Receitas com café

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Helghard

New Member
Joined
Aug 18, 2015
Messages
2
Reaction score
1
Olá, galera!

Neste fds vou fazer uma honey porter e tive a ideia de usar café nela pra dar uma acentuada no contraste entre o sabor do mel e o sabor "roasted" inerente ao estilo.

Em minhas pesquisas nos diversos fóruns sobre como melhor usar café vejo que esse é um assunto um tanto quanto subjetivo e pouco concreto. Uns usam os grãos direto na brassagem, no final da fervura, outros fazem um dry hopping na fermentação secundária. Alguns já preferem trabalhar com o café feito a frio adicionado na fermentação secundária ou no balde do priming.

Outro ponto subjetivo é a quantidade. Já vi, nos casos anteriormente mencionados, receitas usando 30g de grãos pra cada 20L e/ou 600ml de café a frio (feito com os mesmos 30g de grãos) pra cada 20L.

Como disse, isso é muito subjetivo e já vi muitas variações disso aí, e, porém, pouco sobre o resultado final.

A meu ver, achei mais interessante a ideia de colocar os grãos na fermentação secundária e adicionar o café feito a frio no balde do priming. Imagino que, no primeiro passo, eu deva ter um melhor proveito da textura dos óleos dos grãos, e no segundo, um melhor proveito dos sabores e nuances do café sem pegar o amargor dele.

A minha ideia não é fazer uma cerveja de café, apenas atenuar o citado contraste. Assim sendo, penso em seguir as medidas previamente citadas.

Abro esse tópico para que eu saiba como foram os resultados que vocês obtiveram nos seus testes, com o intuito mesmo de termos aqui uma discussão sobre o assunto.

Segue a receita que usarei como base para 20L (a qual terá algumas adaptações e será para 60L):
- Malte pale (3 kg)
- Malte cristal claro (500 g)
- Malte viena (400 g)
- Malte carafa 3 (200 g)
- Malte chocolate (100 g)
- Fuggle (23g)
- Challenger (15g)
- Wakatu (16g)
- Mel (500g)
- Yeast 1272 American ale II
 
Já usei café duas vezes.

Nas duas vezes coloquei o café na secundária.

Na primeira vez fiz o café "a frio" (melhor dizendo "a morno") aqueci a água só um pouco, por volta de uns 40ºC e fiz cerca de 500ml de café usando 3 colheres de sopa não muito cheias (não pesei).

Na segunda vez fiz o café normal, esperando a água ferver, nas mesmas proporções de antes.

Nas duas vezes coloquei esta quantidade de café para 15 litros de cerveja.

Os resultados:

Café a frio - ótimo aroma de café, bastante perceptível. Sabor de café identificável porém bastante suave, agradável.

Café a quente - pouco aroma de café. Sabor intenso, acentuando o amargor. Ficou uma "cerveja de café" mesmo.

Gostei mais do resultado com café a frio.

Na próxima vez vou experimentar fazer um "Dry Hopping" com grãos de café triturados (não moídos, só triturados), jogando na secundária também.

Opinião sobre o uso do café na sua receita:

Acho que fazer o Dry Hopping com grãos + o café líquido no priming pode dar mais sabor do que você deseja. Talvez fosse interessante usar apenas um dos modos, até para você ter a medida certa do resultado para o método que escolher.
 
Estou estudando isso tbm, pretendo fazer uma IPA fazendo um contraste com os aromas do café.
 
Já usei café duas vezes.

Nas duas vezes coloquei o café na secundária.

Na primeira vez fiz o café "a frio" (melhor dizendo "a morno") aqueci a água só um pouco, por volta de uns 40ºC e fiz cerca de 500ml de café usando 3 colheres de sopa não muito cheias (não pesei).

Na segunda vez fiz o café normal, esperando a água ferver, nas mesmas proporções de antes.

Nas duas vezes coloquei esta quantidade de café para 15 litros de cerveja.

Os resultados:

Café a frio - ótimo aroma de café, bastante perceptível. Sabor de café identificável porém bastante suave, agradável.

Café a quente - pouco aroma de café. Sabor intenso, acentuando o amargor. Ficou uma "cerveja de café" mesmo.

Gostei mais do resultado com café a frio.

Na próxima vez vou experimentar fazer um "Dry Hopping" com grãos de café triturados (não moídos, só triturados), jogando na secundária também.

Opinião sobre o uso do café na sua receita:

Acho que fazer o Dry Hopping com grãos + o café líquido no priming pode dar mais sabor do que você deseja. Talvez fosse interessante usar apenas um dos modos, até para você ter a medida certa do resultado para o método que escolher.

Legal ter compartilhado sua experiência, Antonio. Essas receita foram Coffe Stouts? To planejando fazer uma e também querendo saber a melhor forma de adicionar o café. Essas quantidades puxaram bem mesmo o café? A minha referência é a Colorado Demoiselle.

Abraço!
 
Legal ter compartilhado sua experiência, Antonio. Essas receita foram Coffe Stouts? To planejando fazer uma e também querendo saber a melhor forma de adicionar o café. Essas quantidades puxaram bem mesmo o café? A minha referência é a Colorado Demoiselle.

Abraço!

Oi Eduardo

Foram Stout sim.

Como disse, o café a frio foi melhor, para o meu gosto.

Ficou um aroma muito bom e o gosto de café perceptível, mas não forte.

Já o café a quente ficou muito forte o gosto, no limite do agradável, um pouco mais iria ficar um "café frio".

Outro detalhe, para fazer o café a frio, tem que deixar em infusão por algumas horas, para pegar bem o gosto.

E tomar bastante cuidado com a sanitização do equipamento para fazer o café.
 
Estou estudando isso tbm, pretendo fazer uma IPA fazendo um contraste com os aromas do café.

Felipe, apenas como dica, experimente algumas Black IPAs primeiro (especialmente as que usam maltes mais torrados) e veja o que você acha.

Notas de café torrado em IPAs não me agradam muito (gosto pessoal), acho que briga demais com o lúpulo. Mas de repente, se você fizer uma infusão a frio fique melhor.
 
Boa noite pessoal

Quanto maior a temperatura e tempo que o cafe ficar em infusão, mais cafeína será extraída gerando um Amargor excessivo. Principalmente depois que esfria.

Eu imagino que extração a frio dê mais certo, pois quase nenhuma cafeína é extraída, aproveitando assim apenas os aromas e sabores agradáveis do café.

Procurem no google receitas de coldbrew de café. Eu faço para consumo próprio, recomendo, é muito bom com gelo e em dias quentes.hehehe

Busque cafés de qualidade com torras recentes pois o tempo é inimigo da qualidade do cafe torrado. Assim como ocorre com o lúpulo, seus aromas volatizam / oxidam com o tempo.

Prime por comprar cafés torrado em grãos. Deixe para moer em casa no momento de preparo. Café moído tem maior área de contato, o que acelera a sua oxidação.

Caso tenham dúvidas sobre onde conseguir cafés especiais de qualidade com torra fresca, posso ajudar indicando micro-torrefações e cafeterias onde possam encontrar . É só me falar a cidade.

Abraço.
 
Felipe, apenas como dica, experimente algumas Black IPAs primeiro (especialmente as que usam maltes mais torrados) e veja o que você acha.

Notas de café torrado em IPAs não me agradam muito (gosto pessoal), acho que briga demais com o lúpulo. Mas de repente, se você fizer uma infusão a frio fique melhor.

Verdade, e nunca experimentei esse estilo.
Estou pesquisando várias especiarias/frutos para inserir em uma IPA.
Valeuu
 
Boa noite pessoal

Quanto maior a temperatura e tempo que o cafe ficar em infusão, mais cafeína será extraída gerando um Amargor excessivo. Principalmente depois que esfria.

Eu imagino que extração a frio dê mais certo, pois quase nenhuma cafeína é extraída, aproveitando assim apenas os aromas e sabores agradáveis do café.

Procurem no google receitas de coldbrew de café. Eu faço para consumo próprio, recomendo, é muito bom com gelo e em dias quentes.hehehe

Busque cafés de qualidade com torras recentes pois o tempo é inimigo da qualidade do cafe torrado. Assim como ocorre com o lúpulo, seus aromas volatizam / oxidam com o tempo.

Prime por comprar cafés torrado em grãos. Deixe para moer em casa no momento de preparo. Café moído tem maior área de contato, o que acelera a sua oxidação.

Caso tenham dúvidas sobre onde conseguir cafés especiais de qualidade com torra fresca, posso ajudar indicando micro-torrefações e cafeterias onde possam encontrar . É só me falar a cidade.

Abraço.

Excelente, Roger! Moro em Brasília. Saberia me indicar onde achar um bom café?
 
Oi Eduardo

Foram Stout sim.

Como disse, o café a frio foi melhor, para o meu gosto.

Ficou um aroma muito bom e o gosto de café perceptível, mas não forte.

Já o café a quente ficou muito forte o gosto, no limite do agradável, um pouco mais iria ficar um "café frio".

Outro detalhe, para fazer o café a frio, tem que deixar em infusão por algumas horas, para pegar bem o gosto.

E tomar bastante cuidado com a sanitização do equipamento para fazer o café.

opa!
teria como explicar resumidamente como vc faz essa infusao a frio?
usa agua fervida que resfriou ate a temperatura ambiente?
fica agitando ou deixa tudo quieto?
depois usa coador de papel normal para cafe?
valeu!
 
opa!
teria como explicar resumidamente como vc faz essa infusao a frio?
usa agua fervida que resfriou ate a temperatura ambiente?
fica agitando ou deixa tudo quieto?
depois usa coador de papel normal para cafe?
valeu!

Cara
É ben simples, compre um café especial moer na hora, deixe em infusão em água fria na geladeira por um dia depois coe e está pronto.
Eu gosto de fazer a infusão a 40 ou 50 graus por uns 5 a 10 minutos pois não tira muita cafeína e acho que tira mais aromas tb do que o método a frio
 
opa!
teria como explicar resumidamente como vc faz essa infusao a frio?
usa agua fervida que resfriou ate a temperatura ambiente?
fica agitando ou deixa tudo quieto?
depois usa coador de papel normal para cafe?
valeu!

Eu fiz um pouco diferente do que o Fernando explicou.

Usei um café muito bom, que eu tinha em casa mas não foi moído na hora.

Fervi a água e deixei esfriar até uns 40ºC (não foi bem a frio, foi mais "a morno").

Coloquei o café na água e deixei quieto, fora da geladeira mesmo, por umas 2 ou 3 horas.

Não coei, porque fiquei com medo de contaminação usado o coador, suporte, outra vasilha... O pó ficou todo assentado no fundo.

Despejei na cerveja com cuidado, até começar a sair o pó, aí parei.
 
O único problema é que esse tempo todo de infusão a 50 graus vai extrair muita cafeína que confere sabor amargo.
 
Tenho acesso a grãos de altíssima qualidade e queria usar eles numa receita. Estou pensando em fazer uma Blond similar à Hop Arabica... Alguém sabe como eles conseguem aquele sabor/aroma? Acho q é a melhor que já tomei que tem adição de café.
 
Tenho acesso a grãos de altíssima qualidade e queria usar eles numa receita. Estou pensando em fazer uma Blond similar à Hop Arabica... Alguém sabe como eles conseguem aquele sabor/aroma? Acho q é a melhor que já tomei que tem adição de café.

Tem alguma coisa aqui:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405857

Sempre é bom pesquisar antes de perguntar, o fórum é grande e tem boas chances de alguém já ter pensando a mesma coisa antes.
 
Como vocês sanitizam o café para usar na secundária e na maturação?
 
Back
Top