito, então pensei em fazer o whirpool, passar para outra panela já mais limpo e depois fazer o resfriamento, o que acham dessa ideia? Quem tiver utilizando por favor mande suas ideias.
 
Eu uso só um chiller. Comeco com a circulacao de agua da torneira (~25C) até o mosto atingir uns 50C. Depois retiro da torneira e conecto o chiller em uma bombinha de aquario para recircular agua+gelo em um isopor.
Consigo resfriar 45L de mosto (para ~20C) em 30min usando 15kg de gelo.
Abraço!

Mas qual o volume de ceva q vc faz? 15kg de gelo parece mto!
 
Não sei se vale pra vc, mas eu tenho espaço de sobra, então tenho duas geladeiras só para fazer cerveja. Na véspera ou antevéspera da brassagem boto 4 potes de aguá (pote de sorvete 2 litros) para congelar e mais um galão de 20 litros na geladeira. Com isso e um chiller de 15 metros resfrio os 25 litros em uns 15 a 20 minutos. A primeira água que sai muito quente é descartada, depois jogo o gelo e recirculo até a temperatura desejada.
 
Muito bom amigo, espero poder no futuro ter essas geladeiras, por enquanto a patroa, mesmo depois de 5 anos fazendo cerveja, ainda não liberou geladeiras...,rsrsrsrs, mas a minha dúvida é que vou comprar uma single vessel chineza e fico preocupado com a retirada sem trub da panela, já que parece que a água sai pelo fundo e não pela lateral, de qualquer forma vou usar um chiller de contrafluxo de 8 metros e mais um de 7 para resfriar a água antes de o outro passar. Obrigado
 
Pessoal, qual a real necessidade em se resfriar o mosto de maneria rápida? Qual o prejuízo em, ao terminar a fervura, deixar o mosto na panela resfriando sozinho até uns 70 graus, jogar pra bombona, colocá-la na geladeira e esperar chegar na temperatura de inoculação?
 
Pessoal, qual a real necessidade em se resfriar o mosto de maneria rápida? Qual o prejuízo em, ao terminar a fervura, deixar o mosto na panela resfriando sozinho até uns 70 graus, jogar pra bombona, colocá-la na geladeira e esperar chegar na temperatura de inoculação?
Acredito que o no chill (não resfriamento do mosto) seja bom sim, porém tem de atentar para o tempo em que o mosto fica acima de 85ºc, pois isto altera a sensação de amargor, uma vez que o mosto acima dessa temperatura, pode-se considerar que ainda há fervura por um tempo, o que faz com que o lúpulo continue isomerizando os ácidos de amargor.
 
Acredito que o no chill (não resfriamento do mosto) seja bom sim, porém tem de atentar para o tempo em que o mosto fica acima de 85ºc, pois isto altera a sensação de amargor, uma vez que o mosto acima dessa temperatura, pode-se considerar que ainda há fervura por um tempo, o que faz com que o lúpulo continue isomerizando os ácidos de amargor.
entendi. seria só essa questão de amargor? Ou teria algum perigo de contaminação?
 
entendi. seria só essa questão de amargor? Ou teria algum perigo de contaminação?
O perigo de contaminação sempre existe em qualquer técnica, mas se houver uma mínima condição de sanitização e um cuidado com o mosto, a contaminação não será um problema.
 
O perigo de contaminação sempre existe em qualquer técnica, mas se houver uma mínima condição de sanitização e um cuidado com o mosto, a contaminação não será um problema.
o resfriamento demorado pode contribuir com maior turbidez tb?
 
entendi. seria só essa questão de amargor? Ou teria algum perigo de contaminação?

Primeiramente, tem a questão do amargor que nosso amigo @Hamilcar citou. O ácido Alpha (traz amargor) isomeriza (tornando-o solúvel) em temperaturas acima de 79º. Portanto, durante a faixa de tempo de resfriamento entre 100° - 79º você estará isomerizando o AA e aumentando o IBU. O cálculo aqui é um pouco complicado, pois conforme a temperatura vai abaixando, a isomerização também vai reduzindo.

Segundo, e mais crítico, é o aumento da probabilidade de contaminação. Concluir que se você não fizer o resfriamento forçado seu mosto contaminará, é errado. Porém, o fato de prolongar o tempo de exposição do mosto ao ambiente e em temperaturas favoráveis a proliferação de micro-organismos que você não quer, aumenta a probabilidade disso acontecer. Portanto, principalmente no ambiente caseiro, na minha opinião, o que puder fazer para reduzir o risco de contaminação, faça!

Terceiro, que você também perguntou: Turbidez. Muito resumidamente, temos dois momentos em que mudança brusca de temperatura ajuda na coagulação das proteínas/trub, facilitando a remoção; são eles: Hot break e Cold break. O Cold Break é atingido exatamente pelo choque térmico quando se resfria o líquido rapidamente. Isso pode ajudar lá no final do processo para deixar sua cerveja menos túrbida? Sim. Mas não é somente este ponto que irá determinar. Existem diversos outros fatores que podem acarretar em turbidez, mas aí vale uma pesquisa maior.

A respeito do que o @MACIERA colocou, pessoalmente eu nunca ouvi falar na geração de DMS por demora no resfriamento.

Att.,

Luis
 
Last edited:
o resfriamento demorado pode contribuir com maior turbidez tb?
Eu não vejo o tanto o problema da turbidez neste caso, pois isso é facilmente contornado, e acho que a turbidez seja mais atribuído na parte quente e falhas no processo, temos vários adeptos ao no chill e que nos relatam boas qualidades nesta técnica.

Terceiro, que você também perguntou: Turbidez. Muito resumidamente, temos dois momentos em que mudança brusca de temperatura ajuda na coagulação das proteínas/trub, facilitando a remoção, são eles: Hot break e Cold break. O Cold Break é atingido exatamente pelo choque térmico quando se resfria o líquido rapidamente. Isso pode ajudar lá no final do processo para deixar sua cerveja menos túrbida? Sim. Mas não é somente este ponto que irá determinar. Existem diversos outros fatores que podem acarretar em turbidez, mas aí vale uma pesquisa maior.
A respeito do que o @MACIERA colocou, pessoalmente eu nunca ouvi falar na geração de DMS por demora no resfriamento.
Att.,
Luis
Com relação a hot break e cold break , o hot break vai ser retirado no momento do whirpool pois vão decantar, agora o cold break realmente não vamos ter, mas a turbidez gerada será facilmente contornada, então vai depender muito do que o cervejeiro caseiro quer e prioriza, se ele achar que a cerveja fica boa pra ele com a técnica e se ele prioriza outro aspectos relacionados ao no chill, como vejo relatos de quem faz, não gastar muita água, menor tempo na brassagem, entre outros, ele vai ver resultados melhores do que com o resfriamento, e particularmente acredito que a técnica não vai piorar ou melhorar a cerveja, é válida sim, e cada cervejeiro escolhe o que melhor se adapta, por isso esse mundo cervejeiro é bastante interessante e a cada dia atrai mais e mais adeptos.

Com relação a causar DMS, desconheço também sobre isto.
 
Pessoal, qual a real necessidade em se resfriar o mosto de maneria rápida? Qual o prejuízo em, ao terminar a fervura, deixar o mosto na panela resfriando sozinho até uns 70 graus, jogar pra bombona, colocá-la na geladeira e esperar chegar na temperatura de inoculação?
Assista sobre o no chill
 
Back
Top