Recirculação do mosto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Nyetto

Member
Joined
May 29, 2017
Messages
10
Reaction score
1
Boa noite, pessoal!

Recentemente adquiri uma bomba de fluxo xing - ling. Pretendo utilizá-la para fazer uma recirculação contínua do mosto enquanto realizo a brassagem. Queria saber se é possível montar com um simples potênciometro e uma placa de arduíno a força do motor, sem queimar a bomba e ter um maior controle do fluxo de água!

Obrigado desde já!

Ricardo.
 
Boa noite, pessoal!

Recentemente adquiri uma bomba de fluxo xing - ling. Pretendo utilizá-la para fazer uma recirculação contínua do mosto enquanto realizo a brassagem. Queria saber se é possível montar com um simples potênciometro e uma placa de arduíno a força do motor, sem queimar a bomba e ter um maior controle do fluxo de água!

Obrigado desde já!

Ricardo.
eu colocaria uma válvula na saída da bomba, bem mais tranquilo!
 
Dá uma olhada nesse vídeo. Em 4min 30 seg. ele mostra o que vc tá pensando e depois mostra funcionando.

Mas depois, nos comentários, alguém avisa a ele que pode danificar a bomba e diz ser mais indicado usar uma válvula na saída dela.

 
Boa noite, pessoal!

Recentemente adquiri uma bomba de fluxo xing - ling. Pretendo utilizá-la para fazer uma recirculação contínua do mosto enquanto realizo a brassagem. Queria saber se é possível montar com um simples potênciometro e uma placa de arduíno a força do motor, sem queimar a bomba e ter um maior controle do fluxo de água!

Obrigado desde já!

Ricardo.
Você pode fazer isso com um inversor de frequência, porém você deverá fazer cálculos para saber qual a frequência que você deverá configurar o inversor para atingir a vazão que você quer e a altura que o mosto consegue ser empurrado. O mais fácil é instalar um registro na saída, nunca na entrada, da bomba.
 
Boa noite, pessoal!

Recentemente adquiri uma bomba de fluxo xing - ling. Pretendo utilizá-la para fazer uma recirculação contínua do mosto enquanto realizo a brassagem. Queria saber se é possível montar com um simples potênciometro e uma placa de arduíno a força do motor, sem queimar a bomba e ter um maior controle do fluxo de água!

Obrigado desde já!

Ricardo.

Por que controlar a velocidade da bomba? Eu sempre deixei a bomba recircular normalmente...
 
Olá!
Quem orientou sobre a válvula, fui eu.
Não tem como fazer um controle eletrônico seguro, pois haverá sobreaquecimento dos enrolamentos da bomba, pela diminuição da rotação/troca de calor.
Para controlar o fluxo, deixe a bomba funcionar com a velocidade nominal e instale uma válvula entre a entrada e a saída (sugiro uma válvula multivoltas, para um ajuste fino).
Através dessa válvula, você poderá regular o fluxo de saída da bomba.
Espero ter auxiliado.
 
Por que controlar a velocidade da bomba? Eu sempre deixei a bomba recircular normalmente...
Por que controlar a velocidade da bomba? Eu sempre deixei a bomba recircular normalmente...

@cerveja73, dependendo do setup, principalmente da potência da bomba e do fundo falo ou bazuka, se deixar a bomba tocando no máximo pode compactar a cama de grãos.

Casado
 
@cerveja73, dependendo do setup, principalmente da potência da bomba e do fundo falo ou bazuka, se deixar a bomba tocando no máximo pode compactar a cama de grãos.

Casado
Sim, esse problema pode acontecer sim e até causar entupimento. Mas da forma que ele falou, que comprou uma bomba de fluxo xing ling, já imaginei que não era potente demais. Uma bomba dessas normaizinhas custa coisa de 20 ou 30 reais, não imaginei que ele gastaria comprando uma potente para depois ter que gastar reduzindo o fluxo, imaginei que ele quisesse controlar o fluxo para um valor específico.
 
Eu recirculo por cima ou quando faço wilhrpool. Tanto em um como no outro eu tenho um registro na entrada, o que é o mesmo que ter na saida da bomba. Vc nao precisa de tanta coisa pra controlar a velocidade da recirculaçao. Se a cama tiver muito compactada reduza a vazao pelo registro e observe se a velocidade que filtra é suficiente pro nivel nao subir. Nao precisa de nada tao elaborado, a nao ser que voce queira curtir um novo projeto. Se voce quer algo mais fino, voce pode instalar uma valvula tipo agulha, multivoltas, na saida da bomba.
Boa noite, pessoal!

Recentemente adquiri uma bomba de fluxo xing - ling. Pretendo utilizá-la para fazer uma recirculação contínua do mosto enquanto realizo a brassagem. Queria saber se é possível montar com um simples potênciometro e uma placa de arduíno a força do motor, sem queimar a bomba e ter um maior controle do fluxo de água!

Obrigado desde já!

Ricardo.

Enviado de meu LG-H870 usando o Tapatalk
 
Um registro não saída é a solução, até mesmo para evitar a cavitação caso tua bomba seja muito potente e tua saída da panela não tenha tanta vazão.

Agora criando uma discórdia na thread, para que tanta paranoia em recircular?

Falo pois uso um bag de voil como elemento filtrante (sobre um fundo falso) e ao final da sacarificação transfiro por bomba para a panela de fervura. É claro que meu caso tenho panelas bem maiores que meus lotes (panelas de 68l para lotes de 30l).

No meu ponto de vista a recirculação tem a função de filtrar os elementos maiores do mosto, para não levar para a fervura cascas e outros pedaços que possam influenciar negativamente no resultado. Como a maioria usa bazooka ou vem replicando os processos de grandes plantas com fundo falso, usar a cama de grãos como elemento filtrante tem sentido. Caso se tenha outro elemento já fazendo o trabalho, vejo como redundância.
 
Fala pessoal! Peço desculpas pela demora em responder, recentemente me mudei de casa e só consegui acertar a internet agora! =X
Muito obrigado pela dica, eu acabei conseguindo montar um sistema para a recirculação!
Agora estou projetando um sistema fechado para fazer utilizar o chiller, sem sempre gastar muita água.. Uso um cooler + válvula + Chiller + bomba de máquina de lavar.. Ficou show de bola! =)
Abraços a todos e, muito obrigado novamente!!
 
Back
Top