Refratômetro com escala dupla

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

kremer1

Member
Joined
Jun 15, 2017
Messages
17
Reaction score
1
E ai pessoal,

eu comprei um refratômetro com escala dupla (Brix e SG Wort) e notei uma coisa estranha. Ao medir a OG ele deu 12.8 Brix, que de acordo com a escala do próprio refratômetro seria 1.048 ou 1.049. Beleza, estava dentro do que eu queria então segui e não dei bola. Mas depois com a cerveja fermentado (tem que matar o tempo de espera fazendo alguma coisa haha) eu fui conferir numa calculadora online a conversão só por curiosidade. Pra minha surpresa os 12.8 Brix deram como 1.052. Testei várias calculadoras sempre com o mesmo resultado.

É normal essas escalas duplas dos refratômetros não serem tão confiáveis ou eu que não me liguei de alguma coisa?
 
E ai pessoal,

eu comprei um refratômetro com escala dupla (Brix e SG Wort) e notei uma coisa estranha. Ao medir a OG ele deu 12.8 Brix, que de acordo com a escala do próprio refratômetro seria 1.048 ou 1.049. Beleza, estava dentro do que eu queria então segui e não dei bola. Mas depois com a cerveja fermentado (tem que matar o tempo de espera fazendo alguma coisa haha) eu fui conferir numa calculadora online a conversão só por curiosidade. Pra minha surpresa os 12.8 Brix deram como 1.052. Testei várias calculadoras sempre com o mesmo resultado.

É normal essas escalas duplas dos refratômetros não serem tão confiáveis ou eu que não me liguei de alguma coisa?
Você tá medindo mosto fermentado, que já seria FG. Há álcool na solução e a conversão tem que considerar isso.
 
E ai pessoal,

eu comprei um refratômetro com escala dupla (Brix e SG Wort) e notei uma coisa estranha. Ao medir a OG ele deu 12.8 Brix, que de acordo com a escala do próprio refratômetro seria 1.048 ou 1.049. Beleza, estava dentro do que eu queria então segui e não dei bola. Mas depois com a cerveja fermentado (tem que matar o tempo de espera fazendo alguma coisa haha) eu fui conferir numa calculadora online a conversão só por curiosidade. Pra minha surpresa os 12.8 Brix deram como 1.052. Testei várias calculadoras sempre com o mesmo resultado.

É normal essas escalas duplas dos refratômetros não serem tão confiáveis ou eu que não me liguei de alguma coisa?
Cara, refratômetros de escala dupla em sua imensa maioria tem a escala de SG errada a partir dos 1040, por aí. Eles seguem uma escala linear, e na verdade não é. Em resumo, até uns 1040 e poucos fica muito próximo, mas acima disso começa a dar grande diferença entre o Brix/Plato que está correto, e o SG.

Abraço,
 
Cara, refratômetros de escala dupla em sua imensa maioria tem a escala de SG errada a partir dos 1040, por aí. Eles seguem uma escala linear, e na verdade não é. Em resumo, até uns 1040 e poucos fica muito próximo, mas acima disso começa a dar grande diferença entre o Brix/Plato que está correto, e o SG.

Abraço,

Ah, legal. Bom saber, valeu a resposta!
 
Cara, refratômetros de escala dupla em sua imensa maioria tem a escala de SG errada a partir dos 1040, por aí. Eles seguem uma escala linear, e na verdade não é. Em resumo, até uns 1040 e poucos fica muito próximo, mas acima disso começa a dar grande diferença entre o Brix/Plato que está correto, e o SG.

Abraço,
O correto então seria considerar o Brix e a fazer a conversão para ter o OG correto?

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
 
Cara, refratômetros de escala dupla em sua imensa maioria tem a escala de SG errada a partir dos 1040, por aí. Eles seguem uma escala linear, e na verdade não é. Em resumo, até uns 1040 e poucos fica muito próximo, mas acima disso começa a dar grande diferença entre o Brix/Plato que está correto, e o SG.

Abraço,

Cara, interessante demais essa observação. Nunca tinha ouvido falar nesse erro de escala.

Se tiver aí, tem como mandar a fonte da informação? (livro, estudo feito, etc).

Valeu.
 
Cara, interessante demais essa observação. Nunca tinha ouvido falar nesse erro de escala.

Se tiver aí, tem como mandar a fonte da informação? (livro, estudo feito, etc).

Valeu.
Descobri pesquisando no Google depois de desconfianças. Não guardei o link, mas é só pesquisar.
 
Realmente. Fiz na última brassagem a comparação! Tô usando agora tudo em Brix e convertendo no próprio Beersmith.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Cara, refratômetros de escala dupla em sua imensa maioria tem a escala de SG errada a partir dos 1040, por aí. Eles seguem uma escala linear, e na verdade não é. Em resumo, até uns 1040 e poucos fica muito próximo, mas acima disso começa a dar grande diferença entre o Brix/Plato que está correto, e o SG.

Abraço,


Valeu a dica, comprei um da china com escala dupla, vou testar quando chegar
 
Back
Top