Recirculação com bomba de máquina de lavar louça.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Qual é a especificação dessa sua bomba luiz? e comprou aonde?

Obrigado!

Comprei aqui.http://pt.aliexpress.com/item/Wholesale-4Pcs-Lot-Electric-Centrifugal-Pump-DC-12V-Water-Pump-Black-TK0410/929511813.html
Na época, paguei US$ 59,40, agora está a Us$66 por 4 bombas
Estou satisfeito nos processos.

Uso apenas 2 bombas durante a brassagem.

Faço a recirculação, transferência da água para o fly sparge, Whirpool (esse ainda não está 100%) e circulação de água gelada pelo chiller no resfriamento, já que ela pode ser usada submersa, dispenso o pré-chiller que usava antes.

Fiz um painel bem simples para as bombas pra facilitar. Logo coloco umas fotos dele.
 
Cara, pra mim funciona muito bem. Não tenho nenhum ponto negativo pra observar nela.

É claro que ela é um pouco frágil, então deve-se tomar alguns cuidados, mas nada exagerado.

A minha quebrou quando a panela caiu no chão por descuido meu. A bomba estava conectada na válvula de saída e a panela caiu bem em cima dela com 8kg de malte e 40 litros de água dentro! rsrs. Tive sorte de não quebrar a válvula.

Mas já mandei virem mais quatro da China. Vou usar três pro meu HERMS novo e deixar uma de reserva.

Ainda vou comprar mais três pra uns amigos que pediram.

Eu recomendo. O custo/benefício é excelente.

Qual é exatamente o modelo da sua?
 
Qual é exatamente o modelo da sua?

A que eu tenho e quebrou é desse modelo:
http://www.aliexpress.com/item/NEW-...mp-Brushless-Motor-Water-Pump/1951579247.html

Comprei duas dessas acima e comprei mais duas dessas aqui:
http://www.aliexpress.com/item/2Pcs...C-12V-Water-Pump-Black-TK0410/1666257017.html

Ainda quero comprar duas dessas:
http://www.aliexpress.com/item/Food-grade-hot-water-circulation-brewing-pump-12V-20W/1868716530.html

Essa ultima parece ser um pouco mais forte, e acho que pra circulação do herms vou precisar de uma mais potente.
 
Não tem mais barato não? Das opções mostradas nos tópicos anteriores, qual se encaixaria melhor?

Pra você ter uma idéia, Braumeister de 50L usa duas bombas pra fazer o que você quer. Eu tenho uma bomba dessa "xing-ling" e acho que ela não aguenta o tranco. Não vai conseguir fazer uma boa recirculação, ainda mais que é uma recirculação contra a força da gravidade.
Essa bomba que você quer usar esquenta pra caramba (pelo menos a que eu tenho esquenta bastante).
Sem contar que pra trazer essa bombinha (http://pt.aliexpress.com/item/NEW-S...Water-Pump/1951579247.html?recommendVersion=1 que é igual a que eu tinha) com o dólar a 3,20vc vai gastar uns R$160,00 reais. Se for taxado em 60%, vai para mais de R$ 250,00.
Eu vendi minha chugger aqui no fórum, zerada, por R$500 reais.
Eu ficaria garimpando até encontrar uma bomba boa por um preço razoável.
Agora, não se esqueça: Faz o que tú queres pois é tudo da lei!

:mug:
Abraço!
 
Pra você ter uma idéia, Braumeister de 50L usa duas bombas pra fazer o que você quer. Eu tenho uma bomba dessa "xing-ling" e acho que ela não aguenta o tranco. Não vai conseguir fazer uma boa recirculação, ainda mais que é uma recirculação contra a força da gravidade.
Essa bomba que você quer usar esquenta pra caramba (pelo menos a que eu tenho esquenta bastante).
Sem contar que pra trazer essa bombinha (http://pt.aliexpress.com/item/NEW-S...Water-Pump/1951579247.html?recommendVersion=1 que é igual a que eu tinha) com o dólar a 3,20vc vai gastar uns R$160,00 reais. Se for taxado em 60%, vai para mais de R$ 250,00.
Eu vendi minha chugger aqui no fórum, zerada, por R$500 reais.
Eu ficaria garimpando até encontrar uma bomba boa por um preço razoável.
Agora, não se esqueça: Faz o que tú queres pois é tudo da lei!

:mug:
Abraço!

Bom... não sei se é a mesma bomba, mas no ML tem uma parecida, por aproximadamente R$ 100,00. Mas como eu ainda tô meio que comprando algumas conexões e outros materiais e não tô com pressa, vou continuar olhando devagar pra ver se surge algo. Sabe mais ou menos que potência a bomba precisa ter pra levantar a coluna d'água?
 
Minha primeira bomba 12V chinesa (P38i) só durou uma brassagem no Herms, comprei por indicação aqui de vocês mesmo, fiquei #chateado kkkk

Dias atras chegou minha segunda bomba, comprei do ebay e chegou em menos de 40 dias. 12V, 1A (igual a fonte).
Estou na expectativa para fazer funcionar!
 

Attachments

  • IMG_0720.jpg
    IMG_0720.jpg
    171.7 KB · Views: 301
@Rohde, que pena... sabe como ou pq ela estragou?
 
Usei uma de máquina de lavar por mais de 10 brassagens, recirculando o tempo todo e nunca deu problema. A primeira de 12V usei normalmente durante toda brassagem e quando fui reutilizar na segunda brassagem dela (30 dias depois), simplesmente não ligou.

obs.: a bomba era 12V, 0,57A e eu usei a mesma fonte da foto acima, de 12V, 1000mA (ou 1A). Não sei se isso poderia ter sido o problema...
 
Usei uma de máquina de lavar por mais de 10 brassagens, recirculando o tempo todo e nunca deu problema. A primeira de 12V usei normalmente durante toda brassagem e quando fui reutilizar na segunda brassagem dela (30 dias depois), simplesmente não ligou.

obs.: a bomba era 12V, 0,57A e eu usei a mesma fonte da foto acima, de 12V, 1000mA (ou 1A). Não sei se isso poderia ter sido o problema...

Cara, to tendo o mesmo problema com essas bombas também, mas na verdade não com elas, e sim com as fontes. Utilizei por 3 brassagens e em cada uma a fonte queimou (2 de 12v com 1A e a última de 12v de 2A).

Acho que estas fontes não aguentam... não sei porque. Estou pensando em utilizar uma fonte de notebook, só que elas são de 18V, será que dá merda?
 
Tenho uma de maquina de lavar, que deixo ligada pra recircular por toda mosturação..
Ela para no min 3x por superaquecer.. coloquei uma ventoinha nela e vou testar na proxima pra ser se melhora.

Tenho uma chinesa também.. só que essa trava as pas do nada se para em uma posição X, ai qd ligo e vejo que nao ta rodando tenho que soltar a mangueira bater na pa com uma chave pra ela começar a rodar de novo.. puta trabalho.

No fim, to querendo comprar uma chugger, mas nao vou pagar 900 reais. asim que um amigo ou familiar for pros EUA, tem lá por 110 USD e peço pra trazer.. metade do preço..

Por enquanto, vou me virando.
Mas foi mais pra compartilhar os dois problemas q tenho com estas bombas.

Abs
 
bom dia pessoal estou usando essa bomba http://www.dancor.com.br/produtos/centrifugas/cam-2_pbe.php ela e uma liga de aluminio e esta funcionnado muito bem ja a algum tempo e ta custando 280,00 pila.

Boa noite,

Essa bomba com vedação em borracha em Viton seria mais cara, assim como o rotor em aço inox? Onde você comprou eles colocam essas especificações na bomba? Será que não tem problema por não ser do dito grau alimentício?
 
Usei uma de máquina de lavar por mais de 10 brassagens, recirculando o tempo todo e nunca deu problema. A primeira de 12V usei normalmente durante toda brassagem e quando fui reutilizar na segunda brassagem dela (30 dias depois), simplesmente não ligou.

obs.: a bomba era 12V, 0,57A e eu usei a mesma fonte da foto acima, de 12V, 1000mA (ou 1A). Não sei se isso poderia ter sido o problema...


Entendo muito pouco de eletrônica, então, posso estar falando besteira, mas...

Você botou 1A numa bomba planejada para trabalhar com 50% dessa potência. Não digo que é a causa, mas acho bem provável.
 
Entendo muito pouco de eletrônica, então, posso estar falando besteira, mas...

Você botou 1A numa bomba planejada para trabalhar com 50% dessa potência. Não digo que é a causa, mas acho bem provável.

Não mesmo... Pode tranquilamente utilizar uma fonte 1A em um aparelho 0,5A. O que não pode é colocar umas fonte 18v em um aparelho 12v.
 
Olá,

Comprei essa bomba aqui http://pt.aliexpress.com/item/High-..._1&btsid=14c44e95-46de-49b0-a84e-57d598b5d761 para recircular/clarificar. Tô esperando ela chegar pra testar. Já vem com adaptador. Nas especificações da mesma, diz que é "food grade", e o material é um tal de 'ABS', que, segundo a wikipédia https://en.wikipedia.org/wiki/Acrylonitrile_butadiene_styrene "ABS is stable to decomposition under normal use and polymer processing conditions with exposure to carcinogens well below workplace exposure limits. However, at higher temperatures (400 °C) ABS can decompose into its constituents: butadiene (carcinogenic to humans), acrylonitrile (possibly carcinogenic to humans), and styrene.", a emissão de cancerígenos é significante bem acima da temperatura em que a usamos.

Abraços.
 
Vou dar meu pitaco aqui.

Eu não confiaria nas descrições dos sites da china, afinal é "xingling"!

Mesmo estando escrito food grade, estes itens da China normalmente são feitos em "fundos de quintais".

Desconfiem pessoal.

Ah, também dizer que aguenta X graus só quer dizer que não irá derreter, e não que não haverá contaminação do material em contato.
 
Já vi discussão sobra essa bomba bege chinesa no HBT americano incluindo gente que a desmontou... Das baratas, é a que mais provavelmente não levará nada tóxico para a cerveja. Isso não quer dizer que todos os modelos são iguais, nem que há alguma garantia de segurança.

Inclusive eles falam que a que parece esta mas é preta não é food grade. Depois vou procurar umas referências.

Uso destas e, enquanto estiverem funcionando, considero-as suficientemente boas.
 
Olá,

Comprei essa bomba aqui http://pt.aliexpress.com/item/High-..._1&btsid=14c44e95-46de-49b0-a84e-57d598b5d761 para recircular/clarificar. Tô esperando ela chegar pra testar. Já vem com adaptador. Nas especificações da mesma, diz que é "food grade", e o material é um tal de 'ABS', que, segundo a wikipédia https://en.wikipedia.org/wiki/Acrylonitrile_butadiene_styrene "ABS is stable to decomposition under normal use and polymer processing conditions with exposure to carcinogens well below workplace exposure limits. However, at higher temperatures (400 °C) ABS can decompose into its constituents: butadiene (carcinogenic to humans), acrylonitrile (possibly carcinogenic to humans), and styrene.", a emissão de cancerígenos é significante bem acima da temperatura em que a usamos.

Abraços.


Tenho 3 bombinhas dessas: sparge,recirculacao e transferencia do mosto, todas controladas com pwm. Notei que devem ser desmontadas e limpas ao final de cada brassagem, pos encrusta materia em seu interior. As sezes alguma delas emperra, mas é só dar uns pequenos golpes no corpo que ela volta.
 
Caros amigos cervejeiros,
As vezes é comum no nosso meio satanizarmos algumas coisas sem pensar a respeito. Já perseguimos as panelas de alumínio, sem pararmos para pensar nas pessoas, como o meu pai, que estão com mais de 90 anos e comeram a vida toda nessas panelas.
Agora é a vez do plástico das bombinhas de máquina de lavar.
Existe uma diferença entre as bombinhas de máquina de lavar roupa e louça. As de máquina de lavar louça são feitas com polipropileno, um tipo de plástico duro e bem resistente às temperaturas mais altas. Esse tal de polipropileno é o mesmo material dessas bombinhas pretinhas chinesas. Porque as chininhas são alimentícias e o nosso polipropileno não é?
Alguém por acaso já leu as especificações da bomba chinesa?
Eu não quero defender o polipropileno, mas quero chamar a atenção para esse fato.
Tenho bobinhas chinesas, uma outra dos EUA para recirculação de água de placas solares e essas de máquina de lavar louça que eu paguei R$ 25,00. Sabe qual é a diferença entre a parte que a água passa nelas?
Nenhuma.
Então, ou a bombinha de máquina de lavar não faz mal ou todas as outras também fazem.
Meu pai trabalhou 25 anos na extinta fábrica de plásticos Idma. Eu fui lá muitas vezes nesses anos e tive a oportunidade de conhecer um pouco sobre o processo de fazer plástico. Sobre isso posso quase afirmar: Plástico alimentício é branco!
Os plásticos coloridos são misturas de plásticos reutilizados. Por isso os plásticos brancos são tão mais caros que os outros.
Então, ou a bomba, para ser de plástico alimentício, é de plástico branco, (digo branco, branco mesmo, não é esse branquinho encardido da bombinha china) como as Iwaki ou então são todas iguais às de máquina de lavar louça.
Agora vão falar que eu estou influenciando as pessoas a usarem as bombas de máquina de lavar louça. Não é bem aí, só estou dizendo que entre comprar uma da China e uma de 25 reais aqui, é melhor comprar a daqui, porque é a mesma coisa.
Uma coisa que eu não vejo ninguém falando, é com relação às conexões que são ligadas nas bombas. Quer dizer que o polipropileno da bomba não pode, mas o PVC das conexões pode! O plástico dessas conexões, SIM soltam substâncias tóxicas. O correto são as conexões de CPVC. Essas feitas para água quente, da marca Tigre. Essas não soltam nada.
Espero ter podido ajudar.
Um abraço a todos,
Alexandre



Não...

Plásticos contém plastificantes, alguns sao ftalatos, que afetam o sistema reprodutivo, endocrino e são carcinogenicos. Alguns plasticos ainda tem dioxinas como subproduto do processo de polimerização que tambem são cancerigenos.

Em geral, usar apenas plastico alimenticio, food-grade, rejeite o contato de outros plásticos com o alimento. Ainda mais com a cerveja, que está quente no processo, tem pH ácido e certo teor de compostos orgânicos como lipideos, que fazem dela um solvente melhor pra plástico do que água por ex...

abraço
 
Caros amigos cervejeiros,
As vezes é comum no nosso meio satanizarmos algumas coisas sem pensar a respeito. Já perseguimos as panelas de alumínio, sem pararmos para pensar nas pessoas, como o meu pai, que estão com mais de 90 anos e comeram a vida toda nessas panelas.
Agora é a vez do plástico das bombinhas de máquina de lavar.
Existe uma diferença entre as bombinhas de máquina de lavar roupa e louça. As de máquina de lavar louça são feitas com polipropileno, um tipo de plástico duro e bem resistente às temperaturas mais altas. Esse tal de polipropileno é o mesmo material dessas bombinhas pretinhas chinesas. Porque as chininhas são alimentícias e o nosso polipropileno não é?
Alguém por acaso já leu as especificações da bomba chinesa?
Eu não quero defender o polipropileno, mas quero chamar a atenção para esse fato.
Tenho bobinhas chinesas, uma outra dos EUA para recirculação de água de placas solares e essas de máquina de lavar louça que eu paguei R$ 25,00. Sabe qual é a diferença entre a parte que a água passa nelas?
Nenhuma.
Então, ou a bombinha de máquina de lavar não faz mal ou todas as outras também fazem.
Meu pai trabalhou 25 anos na extinta fábrica de plásticos Idma. Eu fui lá muitas vezes nesses anos e tive a oportunidade de conhecer um pouco sobre o processo de fazer plástico. Sobre isso posso quase afirmar: Plástico alimentício é branco!
Os plásticos coloridos são misturas de plásticos reutilizados. Por isso os plásticos brancos são tão mais caros que os outros.
Então, ou a bomba, para ser de plástico alimentício, é de plástico branco, (digo branco, branco mesmo, não é esse branquinho encardido da bombinha china) como as Iwaki ou então são todas iguais às de máquina de lavar louça.
Agora vão falar que eu estou influenciando as pessoas a usarem as bombas de máquina de lavar louça. Não é bem aí, só estou dizendo que entre comprar uma da China e uma de 25 reais aqui, é melhor comprar a daqui, porque é a mesma coisa.
Uma coisa que eu não vejo ninguém falando, é com relação às conexões que são ligadas nas bombas. Quer dizer que o polipropileno da bomba não pode, mas o PVC das conexões pode! O plástico dessas conexões, SIM soltam substâncias tóxicas. O correto são as conexões de CPVC. Essas feitas para água quente, da marca Tigre. Essas não soltam nada.
Espero ter podido ajudar.
Um abraço a todos,
Alexandre

Olá Alexandre,

Creio que conhecer uma fábrica de bombinhas de máquina de lavar não é o suficiente pra afirmar tudo isso. Se tem conhecimento da química dos plásticos ou da sua fabricação, por favor esclareça-nos a respeito desse tema, senão acho que essa discussão se torna irrelevante.

A respeito da coloração dos plásticos, a informação é incorreta. Basta pensar nos mais diversos itens culinarios, feitos de plástico, com coloração, por exemplo garrafa pet verde. Pra ser mais específico, o cabeçote plástico das bombas chugger é preto, feito do plástico polissulfona (que nao tem coloração preta originalmente). Se isso impedisse seu grau alimenticio, provavelmente não seria aprovado pelo FDA.

Quanto à composição do plástico das bombas chinesas, realmente é complicado afirmar, é uma questão de confiar na palavra deles, já que não possuem um selo de alguma agência reguladora.

A peça preta, de plástico, das bombinhas de maquina de lavar, são mesmo de polipropileno? Elas possuem um cheiro bastante forte, que não é comum das peças de plástico alimentício.

Quanto às panelas de aluminio... nem tenho muito a comentar pos é um assunto totalmente diferente, acho que vc está generalizando um grupo de pessoas que não existe. Sou contra usar plástico não-alimenticio, mas não contra aluminio desde que sejam tomados os devidos cuidados com a parte interna da panela.

Abraço
 
Back
Top