Resfriamento de mostura.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AndreTomazini

Member
Joined
Oct 23, 2015
Messages
17
Reaction score
2
Boa noite pessoal. Faz uns dois anos que desanimei do homebrew por causa da sanitizacão mas estou me preparando para voltar. Comprei um barril de 20l e estou preparando minha choppeira a gelo e comecei a pensar: É possível usar a choppeira convencional como chiller para resfriar a mostura depois da fervura? Alguns prós ou contras? Problema com sanitização da serpentina da choppeira? Dilatação por causa do calor? Enfim. Ao invés de colocar o chiller na panela de pressão tem algum problema ligar a panela de fervura direto na serpentina da choppeira? Valeu.
 
Se estiver tudo limpo, não tem problema algum. Já pensou em fazer no-chill? Termi e a fervura, deixe esfriar até uns 80° naturalmente (leva uns 15 a 20 minutos), coloque na bombona lacrada e deixe até o dia seguinte pra inocular as leveduras....
 
Outra alternativa é usar a sua chopeira como um pré-chiller, ou seja, ela vai servir pra gelar a a água que vai circular pelo chiller, e seu mosto vai resfriar muito mais rápido.
 
A um ano eu comprei uma serpentina de inox com 18m - 3/8 para uma chopeira a gelo, já pensando em resfriar o mosto, meu setup é para 25L, com 15 min do final da fervura inicio uma recirculação do mosto pela serpentina com auxilio de uma bomba (tem que verificar se a sua pode ser usada à temperatura de 100°) uso mangueiras de silicone no processo também, quando termina a fervura, a serpentina já dentro de uma panela antiga, coloco gelo até cobrir e vou adicionando mais gelo conforme derrete, com este processo após o fim da fervura consigo em 25-35 min chegar a 12°C, depende muito da temperatura do dia, moro no MS e aqui temperatura normal está acima de 25°.
Após todo o processo limpo a serpentina recirculando com uma água que fervo com detergente neutro, por uns 15-20 min. depois passa uma solução de iodo 0,7ml/L por mais 10-15 min e guardo a serpentina com a solução dentro.

Só felicidade!
 
Back
Top