Recirculação com bomba de máquina de lavar louça.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sombravarvas

Well-Known Member
Joined
Jan 27, 2014
Messages
72
Reaction score
37
Estamos na 4.ª brassagem nos encaminhando para a 5.ª

A cada brassagem agente já pensa na próxima "gambiarra" a ser feita.

Na 4.ª Já utilizamos um motor para recirculação. Mas como pesquisamos pouco sobe o assunto, controlamos a vazão na saída da panela. além de ficarmos em pé segurando a mangueira dentro da panela.

Então resolvi pesquisar mais aqui no fórum, e descobri q o correto é controlar na saída do motor.

Fiz uma adaptação com Nipple 3/8" x 3/8" (dei sorte que a saída do motor é 3/8) passei uma veda rosca e coloquei uma braçadeira. Na outra ponta rosqueei o registro de esfera de 3/8".

Para a mangueira aproveitei uma chapa que tinha na metalúrgica fiz tipo um grampo que prende na borda da panela e a mangueira passa por dentro.


Aceito sugestões e criticas :mug:

segue as fotos
IMG_0215.jpg


IMG_0212.jpg


IMG_0214.jpg
 
Parabéns pelo projeto, muito show!!
Estamos a algumas brassagens querendo fazer um desses mas os preços das bombas são muito altos, assim pensamos em usar de máquina de lavar louça como essa que você está usando.
Mas ficamos um pouco receosos por causa da temperatura, que temperatura ela aguenta? Suporta os 75°C? Já está usando ela, funciona bem?
Forte abraço!!
 
Também queria saber se ela aguenta a temperatura, o esquema ficou muito bom!
 
eu testei ela com temperatura a 85º antes de utilizar pela primeira vez em uma brassagem e funcionou mt bem.

Mas tamos na cabeça q é apenas um quebra galho. Futuramente a ideia é pegar uma especifica.
 
Pessoal, as bombinhas de máquina de lavar louça/roupa até "aguentam" 70, 80, 100ºC no sentido que ela vai funcionar por certo tempo, isso não significa que ela não vai soltar um monte de porcaria no mosto quente e ácido de vocês. A relação entre o uso de plásticos não-alimentícios na comida e o câncer já é conhecida e bastante comprovada... :(

Não temos tantas opções de bomba quanto gostaríamos de ter a um preço razoável, mas pra não encerrar o post sem deixar soluções, existem algumas opções alimenticias que eu conheço a ser consideradas:
-bombinha de aquecimento solar, feita de plástico alimenticio, é barata, tem no aliexpress ou no ebay, é pequena, serve pra equipamentos razoavelmente pequenos.
-bombas chugger/march, são as opções de bomba especifica pra homebrewer, custam meio caro, mas vale a pena, tem uma durabilidade e confiabilidade ótimas. pra quem é daqui a WE ta vendendo agora tmb.
-bombas de inox, aqui na serra já se encontra pessoal fazendo bomba de inox sob-medida por volta de R$650,00...

abraços
 
sombravarvas, mas pra que tu quer controlar a vazão dessa bombinha? já é pequena!
e esse registro depois da bomba não vai forçar o motorzinho elétrico?
 
Pessoal, as bombinhas de máquina de lavar louça/roupa até "aguentam" 70, 80, 100ºC no sentido que ela vai funcionar por certo tempo, isso não significa que ela não vai soltar um monte de porcaria no mosto quente e ácido de vocês. A relação entre o uso de plásticos não-alimentícios na comida e o câncer já é conhecida e bastante comprovada... :(

Não temos tantas opções de bomba quanto gostaríamos de ter a um preço razoável, mas pra não encerrar o post sem deixar soluções, existem algumas opções alimenticias que eu conheço a ser consideradas:
-bombinha de aquecimento solar, feita de plástico alimenticio, é barata, tem no aliexpress ou no ebay, é pequena, serve pra equipamentos razoavelmente pequenos.
-bombas chugger/march, são as opções de bomba especifica pra homebrewer, custam meio caro, mas vale a pena, tem uma durabilidade e confiabilidade ótimas. pra quem é daqui a WE ta vendendo agora tmb.
-bombas de inox, aqui na serra já se encontra pessoal fazendo bomba de inox sob-medida por R$400,00...

abraços

Tiago, eu estava decidido em comprar esta bombinha aqui até ler seu post:

http://www.ebay.com/itm/DC-12V-Elec...210?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3a603d21a2

Existe alguma solução adequada por menos de 100 reais ou devo continuar recirculando manualmente? Valeu!
 
Eu comprei essa aqui ó:
http://www.aliexpress.com/item/TL-B...e-long-lifetime-pump-for-home/1950375441.html

Ela aguenta alta temperatura e um espigao de 1/2 serve certinho, na entrada e saída...

É uma bomba bem pequena mas tem muuuita força, o problema dela é que não aguenta o início da recirculação pois qualquer casquinha de malte que passe por ela, faz o motor parar....
Pra quem usa fundo falso, o ideal com ela é primeiro fazer um bom tempo de recirculação pra formar bem a cama de grãos e só depois que não estiver mais passando cascas utilizar ela...
 
@Tiago teria como indicar a empresa que faz essa bomba de inox sob medida que você comentou?
 
Eu comprei essa aqui ó:
http://www.aliexpress.com/item/TL-B...e-long-lifetime-pump-for-home/1950375441.html

Ela aguenta alta temperatura e um espigao de 1/2 serve certinho, na entrada e saída...

É uma bomba bem pequena mas tem muuuita força, o problema dela é que não aguenta o início da recirculação pois qualquer casquinha de malte que passe por ela, faz o motor parar....
Pra quem usa fundo falso, o ideal com ela é primeiro fazer um bom tempo de recirculação pra formar bem a cama de grãos e só depois que não estiver mais passando cascas utilizar ela...

Bacana ... vi que é food grade e suporta 100C. Você comprou uma fonte 12V pra ligar ela?
 
Tiago, eu estava decidido em comprar esta bombinha aqui até ler seu post:

http://www.ebay.com/itm/DC-12V-Elec...210?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3a603d21a2

Existe alguma solução adequada por menos de 100 reais ou devo continuar recirculando manualmente? Valeu!

alemonez,

Na descrição dessa bomba ali no link está:
Profile:
This is brand new food-grade water pump P-38I, high quality and reliable.

Food-grade = grau alimentício.

Essa foi uma das opções que eu considerei antes... embora nunca tenha usado, já vi fotos e bons relatos aqui no forum.

Abraço
 
@Tiago teria como indicar a empresa que faz essa bomba de inox sob medida que você comentou?

Davipetry, fui localizar o email, desculpe pela informação errada, eu errei o valor. Vou editar o post original... o orçamento foi de R$650,00... o contato seria com [email protected].

Mas como o negócio está crescendo, existem mais empresas dedicando sua atenção pra equipamento cervejeiro, talvez numa pesquisa vc consiga um preço melhor.

Abraço
 
alemonez,

Na descrição dessa bomba ali no link está:
Profile:
This is brand new food-grade water pump P-38I, high quality and reliable.

Food-grade = grau alimentício.

Essa foi uma das opções que eu considerei antes... embora nunca tenha usado, já vi fotos e bons relatos aqui no forum.

Abraço

show de bola, mestre! :rockin:
 
Também preciso do esquema de ligação. Já tenho a P38I e a fonte, só falta ligar hehe
 

Attachments

  • IMG_0525.jpg
    IMG_0525.jpg
    238.6 KB · Views: 475
Tenho essa mesma bombinha, liguei com uma fonte de scanner que tinha parada aqui. A durabilidade é osso, tínhamos 4 e em 3 brassagens restam 2.
 
é só ligar o fio preto no preto da fonte, e o vermelho no amarelo (se ela for 12v)... não tem segredo
 
ah, e pra fazer a fonte funcionar sem estar conectada na mobo é só enganar ela, aquele conector maior que vai no pc tem um fio que eh verde, conecta ele com qq outro preto, pode ser com um pedacinho de clipes mesmo, jumpeando o verde e preto...
 
Como está sendo o uso dessas bombinhas, elas tem funcionado legal pro equipamento de vocês?
 
sombravarvas, mas pra que tu quer controlar a vazão dessa bombinha? já é pequena!
e esse registro depois da bomba não vai forçar o motorzinho elétrico?

tive que controlar a vasão pq apesar de pequena o mosto passou com muita força quando ligamos e levantou grãos.

No ultimo domingo, fizemos uma brassagem, e deixamos correr bem pouca água. ficamos de olho na temperatura apenas.

funcionou que foi uma blza!
 
Como está sendo o uso dessas bombinhas, elas tem funcionado legal pro equipamento de vocês?

Cara, pra mim funciona muito bem. Não tenho nenhum ponto negativo pra observar nela.

É claro que ela é um pouco frágil, então deve-se tomar alguns cuidados, mas nada exagerado.

A minha quebrou quando a panela caiu no chão por descuido meu. A bomba estava conectada na válvula de saída e a panela caiu bem em cima dela com 8kg de malte e 40 litros de água dentro! rsrs. Tive sorte de não quebrar a válvula.

Mas já mandei virem mais quatro da China. Vou usar três pro meu HERMS novo e deixar uma de reserva.

Ainda vou comprar mais três pra uns amigos que pediram.

Eu recomendo. O custo/benefício é excelente.
 
Pessoal existe alguma temperatura que seja seguro usar a bomba de maquina de lavar? tipo até uns 65 graus? ou nem isso?

Obrigado.
 
Pessoal existe alguma temperatura que seja seguro usar a bomba de maquina de lavar? tipo até uns 65 graus? ou nem isso?

Obrigado.

Não...

Plásticos contém plastificantes, alguns sao ftalatos, que afetam o sistema reprodutivo, endocrino e são carcinogenicos. Alguns plasticos ainda tem dioxinas como subproduto do processo de polimerização que tambem são cancerigenos.

Em geral, usar apenas plastico alimenticio, food-grade, rejeite o contato de outros plásticos com o alimento. Ainda mais com a cerveja, que está quente no processo, tem pH ácido e certo teor de compostos orgânicos como lipideos, que fazem dela um solvente melhor pra plástico do que água por ex...

abraço
 
Obrigado Tiago! E sobre os "food grade" da China ou baldes / fementadores que ninguém afirma serem realmente alimentícios (ou não serem específicos pra bebidas alcoolicas), você teria alguma consideração? Isso também me preocupa... Abraço!
 
Tiago, eu estava decidido em comprar esta bombinha aqui até ler seu post:

http://www.ebay.com/itm/DC-12V-Elec...210?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3a603d21a2

Existe alguma solução adequada por menos de 100 reais ou devo continuar recirculando manualmente? Valeu!

Uso uma bombinha como esta (igual a solar project). O fabricante diz ser food grade, apesar de frágil, da conta do recado pra recircular tranquilo. Já tentei usar uma vez pra fazer o whirpool mais aí ficou fraca demais.
 
Obrigado Tiago! E sobre os "food grade" da China ou baldes / fementadores que ninguém afirma serem realmente alimentícios (ou não serem específicos pra bebidas alcoolicas), você teria alguma consideração? Isso também me preocupa... Abraço!

valtert, infelizmente não temos como ter certeza disso, eu acho. Aqui no Brasil a regulamentação em cima dos plasticos alimentícios é rigida, mas na china eu não sei...
 
Sobre essa questão de toxidade quais mangueiras podemos usar nas conexões com a bomba que aguentam a temperatura de fervura sem liberar resíduos tóxicos??
 
Ok, grato estou comprando uma bomba na we pra recircular logo após a fervura e me preocupa esse lance de toxidade.
 
Pessoal, as bombinhas de máquina de lavar louça/roupa até "aguentam" 70, 80, 100ºC no sentido que ela vai funcionar por certo tempo, isso não significa que ela não vai soltar um monte de porcaria no mosto quente e ácido de vocês. A relação entre o uso de plásticos não-alimentícios na comida e o câncer já é conhecida e bastante comprovada... :(

Não temos tantas opções de bomba quanto gostaríamos de ter a um preço razoável, mas pra não encerrar o post sem deixar soluções, existem algumas opções alimenticias que eu conheço a ser consideradas:
-bombinha de aquecimento solar, feita de plástico alimenticio, é barata, tem no aliexpress ou no ebay, é pequena, serve pra equipamentos razoavelmente pequenos.
-bombas chugger/march, são as opções de bomba especifica pra homebrewer, custam meio caro, mas vale a pena, tem uma durabilidade e confiabilidade ótimas. pra quem é daqui a WE ta vendendo agora tmb.
-bombas de inox, aqui na serra já se encontra pessoal fazendo bomba de inox sob-medida por volta de R$650,00...

abraços


Amigos, esse fabricante tem diversas bombas e com certeza aqui encontrará alguma com preço e especificações que lhe atendem, além do grau alimentício.


http://pt.aliexpress.com/store/all-wholesale-products/1332185.html
 
Eu comprei essa aqui ó:
http://www.aliexpress.com/item/TL-B...e-long-lifetime-pump-for-home/1950375441.html

Ela aguenta alta temperatura e um espigao de 1/2 serve certinho, na entrada e saída...

É uma bomba bem pequena mas tem muuuita força, o problema dela é que não aguenta o início da recirculação pois qualquer casquinha de malte que passe por ela, faz o motor parar....
Pra quem usa fundo falso, o ideal com ela é primeiro fazer um bom tempo de recirculação pra formar bem a cama de grãos e só depois que não estiver mais passando cascas utilizar ela...


Também estava interessado em comprar essa bomba, mas isso que falou do motor parar com qualquer casquinha me desanimou. Será que não seria interessante colocar um filtro com TECIDO VOAL na válvula de saída do caldeirão?
 
Também estava interessado em comprar essa bomba, mas isso que falou do motor parar com qualquer casquinha me desanimou. Será que não seria interessante colocar um filtro com TECIDO VOAL na válvula de saída do caldeirão?

Minha curta experiência em colocar pano nas saídas ou entradas dos equipamentos sempre resultou em entupimentos e mais bagunça...

Se tem receio de que vá alguma casca, faça uma breve recirculação manual até que não saiam mais sólidos e depois conecte a bomba, assim terá segurança de ter formado uma bom filtro de grãos.

Abraço
 
Uso uma panela com bazooka e essa bombinha
Wholesale+Product+Snapshot+Product+name+is+Wholesale+4Pcs%2FLot+Electric+Centrifugal+Pump+DC+12V+Water+Pump+Black+TK0410.jpg


Antes de ligar a bomba, já conectada na saída da panela, eu deixo o mosto sair por gravidade umas 2 vezes, depois posiciono a mangueira pra fazer o fly sparge, até passam algumas cascas mas nada de travar a bomba.
 
Qual é a especificação dessa sua bomba luiz? e comprou aonde?

Obrigado!


Uso uma panela com bazooka e essa bombinha
Wholesale+Product+Snapshot+Product+name+is+Wholesale+4Pcs%2FLot+Electric+Centrifugal+Pump+DC+12V+Water+Pump+Black+TK0410.jpg


Antes de ligar a bomba, já conectada na saída da panela, eu deixo o mosto sair por gravidade umas 2 vezes, depois posiciono a mangueira pra fazer o fly sparge, até passam algumas cascas mas nada de travar a bomba.
 
@pedroeduardops O problema da bomba entupir com pedaços de grãos se resolve facilmente com uma bazooka abaixo do fundo falso. Eu estou usando assim e não tem erro.
 
Back
Top