Resfriamento Chiller de Placas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Kelvin Soares

Well-Known Member
Joined
Apr 25, 2016
Messages
99
Reaction score
62
Boa noite amigos cervejeiros,

Estou com problema em relação ao meu chiller de 30 placas, creio que o mesmo não resfria de forma eficiente. O motivo acredito ser a vazão da minha água que não é forte, mesmo regulando o fluxo do mosto no minimo e a vazão da água no máximo não consigo baixar pra menos de 30 graus. Utilizei ele apenas duas vezes, e sempre passo agua fervendo após o uso, então acredito que sujeira não é o caso. Preciso da opinião de vocês sobre duas soluções que encontrei.

1º Mosto retornando para a panela de fervura

Como tenho uma bomba march, acredito que para o volume que faço poderia colocar um retorno (curva) na panela de fervura, fazendo que o liquido passe pelo chiller resfriando e volte para panela fazendo o whirpool. Porém a dúvida fica se fazendo isso, dependendo da quantidade de trub, não poderia causar entupimento no chiller e se o whirpool faria com que o trub ficasse no centro.

2º Utilizar uma serpentina dentro de um balde com gelo.

Nesse caso, o mosto ao sair do chiller de placas, entraria nessa serpentina que esta dentro do gelo. Essa acredito ser uma opção bem eficiente, porém não gostaria de usar essa tecnica, pois seria mais um equipamento para sanitizar.
 
Porque vc não utiliza essa serpentina como um pré chiller, passando a água por ele antes do chiller de placas?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Boa noite amigos cervejeiros,

Estou com problema em relação ao meu chiller de 30 placas, creio que o mesmo não resfria de forma eficiente. O motivo acredito ser a vazão da minha água que não é forte, mesmo regulando o fluxo do mosto no minimo e a vazão da água no máximo não consigo baixar pra menos de 30 graus. Utilizei ele apenas duas vezes, e sempre passo agua fervendo após o uso, então acredito que sujeira não é o caso. Preciso da opinião de vocês sobre duas soluções que encontrei.

1º Mosto retornando para a panela de fervura

Como tenho uma bomba march, acredito que para o volume que faço poderia colocar um retorno (curva) na panela de fervura, fazendo que o liquido passe pelo chiller resfriando e volte para panela fazendo o whirpool. Porém a dúvida fica se fazendo isso, dependendo da quantidade de trub, não poderia causar entupimento no chiller e se o whirpool faria com que o trub ficasse no centro.

2º Utilizar uma serpentina dentro de um balde com gelo.

Nesse caso, o mosto ao sair do chiller de placas, entraria nessa serpentina que esta dentro do gelo. Essa acredito ser uma opção bem eficiente, porém não gostaria de usar essa tecnica, pois seria mais um equipamento para sanitizar.

Amigo, recomendo fortemente que você utilize algo que remove matéria orgânica para limpar seu chiller de placas (Removil por exemplo).

Água quente/fervendo não vai fazer todo o trabalho. Digo por experiência própria. Sempre utilizava Removil mas resolvi fazer um teste em uma brassagem, passei água fervendo pelos dois ladossaída e entrada de mosto) e depois de um tempo a água saía "limpa". Na sequência fiz com Removil e ainda sim veio muita matéria orgânica, muito mais do que eu imaginava.

Agora, voltando ao seu problema, qual é a temperatura da água que você está usando para resfriar?
 
Eu tenho um de 12" 40 placas e fica em torno de 26-27 graus com a água em 19. Grande fluxo de água e gravidade p/ o mosto. Se você quer menos ainda, ou resfria a água antes ou recircula o mosto.
Pessoalmente eu colocaria na geladeira e esperaria cair na temperatura de inoculacao... até chegar em 20 vc vai ter muito o que fazer: lavar todos os equipamentos, chao etc.
 

Latest posts

Back
Top