Relato - Primeira Brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

henrikchaves

Well-Known Member
Joined
Jun 8, 2015
Messages
68
Reaction score
24
Boa noite, pessoal!

Fiz a primeira brassagem há algumas semanas (04/07, para ser exato), e gostaria de dividir com vocês como foi o processo (mesmo por que usei muitas dicas que li aqui no fórum). Críticas, observações e sugestões são muitíssimo bem-vindas.

https://drive.google.com/file/d/0B3I1mS_FCXAAV3FQaDdOaHBzNEU/view?usp=sharing

A receita usada foi uma brown ale que achei no HBT americano. Fiz algumas adaptações, acrescentando um pouco mais de lúpulo, principalmente:

1,61 kg Pale Malt (2 Row) US 67,2 %
0,34 kg Caramel/Crystal Malt - 60L 14,4 %
0,18 kg Oats, Flaked 7,5 %
0,18 kg Victory Malt 7,4 %
0,08 kg Chocolate Malt 3,5 %

17,41 g Fuggles [4,50 %] - Boil 60,0 min 19,3 IBUs
17,41 g Goldings, East Kent [5,00 %] - Boil 15,0 min 10,7 IBUs

Levedura: um pacote de Nottingham (Danstar).

Est Original Gravity: 1,051 SG
Est Final Gravity: 1,011 SG
Estimated Alcohol by Vol: 5,3 %
Bitterness: 30,0 IBUs
Est Color: 20,0 SRM

Measured Original Gravity: 1,051 SG
Measured Final Gravity: 1,010 SG

Começamos no início da tarde. Comprei os maltes moídos na em uma loja famosa aqui de Curitiba (moeram na hora) e lúpulos quase na quantidade certa.

Como não tenho análises da minha água de torneira, e não quis "perder tempo" fervendo para tirar o residual de cloro, optamos por água mineral. "Corrigi" com um pouco de sulfato de magnésio (com a idéia de "Burtonizar" a água).

Aquecemos a água para o mash já com o saco dentro da panela (uso BIAB). Ao atingir 72°C adicionamos o malte (caiu para exatos 68 °C). Mantivemos por 75 minutos, conforme receita.

Após o mash adicionei mais água (nos mesmos 68°C) para dar mais ou menos 12 litros no início da fervura.

Sem grandes encrencas na fervura. Adições de lúpulo nos minutos exatos (apenas duas. Era uma receita bem simples). Utilizei um hop bag, por motivos de praticidade.

https://drive.google.com/file/d/0B3I1mS_FCXAATlhvcDlldFVwUWc/view?usp=sharing

Fervura terminada (60 minutos), gravidade final em 1.060. Adicionei água para corrigir para 1.051, que era o previsto pela receita.

O fermento usado foi o DanStar Nottingham. Hidratei primeiro em um Erlenmeyer, usando água previamente fervida (mas já fria). Um pacotinho para o volume final. Deixei hidratar bem, ficou com aquela carinha de yakult. A inoculação foi feita a 16 °C (deu TRABALHO para chegar nessa temperatura).

https://drive.google.com/file/d/0B3I1mS_FCXAAOHZDcXQtTFRNNkE/view?usp=sharing

Balde fechado, em 10 dias cravou densidade de 1.011. Exatamente como previsto. Mantive no balde por mais algumas semanas (sem trasfega extra). Vale lembrar que não tenho geladeira extra, então a fermentação foi sem controle. A meu favor: foram semanas de bastante frio em Curitiba, deixei as janelas do ambiente abertas à noite para manter o ar gelado, e o volume fermentado era pequeno, garantindo pouca capacitância térmica. A temperatura ambiente deve ter se mantido a uns 16-18 °C, no máximo. Talvez menos.

Terça-feira passada (04/08) coloquei gelatina, deixei dentro de uma bolsa térmica com bastante gelo, e na última quinta foi para as garrafas. Todo o procedimento de sanitização certinho. Inicialmente me preocupei que a gelatina tivesse funcionado demais, pois até sábado ainda não era visível nenhum traço de fermento nas garrafas, mas hoje olhei e está lá! =)

Acredito que até o FDS de 15-16/08 já dá para abrir uma e ver como ficou, exatamente.

Então, vamos às observações (em ordem cronológica):

Ponto positivo para a manta de isolamento que preparei. Mesmo com 75 minutos de mostura a temperatura não caiu. Nada. Nem um mísero grau. Mérito da manta isolante que fiz especificamente para a panela (com os recortes adequados para as alças e tudo), cobrindo inclusive a tampa :

https://drive.google.com/file/d/0B3I1mS_FCXAASWp5VnBXbmxyUUU/view?usp=sharing

Só que em seguida veio o primeiro problema: a quantidade de água absorvida pelos grãos é IMENSA. Dei uma apertada de leve no saco, e fiz um pseudo-sparge, mas mesmo assim acrescentei água antes da fervura, para começar com mais ou menos uns 12 litros.

A perda na fervura também foi maior que o esperado. Especialmente na fase final. De novo, me vi obrigado a "completar" o volume antes de ir para o fermentador.

E o rendimento final (em termos de quantidade) foi meio decepcionante. Preciso ver um método de render mais, mesmo.. Nem que adicione mais água durante a fervura para manter o nível. Foram apenas 7 litros para a garrafa (mas acho que não rola mais de 8 litros, por que se não o headspace do fermentador fica pequeno, e em uma fermentação mais descontrolada pode vazar pelo air-lock).

E sobre a cerveja em si? Bom, a aparência está bem bonita (apesar que achei mais red - ou amber - do que brown), bem clarinha.

https://drive.google.com/file/d/0B3I1mS_FCXAAQ0xuUnlieGZVM28/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/0B3I1mS_FCXAAaG4ySUFqekJfNkk/view?usp=sharing

O aroma ficou bem doce. Me lembra uma barley-wine.

Sabor? Não curti... Muito ralinha, muito simples. Basicamente senti só o álcool. Vale frisar que essas foram as impressões com a cerveja antes de engarrafar (quente e sem gás, portanto...). Espero que a carbonatação faça diferença, por que por enquanto a nota é uns 4 (com boa vontade).

Aguardemos. Quando abrir uma das garrafas retorno aqui e coloco as impressões.
 
Gostei do seu relato, irei acompanhar
Boa sorte com a carbonatação e que o resultado lhe agrade!
 
Oi Amigo tudo bem? Como ficou a lupulagem da sua cerveja?
Olha, tempos atrás acompanhei uma brassagem na qual o cervejeiro usou hop bag com o dobro da quantidade recomendada. Perguntei o motivo e a resposta foi que quando você usa o hop bag ou infusor, o lúpulo tende a não se incorporar no mosto como deveria. Veja bem, esta foi a resposta que ele me deu. Como estou estudando ainda, não discuti mesmo porque não tenho conhecimento ainda para qualquer argumento. Você notou q a sua lupulagem ficou mais fraca daquilo que você imaginou? Ai fica a pergunta para os mais experts também, se o uso de hop bags interfere na qualidade da lupulagem.

abçs e boa sorte com a sua breja!
 
Oi Amigo tudo bem? Como ficou a lupulagem da sua cerveja?
Olha, tempos atrás acompanhei uma brassagem na qual o cervejeiro usou hop bag com o dobro da quantidade recomendada. Perguntei o motivo e a resposta foi que quando você usa o hop bag ou infusor, o lúpulo tende a não se incorporar no mosto como deveria. Veja bem, esta foi a resposta que ele me deu. Como estou estudando ainda, não discuti mesmo porque não tenho conhecimento ainda para qualquer argumento. Você notou q a sua lupulagem ficou mais fraca daquilo que você imaginou? Ai fica a pergunta para os mais experts também, se o uso de hop bags interfere na qualidade da lupulagem.

abçs e boa sorte com a sua breja!

Oi Ferorsan!

Então.. Não senti muito (na verdade não senti nada) do lúpulo nessa primeira provada. Mas até aí pode ser muita coisa (inclusive uma conclusão precipitada).

Em outras levas feitas com amigos (essa aí em cima foi a primeira no meu equipamento, apenas) já utilizamos hop bag, inclusive para fazer uma American IPA, e nesse caso não ficou nada abaixo do esperado. Em um primeiro momento não vejo motivo para aumentar a quantidade de lúpulo por causa do hop bag, principalmente se a fervura for bem vigorosa (como foi mesmo nesse caso). ;)
 
Abri ontem uma das garrafas, junto com alguns amigos.

A carbonatação ainda estava bem baixa (provavelmente por causa do uso da gelatina. Inclusive ainda dava para ver levedura ativa na garrafa, flutuando no pescoço), mas o sabor já era outra. O lúpulo estava presente, bem terroso, conforme pretendido. Aroma doce e álcool não muito proeminente no sabor.

Agora é só esperar a levedura residual desativar e sedimentar, mas já dá para considerar um sucesso. :D :)
 
Primeira leva que fiz tb rendeu pouco 8 litros pro balde de fermentação e sobrou 7
Hoje conheço meu equipamento e faço render 10 litros no biab
Minha panela é 20 litros então o cálculo é:
Conseguir 14 litros pra fervura
Evapora 2
1 de trub
11 pro fermentador, uso balde de 12,5 l
1 litro de lama, sobra 10 finais

Se não ocorrer Problemas em alguma etapa, tipo densidade muito baixa após fervura, que precise ferver mais, ou densidade muito baixa pré fervura que não dê pra chegar nos 14 litros, to conseguindo 10 litros
 
Abri ontem uma das garrafas, junto com alguns amigos.

A carbonatação ainda estava bem baixa (provavelmente por causa do uso da gelatina. Inclusive ainda dava para ver levedura ativa na garrafa, flutuando no pescoço), mas o sabor já era outra. O lúpulo estava presente, bem terroso, conforme pretendido. Aroma doce e álcool não muito proeminente no sabor.

Agora é só esperar a levedura residual desativar e sedimentar, mas já dá para considerar um sucesso. :D :)

Não se preocupe com o uso de gelatina em relação a carbonatação.Mesmo uma cerveja cristalina possui levedura suficiente em suspensão para fazer o trabalho.Francamente não vejo grandes diferenças de tempo para carbonatação entre uma cerveja clarificada e outra sem clarificação.Mas existe sim diferença pela quantidade priming e temperatura ambiente.
 
A temperatura ambiente não anda das piores. Algo como 20 graus.
Só preciso de mais paciência, mesmo. Como comentei, ainda é visível a camada de levedura suspensa, indicando que ela ainda está ativa. Só abrirei outra garrafa quando sedimentar.
:)
 
Boa tarde, amigos!

Apenas "encerrando" o tópico: terminou que concluí que coloquei pouco açúcar para o priming. Resolvi re-abrindo as garrafas e adicionando mais.

O resultado final ficou bom em termos de carbonatação, mas a cerveja ficou apenas razoável. Achei um pouco simples demais.

De qualquer modo, esquecerei algumas garrafas guardadas por uns meses. Vejamos se maturando mais há uma evolução extra.

Muito obrigado a todos pela ajuda! :)

ImageUploadedByTapatalk1444854560.797448.jpg
 
Back
Top