Refermentação para primming em RIS, riscos de usar outro fermento.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fagner

Well-Known Member
Joined
Dec 12, 2013
Messages
748
Reaction score
206
Fiz uma Imperial Stout que atingi OG 1.114, a FG está a mesma a 2 semanas com 1.034, medido com refratômetro e corrigido, pretendo medir com densímetro só no final mesmo para ter certeza e não desperdiçar cerveja agora.

O ponto é sobre o primming, o fermento usado é o S04, aparentemente estacionou bem alto e com atuais 10.5% de álcool. Acredito que ele não vá aguentar refermentar para carbonatar na garrafa, porém caso utilize um fermento como um Red Star para usar na garrafa, não corro o risco de ele baixar minha FG e consumir o primming também, resultando em uma explosão de garrafas ou supercarbonatação?
 
Fiz uma Imperial Stout que atingi OG 1.114, a FG está a mesma a 2 semanas com 1.034, medido com refratômetro e corrigido, pretendo medir com densímetro só no final mesmo para ter certeza e não desperdiçar cerveja agora.

O ponto é sobre o primming, o fermento usado é o S04, aparentemente estacionou bem alto e com atuais 10.5% de álcool. Acredito que ele não vá aguentar refermentar para carbonatar na garrafa, porém caso utilize um fermento como um Red Star para usar na garrafa, não corro o risco de ele baixar minha FG e consumir o primming também, resultando em uma explosão de garrafas ou supercarbonatação?

Se já atenuou tudo o que tinha que atenuar, não.
Usa o BeerSmith? Qual era a FG esperada?
Usou quanto fermento para quantos litros de mosto?
 
Eu colocaria mais um pouco de fermento no fermentador e esperaria a FG baixar mais um pouco antes de engarrafar.
 
Se já atenuou tudo o que tinha que atenuar, não.
Usa o BeerSmith? Qual era a FG esperada?
Usou quanto fermento para quantos litros de mosto?

Não necessariamente, o fermente pode morrer por intolerância ao álcool antes de fermentar todos açúcares, ao adicionar um novo fermento mais tolerante ele vai continuar de onde o S04 parou.
FG do Beersmith calculada foi 1021, mas isso é muito difícil de alcançar, não da pra achar que o S04 vai conseguir essa atenuação.

Fermento foi usado starter em dois steps pra atingir aproximadamente 740 bilhões de células para 20 litros, com nutriente no starter e no mosto.
 
Fagner,

Estou com essa mesma situação, minha RIS ficou com 10,8%, terminou com FG de 1041 e o S-04 não conseguiu atenuar mais nem carbonatar, além da cerveja estar muito densa e difícil de tomar.
Vou devolver a cerveja das garrafas para a bombona e colocar o Red Star para ver se atenua um pouco mais, depois disso vou refazer o primming e engarrafar. Se não resolver, vou diluir com água para diminuir a densidade e teor alcoólico.
 
Estou pensando em inocular um pacote de S05 hidratado em cima da cerveja, há relatos que ele suporta mais álcool, tenho medo do Red Star secar demais ela e dar outro perfil. Já coloquei Cacau em pó nela agora também, não sei se pode prejudicar mais caso inocule outro fermento depois.
 
Não necessariamente, o fermente pode morrer por intolerância ao álcool antes de fermentar todos açúcares, ao adicionar um novo fermento mais tolerante ele vai continuar de onde o S04 parou.
FG do Beersmith calculada foi 1021, mas isso é muito difícil de alcançar, não da pra achar que o S04 vai conseguir essa atenuação.

Fermento foi usado starter em dois steps pra atingir aproximadamente 740 bilhões de células para 20 litros, com nutriente no starter e no mosto.

É, então ainda tem açúcar aí pro fermento "comer".
Provavelmente não é uma boa ideia adicionar mais fermento e envasar em seguida. Deixa atenuar mais.
Abraço.
 

Latest posts

Back
Top