Relato e Dúvidas primeira brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vander

Well-Known Member
Joined
Mar 29, 2017
Messages
52
Reaction score
10
Bom dia a todos.
Após meses estudando e lendo muito o fórum, adquiri um equipamento para 20L e realizei a primeira brassagem de uma Pale Ale no dia 27/05.

Receita:
4,5kg malte pilsen alemão
0,50kg malte carared
10g nugget 50min
20g nugget 10min
20g nugget 5min
2 pacotes de us-05
Mosturação de 01:30h
OG Previsto: 1051
IBU previsto: 33
EBC previsto: 11,4
ABV Previsto: 5.1%


O primeiro (e acredito que único) problema aconteceu na noite anterior quando fui moer os maltes. Como comprei apenas o básico para iniciar, eu ja tinha um moedor de café antigo em casa (parecido com esses de malte), então par essa primeira leva resolvi não comprar um moedor de maltes.
O moedor de café tem regulagem, e achei q ele daria conta de apenas quebrar os grãos. Mas eu estava errado kkk. Mesmo na regulagem mais aberta ele estava esfarinhando parte dos grãos e deixando muitos intactos. Então abortei o moedor e fiz a moagem com um processador. Obviamente ficou longe do esperado, muito pó de malte e tbm mtos grãos inteiros, não quis triturar muito p n ficar apenas pó de malte. Mas percebi que ficaram muitas cascas tbm que ajudariam na filtragem.

Segue foto do malte "moído":

TATQkQ.jpeg


No dia seguinte iniciei a brassagem. Durante a mostura ocorreu tudo dentro do esperado. E mesmo tendo muito pó de malte, não houve entupimento. Mas acredito que o erro na moagem afetou o resultado.
Durante a lavagem, como lido aqui, fiquei atento para atingir o volume pré fervura desejado (tudo setado no beersmith), e quando atingi o volume prossegui para os próximos passos, iniciei a fervura, whilpool, resfriamento e inoculação. Após o resfriamento, medi a densidade e corrigindo para a temperatura do mosto q estava a 24 graus, deu 1041. Fora do mínimo aceitável para o estilo (1045-1060) e fora da estimativa do berrsmith 1051 (uso densimetro). Quando trasfeguei o mosto puro para a panela de fervura ele estava com uma densidade de 1063. Então creio que coloquei muita água né.
Inoculei o fermento previamente hidratado (2pcts de us-05) e controlei a temperatura do jeito que pude. (freezer horizontal desligado e garrafas pet). Iniciei em 16 graus e deixei subir sozinha para 20. E mantive nesse patamar até ontem de noite (5 dias) pois desde ontem de manha a atividade do airlock já estava beeem fraca. E então ontem a noite medi fiz a primeira medição de densidade, que foi de 1014. Acima do previto pelo beersmith q era 1011. Experimentei e gostei do sabor, bem lupulada. Mas n tenho ainda percepção par sentir algum off-flavor, diacetil etc.
Farei a medição novamente hoje, e caso não haja alteração iniciarei a secundária.
Mesmo ficando com um teor abaixo do estilo, não vou mexer em nada (adicionar açucar ou outras coisas). Pois acredito que o problema nesse processo foi a moagem.

Já comprei um moedor de malte pra utilizar na próxima leva, e também um termostato para poder ligar no freezer.

Minhas dúvidas são:
Vocês acham que algum outro fator, além da moagem, pode ter influenciado para essa OG baixa?

Ontem quando fui medir a densidade extrai a cerveja e percebi ela com uma cor bem diferente de antes da fermentação. Bem mais clara, parecendo uma weiss. Para extrair inclinei o balde na direção contrária da torneira para tentar não extrair fermento junto. Mas será que essa cor é do fermento? quando experimentei n soube dizer se havia gosto de fermento, pois não sei o gosto do mesmo. kkkk
Se for, isso influencia na aferição da densidade? Comprei o balde pronto, talvez a torneira esteja um pouco baixa.

Segue foto da extração de ontem:

ubm6oK.jpeg


Em resumo, fiquei satisfeito até agora com todo o processo. Ao meu ver correu tudo certo. Mostura, fervura, whilpool (se formou um cone), consegui resfriar o mosto em menos de 30min (esse era um dos meus maiore receios). Agora é ajustar esses detalhes e partir pra próxima.
Só vou ter que tomar mais dessa primeira leva pra ficar bebado, mas ta valendo, kkkk.

Desde já agradeço a ajuda de todos que contribuem para esse forum. :mug:


Seguem outras fotos da brassagem:

wm7Mln.jpeg


1kuLxe.jpeg


uYoiti.jpeg


Nu1pSG.jpeg


nvKWKC.jpeg
 
Bombinha faz magica neh

Parabens!

Demais!!! Ajudou mto.
Fiquei meio perdido na hora da lavagem pois so tenho 2 panelas.
N sabia se plugava a bomba agua de lavagem ou na panela de mostura.
Acabei optando transferir a agua de lavagem pro balde fermentador e fazer a lavagem manualmente. E deixar a bomba na panela de Mostura p transferir o mosto p panela de fervura.
O ideal seria bolar um esquema por gravidade. Vou tentar p proxima!!

Vlw!!:mug:
 
Cara, estou so na minha 3 brassagem e tive problemas parecidos com o seu...Pra seguir o beersmith ao pé da letra (em relação a água) tem que ter um controle/conhecimento absoluto do seu equipamento...é dead space abaixo da válvula, espaço entre o fundo falso e a válvula, etc...ai vou na minha...kkk...2,5 l/kg acima do fundo falso; meço densidade da água de lavagem até chegar no máximo a 1,010 e meço o volume pré fervura (estando tudo ok não tem erro)..minhas diferenças de og dão 1 ponto no máximo...No caso seu, pra ficar dentro do programado teria q ter fervido por mais tempo neh(ai perderia rendimento, mas...) ou não ter deixado grãos inteiros (pra não perder potencial de extração de açúcar do malte)...
Qto ao gosto da cerva extraida pelo fermentador, tive muita dúvida sobre isso no início, tendo em vista q o fermento q vem junto altera o sabor da breja...
No mais, tudo show de bola!!!
 
A primeira brassagem é assim mesmo, tem q ir ajustando a eficiência do seu equipamento, veja a eficiência obtida, e altere no beersmith para sua próxima brassagem

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
 
Valeu pela ajuda galera. Medi a densidade ontem e realmente parou de atenuar. O abv vai ficar em torno de 3,5%. Mas fica o aprendizado. Ja iniciei a fermentação secundária.
Essa coloração da cerveja é normal durante essa etapa? O mosto estava bem mais escuro. Durante a clarificação qdo baixar a temperatura, vai tudo decantar?

Vlw.
 

Latest posts

Back
Top