Reproducao de leveduras

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

General

Well-Known Member
Joined
Jul 9, 2015
Messages
94
Reaction score
11
Boa noite galera, eu estava pensando aqui comigo, se a levedura se multiplica muitas vezes mais do que quando vem no pacotinho seca. Se eu usar mosto (guardar um pouco de uma leva) e fazer tipo um starter, eu conseguiria fazer essas leveduras se multiplicarem a ponto de eu nao precisar usar por exemplo 5 pacotes de fermento para uma leva de 100 litros?

Resumindo: Tem como usar mosto pra multiplicar um pacotinho de levedura para elas fazerem o mesmo trabalho de 5 pacotes?
 
Sim, claro. Isso se chama propagação e há muitos tópicos abertos sobre isso. De uma pesquisada.
 
Isso é o que chamam de starter, o objetivo é justamente multiplicar as células para chegar na taxa de inoculação desejada, é muito mais comum em leveduras líquidas pq é necessário, em leveduras secas se usa mais pacotes pq é mais fácil. Mas se o objetivo for economizar, pode sim comprar só um pacote e multiplicar, mas isso implica em uma série de detalhes como a obrigação de aerar o mosto. Pesquisa por starter no fórum que vai achar algumas coisas, se quer saber mais ainda le livros como o Yeast.
 
4 pacotes de US-05 dá uns R$ 60,00 em média.

É muito dinheiro para gastar com um 'fungo' que se multiplica de grátis no seu fermentador, por isso eu reaproveito sempre que possível.

Sempre que faço um starter, faço ele com 100b de células a mais do que eu preciso e guardo o excesso em frascos reagentes. "Fermento infinito." =)

Se quiser saber mais:
http://brulosophy.com/methods/yeast-harvesting/
 
Aproveitando o post....



Quando a gente faz a reprodução de levedura, podemos colocar em um tubo de levedura liquida ( acho que se chama falcon)?se sim como dosar a medida para nova leva?
 
Aproveitando o post....



Quando a gente faz a reprodução de levedura, podemos colocar em um tubo de levedura liquida ( acho que se chama falcon)?se sim como dosar a medida para nova leva?

Como assim? Um tubo falcon tem uns 50ml se não me engano, starters pra levas de 20l são geralmente de 1-2 litros, não caberia.
 
Aproveitando o post....

Quando a gente faz a reprodução de levedura, podemos colocar em um tubo de levedura liquida ( acho que se chama falcon)?se sim como dosar a medida para nova leva?

Tem, mas não acho que vale a pena fazer isso, pela complicação de colocar no falcon.

Prefira então comprar um frasco erlenmeyer menor do que aquele que vc usa pra starters, digamos de uns 250mL ou 100mL e transferir um pouco de levedura mais densa pra ele. Deixando o starter decantar em geladeira por um dia, descartar boa parte do sobrenadante, deixe um pouco porque senão o slurry compactado não vai sair dali e vc não conseguiria transferir. Misturando então essa levedura decantada com um pouquinho de sobrenadante que vc deixou, transfira pro outro frasco a parcela que vc quiser.

Vai estimar a quantidade com as técnicas classicas, por peso ou volume de levedura decantada.

Abraço
 
Back
Top