Recirculação/Lavagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FRA1

New Member
Joined
Aug 4, 2015
Messages
3
Reaction score
0
Galera, estou fazendo minha recirculação/lavagem da seguinte maneira agora:

1. Após teste do iodo, recirculo mosto por 20 min com uma bomba de máquina de lavar louça (gera muita espuma).
2. Dreno todo o mosto para um balde.
3. Adiciono toda a água de lavagem (78C), mexo bem o malte e espero 15 minutos.
4. Recirculo novamente por 20 minutos.
5.Dreno o mosto pro balde (só tenho 2 panelas) e junto os dois mostos (muito splash) e inicio a fervura.

O que acham desta maneira que estou fazendo? O que posso modificar ou devo evitar?

valeu
abs!
 
E aí Fra,
Acredito que tenha bastante coisa que pode ser melhorada nesse processo:
1) não recircule com muita força, se está gerando bastante espuma não está legal. Dica, coloque uma válvula na saída da bomba e restrinja o fluxo diminuindo velocidade. Se for muito rápido acontece a compactacao dos grãos dificultando a lavagem e consequente aproveitamento;
2) cara, o ideal seria tu manter sempre o mesmo nível, nunca secar e depois enxaguar. Deixe a vasão de entrada igual ao da saída e faça isso lentamente.
3) observe o item2
4) item 2
5) splash? Evite todo e qualquer tipo de oxigenação a quente. Se está estiver gerando espuma, não está legal. Faça o splash após a fervura com a temperatura do mosto inferior a 40 graus a fim de levá-lo ao Fermentador!
Qualquer coisa vamos falando
 
FRA,

nós fazemos da seguinte forma:

a) Recirculamos o mosto da panela com o auxílio de uma jarra. Abrimos a torneira (com pouca vazão), passamos para uma jarra de 1L e despejamos novamente na panela, mas com uma escumadeira, para não formar uma "rota" na cama de grãos. Fazemos isso por 20min;
b) Em uma outra panela já deixamos a água aquecida na temperatura que desejamos. Essa panela mantemos em um nível acima da panela (como se fosse uma escada) que está o mosto. Findado os 20min iniciais, abrimos a torneira desse segunda panela (mas com pouquíssima vazão) e deixamos despejar a água sobre o mosto, mas também com uma escumadeira. Nesse momento, também abrimos a torneira da panela do mosto (na mesma vazão da panela com água) e transferimos para uma terceira panela (no nosso caso um balde), que será a panela da fervura. Essa transferência para a panela de fervura é feita com uma mangueira atóxica, para não criar uma "cascata" do mosto.

Para saber a correta vazão, nós sempre deixamos mais ou menos um dedo de água/mosto acima da cama de grãos.

Todo esse processo leva 1h.

Abraço,
Mateus Schmidt
 
Eu durante muito tempo fiz fly sparge e minha eficiencia era no maximo 65%.
Depois que passei a fazer batch sparge, minha eficiencia tem ficado em torno de 75 a 80%.
Faço batch sparge recirculando com uma bomba.
Fora que eu acho batch sparge bem menos trabalhoso que o fly.
 
Minha eficiência melhorou quando comecei a dedicar pelo menos 30 minutos para a lavagem. Acho que vale a pena fazer testes nessa área
 
Pois é eu gasto em torno de 20 min em cada sparge que faço.
como é batch sparge, gasto 40 min fazendo sparge. Com bomba facilita de mais...
 
Obrigado pela ajuda galera!

O problema acredito que seja minha bomba, ela é muito forte. Isso que gera a espuma. Além disso, só tenho duas panelas, por isso preciso passar o mosto para um balde e depois colocar na panela de fervura, o que gera mais espuma.

Mas não dá para abandonar a bomba porque faço brassagem dupla varios dias na semana, seria inviável fazer de outra maneira.

Estou prestando atenção para perceber problemas na cerveja pronta. Minha experiência é que até agora não percebi (nem outras pessoas) algum problema aparente. Não quer dizer que não exista.

A demora no sparge foi uma coisa que impactou MUITO minha eficiência.

Valeu!
Abs!
 
Obrigado pela ajuda galera!

O problema acredito que seja minha bomba, ela é muito forte. Isso que gera a espuma. Além disso, só tenho duas panelas, por isso preciso passar o mosto para um balde e depois colocar na panela de fervura, o que gera mais espuma.

Eu tive esse problema no começo, daí comecei a reduzir o fluxo da bomba pelo registro da panela.
 
Minha bomba tambem eh bem forte, a primeira vez com fly sparge deu uma espumacera gigante, mas eh por causa do splash. Agora tirei o cano pra ficar pingando em cima dos grãos e coloquei só uma mangueira de silicone que fica na superfície da água recirculando, bem melhor, nada de espuma...

Minha bomba tem 3 velocidades, deixo no máximo agora tranquilo q não dah espuma. Se vc quiser adaptar a sua pra dar menos vazão o ideal não eh colocar uma válvula e sim um dimmer.
 
Modesta opinião, se você faz tanta cerveja/brassagens assim, especialmente se outras pessoas também bebem, seria hora de investir em uma bomba que não tenha risco de liberar substâncias tóxicas na sua cerveja... Ou ao menos avisar quem vai beber
 
Back
Top