Relatos Primeira Brassagem (com imagens)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

PedroBrew1

Active Member
Joined
Jul 14, 2015
Messages
43
Reaction score
18
Boa noite cervejeiros!
Vim relatar os acontecimentos da primeira brassagem que aconteceu na noite de ontem (domingo, 30 ago).
Sem cursos, sem nunca ver uma brassagem. Estudando e pesquisando algumas semanas através dos livros e fóruns.

Começamos as 15:00 e terminamos 00:00 (9h duração).

A receita é de uma American IPA:
4,8kg malte pilsen Maltear (comprei sem saber que a qualidade era inferior)
1kg munich 25 Castle
0,5kg carared Wey
0,5kg caramunich Wey
25g chinook amargor
45g cascade aroma e amargor
23g US-05 Fermentis

+25g cascade dry hop
+10g chinook dry hop


receita de 21 litros
20 litros água mostura
+20 litros sparge
A água foi filtrada com um filtro de carvão ativado, mas não medimos o pH.
Cálculos utilizando o BeerSmith 2


O equipamento consiste em 1 panela de alumínio (que acredito ser de 30 litros) e 2 panelas de 44 litros que não precisei comprar, apenas adaptar as válvulas (pois já tinha no restaurante e não estavam sendo utilizadas):
sYGviSV.jpg


Fiz a moagem dos grãos com moinho Maltbite, regulei com um CD, mas não achei q ficou boa, depois fui no olho, mas ainda assim acho que ficou muito malte inteiro, vejam na foto:
smVGhyb.jpg


Tivemos alguns erros de principiantes.

Segui muito o que entendi dos ensinamentos do @Guenther
Fizemos a mostura na panela com fundo falso controlando a temperatura de 67 a 65ºC, sem mexer os grãos hora nenhuma (apenas uns 2 minutos no início depois que jogamos na panela). Recirculamos o mosto sempre que o fogo estava ligado e quando a temperatura chegava a 67ºC tampavamos a panela e mediamos a temperatura depois de uns 8 minutos (caia pra 65ºC e faziamos o processo novamente).
owPWRgE.jpg


Passado os 60 minutos fizemos o teste de iodo e não reagiu. Passamos então para o processo de fly sparge. Com 20 litros de água na temperatura de 79ºC abrimos bem pouco a vazão para a panela de fervura conectada com uma mangueira atóxica enquanto adicionavamos água por cima bem lentamente com uma escumadeira. Os 20 litros foram adicionados em aproximadamente 40 minutos e esperamos mais 5 minutos até parar de sair água da válvula.
Foi aí que erramos! Dedicamos pouco tempo para o sparge. Eu não tinha noção de que o mosto absorvia TANTA água!
Quando fui retirar os grãos para lavar a panela tinha ficado 10 litros de água/mosto pra trás!
Já tinha lido que absorve aproximadamente 1 litro pra cada kg de malte.

A panela de fervura era para ter ficado com 30 litros, mas ficou apenas com 20! Na hora decidimos que não iriamos ferver 10 litros de água e completar a panela de fervura, pois já tinha lido que não é muito recomendado fazer isso... então fervemos só os 20 litros mesmo.
Adicionamos os lúpulos sem alterar as quantidades...
60 minutos de fervura, cerca de 4 litros de água evaporou.

A densidade pré-fervura esperada era de 1047 ficou em 1050
A OG esperada era 1061 ficou 1064
Utilizamos densímetro com o mosto à 20ºC

Tinha um chiller de alumínio à disposição, mas preferimos utilizar o gelo da máquina de gelo do restaurante. Resfriou bem rápido (cerca de 20 minutos):
xDtyeiE.jpg


Da próxima vez vamos utilizar o chiller, bombas de recirculação e a gravidade (com brew stand) para não ter que ficar levantando panela na mão e automatizar mais o processo.

Fiz um whirlpool e durante a transfega para o fermentador perdemos mais 1 litro para não transferir o lúpulo.
Um amigo disse para utilizar uma peneira sanitizada e peneirar o lúpulo que fica na panela de fervura quando estiver finalizando para não perder esse 1 litro, mas será que compensa o risco de contaminação?
Aproximadamente 50 cm de queda para oxigenar:

K1SaK9k.jpg


Enfim, hidratamos o fermento seguindo orientações do amigo Guenther, mas depejamos apenas 75%, já que havíamos utilizado 2 pacotes US-05 que era para 20 litros. Como ficou apenas 11,5 litros optamos por não despejar tudo.

Vv4YTlC.jpg


Inoculamos, vedamos bem o balde, colocamos um pouco da solução sanitizante (Iodofor kalyclean S390, fizemos 1 litro com 0,83ml) dentro do airlock e fechamos tudo.

j7dASH2.jpg


Bom, é isso. Estou relatando aqui para acrescentar conteúdo ao fórum que tanto me ajudou e receber sugestões/críticas/ajudas que serão muito bem vindas! Valeu! :tank:

ByWmJRB.jpg


Um brinde de mosto do densímetro! Haha
Prosit!
 
Muito interessante o seu tópico. Pena que eu só tirei uma foto do meu processo. :/
 
Muito legal!
Parabéns pela primeira brassagem!

Não posso deixar de observar que você usou muito malte caramelo e até mesmo munich para uma American IPA.O lúpulo cascade não é bom para amargor também,enfim,são dicas para as próximas,o mais legal é curtir o aprendizado.

Abraço!
 
Por que que parece que seus grãos não estão moídos? Hahaha

Mas se bateu a OG, até pra cima, tá show! kk
 
Na verdade, a OG esperada era pra 20 litros certo? ele terminou com 11...

Tem certeza que moeu esse malte???

Vc teve uma eficiência muito baixa, e pode ser consequência da moagem muito grossa!
 
Na verdade, a OG esperada era pra 20 litros certo? ele terminou com 11...

Tem certeza que moeu esse malte???

Vc teve uma eficiência muito baixa, e pode ser consequência da moagem muito grossa!

Ah, nossa, confesso que não li o tópico todo, olhei mais as fotos mesmo. Será que esqueceu de moer? Hahaha


EDIT:

Fiz a moagem dos grãos com moinho Maltbite, regulei com um CD, mas não achei q ficou boa, depois fui no olho, mas ainda assim acho que ficou muito malte inteiro, vejam na foto:

Putz, ta explicado, dá uma olhada aqui e se organiza pra próxima. Pelo menos o erro dos volumes acabou com 11l de uma OG legal ao invés de uns 20l de OG 1.030!

http://www.brewersfriend.com/2009/03/28/best-grind-setting-for-grains/
 
Ah, nossa, confesso que não li o tópico todo, olhei mais as fotos mesmo. Será que esqueceu de moer? Hahaha


EDIT:



Putz, ta explicado, dá uma olhada aqui e se organiza pra próxima. Pelo menos o erro dos volumes acabou com 11l de uma OG legal ao invés de uns 20l de OG 1.030!

http://www.brewersfriend.com/2009/03/28/best-grind-setting-for-grains/

Em quanto tempo você costuma moer 5kg de malte?
Pq eu fiz a moagem de 6,8kg de malte em uns 5 minutos, kkkkkk

Na hora parecia que estava bem moído, tinha muita casca aberta e esfarinhou bastante, só depois que joguei na panela e mexi que vi o tanto de malte inteiro, parece que o malte inteiro tende a ficar por cima dos outros na água, hahaha.
Mas na próxima vou fazer com mais cuidado...
Tem alguma velocidade adequada da furadeira? :confused:

Agora estou montando um stand de 1,5m para a panela de água da lavagem, fazer a lavagem por gravidade e estou à procura de uma bomba para recirculação contínua durante a mostura.
De toda recirculação que fiz durante a primeira brassagem, passou aproximadamente uns 10gr de pedacinhos de grãos através da válvula, isso seria um problema para a bomba?
Alguém indica alguma bombinha boa e barata e que possa ser ligada na tomada? Olhei as chuggers, mas são muito caras...
 
Eu também tenho um maltbite e moo bem rápido, mas mais pq minha furadeira é daquelas de duas velocidades, e as duas são rápidas.

Se pudesse moeria mais devagar. É até difícil começar a moagem com ela.

Bem, você viu que com um CD ficou grande demais... Procure algo um pouco mais fino e tente achar o ideal. Existe tipo um chaveiro com umas chapinhas de diversas espessuras, agora esqueci o nome, mas é uma boa também pra alcançar uma repetibilidade legal.
 
Estou a procura desse chaveiro, porém não sei o nome dele se alguém souber posta aqui!
 
Ficou pronta!

Foram 9h de brassagem em um domingo, 39 dias fermentando, maturando, clarificando... E o resultado ficou incrível!
Colocamos maracujá pasteurizado em metade da leva durante a maturação.

Estilo American IPA (com dry hopping)
Teor Alc. 6,2%
O amargor (do estilo) ficou bem leve no retrogosto.
Aroma incrível com notas frutadas, lembrando um pouco maracujá.
Coloração ficou bem turva.
Na boca ficou bem equilibrada, sem nenhum off-flavour aparente.
Melhor do que várias IPAs que já tomei por aí!

uploadfromtaptalk1443979666427.jpg

Prost!
 
Tivemos alguns erros de principiantes.

Segui muito o que entendi dos ensinamentos do @Guenther
Fizemos a mostura na panela com fundo falso controlando a temperatura de 67 a 65ºC, sem mexer os grãos hora nenhuma (apenas uns 2 minutos no início depois que jogamos na panela). Recirculamos o mosto sempre que o fogo estava ligado e quando a temperatura chegava a 67ºC tampavamos a panela e mediamos a temperatura depois de uns 8 minutos (caia pra 65ºC e faziamos o processo novamente).

Você poderia me explicar este método de recirculação o mosto durante a brassagem quando o fogo está ligado? Pensei que a recirculação era realizada apenas após o término da mosturação. Qual o objetivo de recircular o mosto qunado o fogo está ligado? Como voce controla a temperatura do mosto? Utilizando um termômetro com proteção?

Obs: Ainda não realizei minha primeira brassagem, apenas estudando.
 
Você poderia me explicar este método de recirculação o mosto durante a brassagem quando o fogo está ligado? Pensei que a recirculação era realizada apenas após o término da mosturação. Qual o objetivo de recircular o mosto qunado o fogo está ligado? Como voce controla a temperatura do mosto? Utilizando um termômetro com proteção?

Obs: Ainda não realizei minha primeira brassagem, apenas estudando.

Na real não há necessidade de ficar fazendo isso, ou seja, de tempos em tempos abrir a panela, medir, acender o fogo e recircular.

Poderia ter deixado o tempo inteiro parado, sem corrigir a temperatura.

Sobre isso e como mosturar em panela com fundo-falso, já escrevi um tópico fixo sobre o assunto na área de Equipamentos, chamado "Mosturação na mesma panela do fundo falso".

Abraço,
 
Na real não há necessidade de ficar fazendo isso, ou seja, de tempos em tempos abrir a panela, medir, acender o fogo e recircular.

Poderia ter deixado o tempo inteiro parado, sem corrigir a temperatura.

Sobre isso e como mosturar em panela com fundo-falso, já escrevi um tópico fixo sobre o assunto na área de Equipamentos, chamado "Mosturação na mesma panela do fundo falso".

Abraço,

No caso uso Bazooka, entao devo desconsiderar.

Essa etapa da brassagem que tenho muitas dúvidas. Veja se estou certo:
Devo esquentar a água, apos alcançada a temperatura jogo os maltes e fico mexendo até chegar a temperatura adequada, e então fecho a panela. Enquanto a panela esta fechando devo verificar em alguns momentos se a temperatura está naquela margem determinada, ou seja, do uma mexida com o termômetro e ao mesmo tempo que o fogo está aceso mexo o mosto.

Após concluído aquele tempo determinado, devo fazer o mash-out e fechou. Certo?

Obrigado e Abcs.
 
Recircular o mosto enquanto se têm uma fonte de calor é necessário para que não ocorra "caramelização" do mosto quando de usa fundo falso, ou queima do bagaço quando se usa bazooka. O usual é recirrular somente após a mosturanção.
 

Latest posts

Back
Top