refratômetro não chegou e fiz a cerveja assim mesmo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Kyzylla

Well-Known Member
Joined
Apr 29, 2016
Messages
108
Reaction score
16
Boa tarde

pela boa vontade dos correios, meu refratômetro está parado a dois meses na alfândega, mas consta liberado.

como já tinha programado a primeira brassagem para aprender mais o processo, como não tinha como calcular a OG fiz o seguinte:

Separei uma seringa com 3ml de mosto sem a levedura, a pergunta é quando chegar o refratômetro, esta leitura do mosto na seringa ainda será válida?
 
Boa tarde

pela boa vontade dos correios, meu refratômetro está parado a dois meses na alfândega, mas consta liberado.

como já tinha programado a primeira brassagem para aprender mais o processo, como não tinha como calcular a OG fiz o seguinte:

Separei uma seringa com 3ml de mosto sem a levedura, a pergunta é quando chegar o refratômetro, esta leitura do mosto na seringa ainda será válida?
Deixe lacrado na geladeira lacrado em temperatura próxima de zero que não vai ter problema não.
 
Refratômetro ainda nem pensou em chegar, a primeira leva está a 8 dias no fermentador, hoje esta a 23,5 graus.

Pergunto vou tentar chegar a 24,5 graus, e depois penso em estacionar por uns 3 dias nesta temperatura, e checar airlock se para de borbulhar, pois não tenho como ver atenuação da cerveja,
depois penso em trazer par uns4 ou 5 graus por uma semana para depois envasar,

Algum procedimento a mais que eu possa fazer sem o refratômetro?
 
Refratômetro ainda nem pensou em chegar, a primeira leva está a 8 dias no fermentador, hoje esta a 23,5 graus.

Pergunto vou tentar chegar a 24,5 graus, e depois penso em estacionar por uns 3 dias nesta temperatura, e checar airlock se para de borbulhar, pois não tenho como ver atenuação da cerveja,
depois penso em trazer par uns4 ou 5 graus por uma semana para depois envasar,

Algum procedimento a mais que eu possa fazer sem o refratômetro?

Comprar um densímetro!
 
Comprar um densímetro!

Pois bem, fiz isso, e pasmem, chegou quebrado, agora espero reposição ou compro outro, nesta situação, refratômetro ainda travado no paraná, sem densímetro. Que fazer?????

já são 17 dias desde a brassagem, e ainda vejo alguma movimentação no fermentador.

para ver se estabiliza tento apertar um pouco o fermentador até o nivel airlock ficar na horizontal, para ver se altera, e continua alterando.

ainda é possível que a levedura esteja atuando? ou são outros gases?

queria jogar para refrigeração 5 graus para posterior envase mas estou receoso , alguma luz aqui será bem vinda.

estou com controle a 24,7 graus.
 
Pois bem, fiz isso, e pasmem, chegou quebrado, agora espero reposição ou compro outro, nesta situação, refratômetro ainda travado no paraná, sem densímetro. Que fazer?????

já são 17 dias desde a brassagem, e ainda vejo alguma movimentação no fermentador.

para ver se estabiliza tento apertar um pouco o fermentador até o nivel airlock ficar na horizontal, para ver se altera, e continua alterando.

ainda é possível que a levedura esteja atuando? ou são outros gases?

queria jogar para refrigeração 5 graus para posterior envase mas estou receoso , alguma luz aqui será bem vinda.

estou com controle a 24,7 graus.
Relaxa, pode engarrafar a cerveja, 17 dias tá mais do que bom. É sua primeira brassagem, dessa vez você só não vai saber a graduação alcoólica, já aproveita e prepara a próxima leva.
 
Relaxa, pode engarrafar a cerveja, 17 dias tá mais do que bom. É sua primeira brassagem, dessa vez você só não vai saber a graduação alcoólica, já aproveita e prepara a próxima leva.

Valeu, mas este movimento do airlock o que seria?

posso então começar a resfriar a 5 graus.
 
Valeu, mas este movimento do airlock o que seria?

posso então começar a resfriar a 5 graus.
Se você aumentou a temperatura é natural que se desprenda CO2 com o aquecimento assim como se você chacoalhar o fermentador vai também desprender gás.
 
Pois bem, fiz isso, e pasmem, chegou quebrado, agora espero reposição ou compro outro, nesta situação, refratômetro ainda travado no paraná, sem densímetro. Que fazer?????

já são 17 dias desde a brassagem, e ainda vejo alguma movimentação no fermentador.

para ver se estabiliza tento apertar um pouco o fermentador até o nivel airlock ficar na horizontal, para ver se altera, e continua alterando.

ainda é possível que a levedura esteja atuando? ou são outros gases?

queria jogar para refrigeração 5 graus para posterior envase mas estou receoso , alguma luz aqui será bem vinda.

estou com controle a 24,7 graus.

Eu tenho dois densímetros, justamente por ser um item mais do que essencial...

Minha dica para saber se a cerveja está atenuada é bebê-la e ver se sente muito açúcar residual...

Lembrando que nada disso substitui o densímetro

As Ales a 18c normalmente atenuam por completo em torno de uma semana.

Aí pra garantir, deixa maturando mais uma semana a 20c que deve dar tudo certo.

O duro é não saber qual o % de alcool...qual foi a eficiência e etc...

Não dá para começar a brassar sem ter tudo em mãos...
 
Eu tenho dois densímetros, justamente por ser um item mais do que essencial...

Minha dica para saber se a cerveja está atenuada é bebê-la e ver se sente muito açúcar residual...

Lembrando que nada disso substitui o densímetro

As Ales a 18c normalmente atenuam por completo em torno de uma semana.

Aí pra garantir, deixa maturando mais uma semana a 20c que deve dar tudo certo.

O duro é não saber qual o % de alcool...qual foi a eficiência e etc...

Não dá para começar a brassar sem ter tudo em mãos...

É eu sei, deveria ter tudo em mãos, mas como era a primeira, saberia que haveria riscos, só não imaginava não ter sorte com refratômetro e densimetro.

Agora voce disse para ales, 18 e depois 20, eu fiz bem diferente, comecei a 20 mas terminei em quase 25 , onde uma semana a 25, eu tinha lido que muita gente vai até 25 para secundária. na sua experiencia para meu aprendizado qual será a diferença entre sua escala de temperatura e a minha? nas próximas vou tentar fazer de acordo com a sua.

quanto ao alcool, nesta primeira brasagem não me preocupo, pois queria entender o processo por completo.
 
É eu sei, deveria ter tudo em mãos, mas como era a primeira, saberia que haveria riscos, só não imaginava não ter sorte com refratômetro e densimetro.

Agora voce disse para ales, 18 e depois 20, eu fiz bem diferente, comecei a 20 mas terminei em quase 25 , onde uma semana a 25, eu tinha lido que muita gente vai até 25 para secundária. na sua experiencia para meu aprendizado qual será a diferença entre sua escala de temperatura e a minha? nas próximas vou tentar fazer de acordo com a sua.

quanto ao alcool, nesta primeira brasagem não me preocupo, pois queria entender o processo por completo.

O perfil de temperatura cada um irá definir de acordo com a percepção...
Em temperaturas mais altas (25c) o processo é mais acelerado. Eu particularmente não gosto de deixar a 25c por muito tempo por gosto pessoal mesmo.

O que faço? Começo normalmente em 18 nas primeiras 12h e subo para 19 mantendo por 2 ou 3 dias...aí vou subindo gradativamente até chegar nos 25c onde fica por um ou 2 dias...em sequência...Chill Haze a 0c por uma semana e envaso...
Se a cerveja for de trigo eu deixo maturando por uma semana a 5c ao invés de fazer a 0c, pois senão ela fica pouco turva. Deixo somente por 1 ou 2 dias a 0c, antes do envase.

Normalmente nesses tempos em dias, dão os resultados que espero...Mas controlo sempre pelo densímetro.
 
Não sei se rio ou choro
Feliz igual pinto no lixo, envasei e provei, tem gosto de cerveja, uhul,
Mas e o famoso densimetro, estamos fazendo uma novela, não chegou, chegou quebrou e agora.....
Arrumei um emprestado e ele marcou menos de 1000, pode isso???
Perdidaço é pouco.

Enviado de meu D5833 usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top