Refratômetro salinidade e brix

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rafaelodp

Well-Known Member
Joined
Jun 30, 2014
Messages
61
Reaction score
18
Senhores, antes de qualquer coisa gostaria de parabenizá-los pelo forum, acompanho a algum tempo e sempre foi de muita ajuda.

Minha dúvida é, um amigo utilizava um refratômetro para medir salinidade da água de um aquário, percebi que o aparelho dele tem duas escalas, salinidade 0-28% e também brix 0-32%, seria possível ignorar a salinidade e utilizar somente a escala brix e medir a og do mosto com ele?

Resumindo, é possível que essa escala brix seja para salinidade também, ou brix é para açucares e pronto?

Rafael, obrigado.

31tzknrf8qL.jpg
 
É possível sim. Calibre ele com água destilada e se quiser tirar a prova confira a medida do refratometro com a de um densimetro.
 
Desse ai nunca tinha visto... sempre vi refratômetro para salinidade e refratômetro para açúcar... acho q a regularem interna deve ser diferente...
eu mesmo tenho um para salinidade que uso no trabalho e um para açúcar que uso no hobby...
 
Então, fiquei desconfiado também, é que ele não usa mais e eu compraria bem barato, por isso me interessei. Pelo que eu pesquisei 1 brix igual a um grama de sólidos dissolvidos em 100 gramas, não somente açúcar, minha dúvida é se para salinidade existe uma escala brix, e para açúcar outra escala.

Encontrei esse (http://www.amazon.com/dp/B00FBIZIXA/?tag=skimlinks_replacement-20) na amazon, 2 escalas, salinidade e brix, o vendedor diz que pode ser utilizado tanto para salinidade de aquários, quanto para açúcar em cerveja/vinho, acredito que seja igual ao do meu amigo.

Se alguém puder me confirmar que a escala brix sempre pode ser utilizadas para açúcar eu ficaria mais tranquilo.
 
Last edited by a moderator:
Rafael,
Pode usar sem medo.
Qualquer escala é fixa, brix é brix, metro é metro, kg é kg e assim por diante.
Pode usar.
 
Back
Top