Relação entre volumes (cozinha/fermentador)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Kurt1

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
356
Reaction score
197
Bom dia pessoal, estive estudando algumas configurações de microcervejarias e percebi que muitas plantas tem uma cozinha cujo volume de produção é metade do volume de seus fermentadores.

Então eu pergunto, essas cozinhas são projetadas para fazer algo semelhante a um high gravity brewing?

Vejam um exemplo no anexo.
 

Attachments

  • Tabela China Cervejaria.jpg
    Tabela China Cervejaria.jpg
    39.2 KB · Views: 950
A principio, não.

O processo High gravity é caracterizado por produção de cerveja concentrada com posterior diluição da mesma após a maturação. É utilizado para ganho de capacidade com os mesmos equipamentos instalados.


O detalhe é que para diluição da cerveja é necessária a produção de água desaerada, que eu pessoalmente nunca vi em pequenas instalações.


Agora, tu pode querer tentar produzir um mosto concentrado e diluir no fermentador. Até daria pra fazer, mas tu seria obrigado a não lavar os grãos na filtração de mosto, o que diminui bastante o teu rendimento da brassagem. Pra mim, não é jogo.

Na verdade, o que essas plantas fazem é colocar mais de uma fabricação em cada fermentador. Uma brassagem de 1000L e um fermentador de capacidade útil de 2000L, por exemplo, tu colocaria 2 fabricações no tanque, sacou?
 
Ah sim, entendi.
Então, o objetivo é fazer duas brassagens por fermentador. Porra, não me parece muito eficiente trabalhar assim. Se bem que o custo do equipamento é bem mais baixo dessa forma.
 
A maioria das cozinhas tem autonomia para ao menos 2 brassagens por dia, então tu pode "aproveitar" melhor ela, não deixando ociosa enquanto a cerveja está no fermentador. E pode comprar metade da qtde de fermentadores que precisaria se eles fossem do mesmo volume da cozinha. Tenho impressão que algumas cervejarias usam fermentadores maiores ainda.
 
Por que não se poderia lavar os grãos e também diluir no fermentador?
 
Oi Guenther, essa pergunta é relativa à seguinte afirmação de Xpeagax "Agora, tu pode querer tentar produzir um mosto concentrado e diluir no fermentador. Até daria pra fazer, mas tu seria obrigado a não lavar os grãos na filtração de mosto, o que diminui bastante o teu rendimento da brassagem. Pra mim, não é jogo."
 
Não entendo a exclusividade de se lavar os grãos na filtragem ou diluir o mosto no fermentador.
 
Não entendo a exclusividade de se lavar os grãos na filtragem ou diluir o mosto no fermentador.

é simples.

imagine que você está mosturando.. e sua densidade está em 1050.
Se você retirar este mosto, vai ter digamos 10 litros a 1050.

se tu for diluir agua pura, a água tem densidade 1000. entao vc estará diluindo seu mosto 1050 em um liquido com densidade 1000... a media será bem menor do que se tu passar a agua por dentro dos graos e extrair algum açucar que ainda tenha lá ( e tem bastante). Pois passando pelos graos, tu vai tirar mais alguns litros com densidade 1020 no minimo.

matematicamente (10x1050)+(10x1020) > (10x1050)+(10x1000)
 
Entendo o que disse Tiago, somente com àgua pura o rendimento é menor que com a lavagem porque nela não existe açucar a ser extraído. Eu não entendo a razão porque não se deveria fazer os dois processos em uma mesma brassagem. Ou seja, para fazer uma cerveja de qualidade um necessariamente deveria excluir o outro em função da qualidade do produto final.
 
Thiago, eu lavo meus grãos e adiciono água fria diretamente (diluo) no fermentador. Nesse fórum o Xpeagax disse que não se deveria fazer as duas coisas em uma mesma brassagem. Nunca li isso antes e gostaria de entender.
 
Pelo que entendi ele estava falando de fazer o mosto concentrado pra poder ferver um volume menor (devido a capacidade de volume na fervura) e depois diluir no fermentador, que seria bem maior que a panela de fervura. Se fizer a lavagem já não vai mais estar tão concentrado ou nem caberia na "panela" de fervura. Então nesse caso específico não daria certo pois perderia o propósito.
 
Pelo que entendi daria certo, mas perderia o propósito...
Vc iria adicionar mais água lavando os grãos, retiraria água fervendo para aumentar a OG, e depois colocaria mais água no fermentador...
 
Lembrando que ferver um mosto concentrado e diluir depois gera resultados diferentes. A isomerização de alfa ácidos dos lúpulos, por exemplo, é proporcionalmente menor. Reações de maillard, no outro lado, são acentuadas.

Abraço,
 
Onde posso me informar mais sobre esse processo High gravity? Algum livro pra indicar? Eu nem sabia que isso existia, fiquei curioso.

Eu já fiz isso de produzir 70L com equipamento de 50L só pelo "desafio" de testar como trabalhar com os equipamentos além da capacidade, mas tem vários fatores que complicam. A ceva ficou boa, mas é ainda mais complicado de padronizar desse jeito.
 
o Gargalo para todo mundo é fermentador/refrigeração, mas especialmente para o cervejeiro caseiro é refrigerador. Na verdade não precisamos de mais fermentadores, mas sim geladeiras - mais vale 2 refrigeradores pequenos do tamanho mínimo da sua brassagem do que 1 grande que caiba mais fermentadores/brassagens simultâneas
 
Pessoal, bom dia! Desculpa ai por ter deixado vocês sem resposta. Fiquei um tempão sem ver o fórum. Mas, só pra não deixar a pergunta no vácuo, segue:

A ideia de colocar água no fermentador é para ganhar capacidade, ou seja, com a mesma brassagem produzir mais volume.

Para diluir no fermentador, seria necessário produzir um mosto MUITO MAIS concentrado.

Isso poderia ser obtido, como vocês falaram, aumentando a fervura. Mas, se a panela de fervura cabe todo o mosto, pra que concentrar demais e diluir depois? Isso sem falar nos impactos negativos de uma fervura nessa intensidade (acréscimo de cor, Aroma de queimado no mosto, oxidação precoce da cerveja, além do gasto energético).

Por isso entendo que o único jeito de produzir um mosto MEGA concentrado para diluição posterior no fermentador seria não lavando os grãos. Só tiraria aquele primeiro mosto mega concentrado e não o diluiria com a água de lavagem.

Porém, sem lavar os grãos, a perda de rendimento/eficiência tem um impacto gigante (estimo que seja cerca de 20%), o que encareceria a sua receita.

Enfim, como aqui estamos falando de Pro Brewing, não acho jogo...

Mais uma vez, desculpa pela demora de quase 1 ano!
 
Pessoal, reativando esse post. Eu estou exatamente nessa dúvida.

Vou começar a trabalhar num equipamento de 150L na semana que vem. Porém, o cara comprou 1 fermentador pra 1.200L. Eu não sei como vou fazer. Vou precisar de 2 ou 3 dias pra atingir essa capacidade. Como fica a fermentação, a eficiência e tudo mais?
 
Meu caro.
Serei sincero. Vc abraçou uma empreitada que não tem noção sobre como tocar. Não possui conhecimento suficiente, nem experiência. E quem te contratou tbm não tem noção.
Cai fora, isso ñ tem como acabar bem.

Depois me agradeça!!!!!
 
Pessoal, reativando esse post. Eu estou exatamente nessa dúvida.



Vou começar a trabalhar num equipamento de 150L na semana que vem. Porém, o cara comprou 1 fermentador pra 1.200L. Eu não sei como vou fazer. Vou precisar de 2 ou 3 dias pra atingir essa capacidade. Como fica a fermentação, a eficiência e tudo mais?



Desculpe a curiosidade, mas qual a marca dessa cozinha?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Obrigado, Alex. Realmente eu estou um pouco preocupado com isso, mas aceitei o desafio e vou ter que dar conta. Estou tentando adaptar os equipamentos para deixar de uma forma mais viável e não correr o risco de perder levas tão grandes e tomar prejuízos enormes.
Enfim, estudei algumas técnicas e estive em contato com alguns cervejeiros experientes e eles me deram algumas respostas. Agora é começar devagar e ir implementando essas técnicas aos poucos, até utilizar a capacidade total.

A cozinha é uma MEC BEER e os fermentadores e acessórios são da DRAGON BEER.
 
Back
Top