Refratômetro para determinar fim da atenuação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Raisoshi

Well-Known Member
Joined
Nov 11, 2014
Messages
879
Reaction score
224
Location
Rio de Janeiro
Eu sei que o álcool interfere na leitura do refratômetro, mas e se eu não me importar com o valor real? Seria possível usar o refratômetro apenas para determinar o fim da fermentação primária?

O que quero dizer é, se o refratômetro lê X em um dia e por mais dois dias ler o mesmo X, posso afirmar que a fermentação primária terminou com confiança?
 
Pra determinar o fim da fermentação, pode usar o refratometro tranquilo. Eu tenho um mini densimetro, mas a única parte do processo em que uso ele é pouco antes de engarrafar, para saber a real FG. Em todo resto, só uso meu refratometro.
Abraço!
 
Também ando com essa dúvida, e tem muita coisa diferente que fala do mesmo tema. :S
 
Boa ideia, se realmente não houver contras, vou adotar para medir o fim da atenuação de forma mais simples e econômica. E vou medir com o densímetro antes de engarrafar, claro.
:mug:
 
Meus caros, desde que comprei o meu refratometro, uso para esse fim tambem para determinar o fim da fermentação.

Não tem o porque não usar, mesmo que o álcool interfira na leitura, o que se quer saber nesse momento é se está havendo alteração no mosto devido a fermentação.
 
HomeBrew's

Estou com um problema. É minha segunda leva e estou tendo problemas com a leitura da densidade utilizando o refratrômetro. A minha cerveja está muito turva e esses elementos em suspensão estão atrapalhando a medição. Eu não consigo ler o valor exato, pois fica um "degrade" do azul até o branco dificultando a leitura precisa. Cheguei a essa conclusão pois fiz uma mistura de água com açucar e a leitura foi exata. O que eu posso fazer para essa "sujeira" decantar e pode fazer a leitura mais precisa?

Obrigado
 
HomeBrew's

Estou com um problema. É minha segunda leva e estou tendo problemas com a leitura da densidade utilizando o refratrômetro. A minha cerveja está muito turva e esses elementos em suspensão estão atrapalhando a medição. Eu não consigo ler o valor exato, pois fica um "degrade" do azul até o branco dificultando a leitura precisa. Cheguei a essa conclusão pois fiz uma mistura de água com açucar e a leitura foi exata. O que eu posso fazer para essa "sujeira" decantar e pode fazer a leitura mais precisa?

Obrigado

Coincidentemente eu li exatamente essa dúvida, com as mesmas conclusões que você teve, em uma outra lista não faz muito tempo. O que o pessoal recomendou foi ajustar o foco do refratômetro, e que não eram impurezas. Não tenho refratômetro ainda então não sei como funciona exatamente esse foco, mas se fizer sentido o que eu falei, vale tentar.
 
O que eu faço é pegar a amostra e deixar um tempo dentro da geladeira, com isso o fermento decanta e a leitura é mais precisa.
Tenta e depois posta o resultado!
Abraços!
 
Coincidentemente eu li exatamente essa dúvida, com as mesmas conclusões que você teve, em uma outra lista não faz muito tempo. O que o pessoal recomendou foi ajustar o foco do refratômetro, e que não eram impurezas. Não tenho refratômetro ainda então não sei como funciona exatamente esse foco, mas se fizer sentido o que eu falei, vale tentar.

Eu já tentei fazer isso de ajustar o foco e não me adiantou muito. o Ajuste do foco é feito na próprio luneta no aparelho girando-se onde se faz a leitura. Obrigado pela resposta.
 
O que eu faço é pegar a amostra e deixar um tempo dentro da geladeira, com isso o fermento decanta e a leitura é mais precisa.
Tenta e depois posta o resultado!
Abraços!

Foi essa a solução que encontrei. Mas ao invés de deixar na geladeira deixei na temperatura ambiente que foi mais rápido essa decantação e a leitura foi melhor. Essas pequenas dúvidas para quem esta iniciando fazem toda a diferença, porque você acha que está fazendo algo errado e na verdade está tudo acontecendo dentro do previsto.
 
O beersmith tem uma ferramenta que ajusta a medida da densidade quando o mosto esta fermentando
 
Back
Top