Recirculação com 2 bombas + cano PVC

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Egon

Member
Joined
May 4, 2015
Messages
12
Reaction score
2
Boa noite pessoal;


Gostaria da opinião de vocês sobre uma técnica de recirculação que já assisti em alguns vídeos na NET,

Usando 2 bombas de recirculação uma na panela do mosto e outra na panela de agua pre aquecida utilizando um cano de PVC furado com 2 registros nas pontas... com os 2 registros abertos mistura a agua da fervura + mosto, com apenas o registro do mosto aberto apenas recirculação.
Duvida: estes canos de PVC comum podem trabalhar com uma temperatura máxima de 40°, levando em consideração agua pre aquecida a 75° na recirculação, não pode ocorrer uma contaminação?

O que vocês acham desta pratica? Vale a pena talvez utilizar um cano para agua quente?
 
Não entendi muito bem o esquema com os canos e presumo que você não queira usar mangueira de silicone (que todos usam), mas se eu fosse usar algum tipo de cano, usaria o CPVC (aquatherm da tigre, por exemplo), que é feito pra se utilizar com água quente (até 70 graus, se não me engano).
 
Opa, desculpe se não fui muito claro.. segue foto no anexo

aqui o link do video, as 14m pode entender melhor
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=kxqhUbqe0sw[/ame]

Não entendi muito bem o esquema com os canos e presumo que você não queira usar mangueira de silicone (que todos usam), mas se eu fosse usar algum tipo de cano, usaria o CPVC (aquatherm da tigre, por exemplo), que é feito pra se utilizar com água quente (até 70 graus, se não me engano).
 

Attachments

  • teste1.jpg
    teste1.jpg
    54.6 KB · Views: 206
Opa, desculpe se não fui muito claro.. segue foto no anexo

aqui o link do video, as 14m pode entender melhor
https://www.youtube.com/watch?v=kxqhUbqe0sw
Cara, eu respondo....... infelizmente, no Brasil... esse tipo de coisa é um quase um câncer. Todo mundo que faz algo, compartilha como se aquilo fosse o "certo", e um monte de gente "aprende" com isso, e compartilha.... e por aí vai.

Isso que você viu no vídeo, é um absurdo. Conexões de PVC normal não pode ser usadas com líquidos quentes. Os caras estão tomando cerveja com plástico dissolvido. Se dá pra sentir no gosto, ou não? Não sei. Já tomei cervejas assim.

Abraço,
 
Bom dia Guenther;

Foi o que eu imaginei,

Mas se eu utilizar um cano de cobre por exemplo? essa técnica ela funciona?

Ou a tradicional forma com um recipiente e escumadeira é a mais apropriada.

Abraços

Cara, eu respondo....... infelizmente, no Brasil... esse tipo de coisa é um quase um câncer. Todo mundo que faz algo, compartilha como se aquilo fosse o "certo", e um monte de gente "aprende" com isso, e compartilha.... e por aí vai.

Isso que você viu no vídeo, é um absurdo. Conexões de PVC normal não pode ser usadas com líquidos quentes. Os caras estão tomando cerveja com plástico dissolvido. Se dá pra sentir no gosto, ou não? Não sei. Já tomei cervejas assim.

Abraço,
 
Bom dia Guenther;

Foi o que eu imaginei,

Mas se eu utilizar um cano de cobre por exemplo? essa técnica ela funciona?

Ou a tradicional forma com um recipiente e escumadeira é a mais apropriada.

Abraços

Esse cano tem o mesmo fim da escumadeira, não criar "buracos" ou perturbar a cama de grãos. Qualquer gambiarra que você fizer(sanitariamente correta) que alcançar isso é apropriado.

Não sei quanto ao cobre, mas acredito que o mais simples seja uma mangueira de silicone mesmo, já que geralmente a gente já tem sobrando alguns metros em casa.
 
Cano de cobre pode ser usado no lugar, mas quando mais simples, melhor. Largar uma mangueira de silicone em cima da cama de grãos funciona igualmente bem. É só cuidar pra que ela não crie buracos profundos na cama de grãos, que não tem problema nenhum. Esses esquemas de chuveirinho tendem a desperdiçar muito calor desnecessariamente.
 
E eu com medo da minha bombinha da china que teoricamente é "food grade"
 
Agora posso fazer o embed aqui.

Cara, é uma bomba chinesa atóxica de alta temperatura.... comprei no Ali Express... tem 800 mil iguais, sem marca.

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=5IEffGCsSLY[/ame]
 
Acho que o problema maior é os materiais envolvidos, aqueles tubos de pvc não foram feitos para trabalhar nessa temperatura e com certeza "adicionam" alguns elementos químicos em solução ao mosto, que ninguém sabe o que pode ser.

Quanto à aeração do mosto a quente, achei esse artigo aqui bastante interessante: http://brulosophy.com/2014/11/18/is-hot-side-aeration-fact-or-fiction-exbeeriment-results/.

O experimento parece bem consistente. Talvez seja tema pra outro tópico.

Abraço a todos
 
@andrecelarino

A questão da aeração a quente está na química do envelhecimento da cerveja, no longo prazo. Basicamente na estabilidade da qualidade sensorial da cerveja ao longo de meses

Não em algumas semanas

Portanto, se está querendo fazer uma BIG BEER pra envelhece-la e degustá-la com alegria depois de meses...... tome cuidado com esse tópico dito "mito", pois pode se arrepender e ficar especulando que o defeito possa estar em outra coisa

Abraço
 
@Guenther sobre o teu "equipamentinho", estou pensando em fazer algo parecido, você poderia me dar mais detalhes?
Vi que você tem dois tic para controlar a temperatura das duas panelas, mas não consegui identificar o que é aquele aparelho redondo no painel de controle.
 
O aparelho redondo é um timer.

Serve somente para eu deixar as panelas de água quente (lá em cima) e a de mosturação (no meio) já cheias, e programar o horário que eu quero que elas já comecem a aquecer até a temperatura que eu pré-determinei.

Ou seja, se eu quero brassar as 8hs da manhã do outro dia, já deixo tudo pronto, panelas com água no volume certo, malte moído, etc, e programo o Timer pra acionar a contatora que alimentam os TICS, que por sua vez alimentam as resistências, para as 7hs da manhã. Quando chego às 8hs pra começar a brassagem, já está tudo aquecido e pronto pra começar.

Abraço,
 

Latest posts

Back
Top