Receita Weiss - Opiniões

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Eric Carbobiach

Well-Known Member
Joined
Jul 24, 2017
Messages
278
Reaction score
117
Location
Curitiba
Olá a todos! Meu nome é Eric e este é meu primeiro post.

Venho fazendo cerveja há algum tempo, mas nunca fiz uma weiss, pois nunca foi meu estilo favorito. No entanto, gostaria de fazer por experiência e porque diversos amigos gostam.
Peço, por gentileza, a avaliação de pessoas mais experientes para esta receita:

Meus objetivos:

Corpo: médio (alto para o estilo);
Aroma: ressaltando o cravo;
Carbonatação/retenção de espuma: alta;

Eficiência e litragem:

comprei um equipamento novo, então, adotei 60% de eficiência para a primeira brassagem. Pretendo mandar para o fermentador 14 litros, engarrafar 13.

Ingredientes:

- 2kg malte pilsen Agrária;
- 2kg pale wheat Weyermann;
- 16g lúpulo saaz (5%), 60 min (11,9 IBU);
- 1 sachê TeckBrew 68 (200 bilhões de células);

Etapas:

- 15 min: 42oC - ácido ferúlico;
- 10 min: 52oC - parada proteica;
- 90 min: 68oC - sacarificação (podendo ser mais ou menos, conforme teste de iodo);
- 10 min: 78oC - mash-out;
- Lavagem dos grãos a 76oC;
- 60 min: fervura, com todo o lúpulo no início;

Fermentação e maturação:

- 4 dias: 18oC;
- Até atenuar: 20oC;

- 1 semana maturando a 15oC;
- 2 semanas maturando a 5oC;

Carbonatação:

- Priming: 2,9 vol de CO2 (a calcular após maturar);

Resultado final (estimado por software):

- OG: 1.049 - (1,044-1,052)
- FG: 1.014 - (1,010-1,014)
- Amargor: 11,9 IBU's - (8-15)
- Cor: 7,6 EBC/3,8 SRM - (3,9-15,8 EBC / 2-8 SRM)
- ABV: 4,6% - (4,3-5,6)
- BU/GU: 0,242 - (0,182-0,288 (média: 0,235))
- Vol CO2: 2,9 - (2,5-2,9)

PS: suponho a eficiência ser superior a 60%, então comprarei lúpulo com sobra para suprir.

Agradeço desde já! Um abraço!
 
Eu não faria parada proteica, usando só malte de trigo acho desnecessário. Faria mash-out a 76ºC, como uma segurança para não atingir temperatura que possa desnaturar as enzimas.

E não faria maturação prolongada, a não ser que queira fazer uma Cristal Weizen. Na minha deixo 2 dias a 2ºC e consigo levar boa quantidade de levedura pra garrafa.

Carbonatação achei um pouco baixa tbm. Em Weiss/Wit eu miro em +- 4 vol de CO2


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Eu não faria parada proteica, usando só malte de trigo acho desnecessário. Faria mash-out a 76ºC, como uma segurança para não atingir temperatura que possa desnaturar as enzimas.

E não faria maturação prolongada, a não ser que queira fazer uma Cristal Weizen. Na minha deixo 2 dias a 2ºC e consigo levar boa quantidade de levedura pra garrafa.

Carbonatação achei um pouco baixa tbm. Em Weiss/Wit eu miro em +- 4 vol de CO2


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Amigo, não estou utilizando apenas malte de trigo. De qualquer modo, acredito que não esteja perdendo nada, nem tempo, fazendo uma parada proteica de apenas 10 min.
Quanto ao mash-out, realmente é interessante que eu abaixe para 76oC, assim correndo menos riscos para a extração de taninos, obrigado por me lembrar disto. Provavelmente ainda haverá atuação da alfa amilase, mas não deve alterar consideravelmente o mosto.
Quanto a maturação, acredito que apenas ganharei se fizer algumas semanas. Já a carbonatação, estou seguindo o que diz no software, também acreditei ser baixa, provavelmente altere isto.
Pensei em trocar o malte pilsen, que acha?
 
Quanto a maturação, acredito que apenas ganharei se fizer algumas semanas.

Por ser um estilo que depende exclusivamente da levedura, mais tempo de maturação é igual a menos aroma e sabor.

Não segura na maturação por muito mais que 1 semana, a não ser que esteja com algum off flavor proveniente da fermentação.

Sugiro utilizar uma levedura líquida também, se possível for.
 
Por ser um estilo que depende exclusivamente da levedura, mais tempo de maturação é igual a menos aroma e sabor.

Não segura na maturação por muito mais que 1 semana, a não ser que esteja com algum off flavor proveniente da fermentação.

Sugiro utilizar uma levedura líquida também, se possível for.

Entendi! Então também irei diminuir o tempo de maturação. Quanto a receita, acredita estar adequada?
A levedura que irei usar é vendida em um sachê e vem imersa em starter, garantindo que cada sachê tenha 200 bilhões de células. Segundo meus cálculos, para esta quantidade e OG preciso de 128 bilhões de células, o que me dá uma boa margem de segurança.

Abraço!
 
A receita não tem muito segredo, segue essa linha mesmo.
Eu costumo utilizar um pouco de Munich para dar cor e um lúpulo alemão com amargor mais neutro (Tettnanger ou algum Hallertauer) apenas para não ficar muito adocicada.

Faz essa receita com os ajustes que julgar necessário, se o resultado for bom você certamente repetirá a dose tentando melhorar ainda mais. :)

Weiss tem toda uma magia por trás.
 
Eu estou com uma Weiss no fermentador. Tem um tópico aberto que estou registrando a experiência da minha primeira produção (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=411088). Alguns pontos que levei em consideração.

1. Fervura por 90 min, pois fiz no fogão de casa e o fogo não é muito intenso para eliminar o DMS do malte pilsen em 60 min.
2. Como ainda não tenho controle de temperatura, geladeira para fermentação, controlei com garrafas de água congeladas dentro de uma caixa, fermentou a 20º C, não consegui baixar mais, infelizmente após fermentação primária não tem aroma de cravo, mesmo fazendo a parada ferúlica.
3. Fiquei na dúvida da necessidade de parada proteica ou não. Acabei fazendo por 5 minutos apenas a 55º C. Chegaram dois livros o How to Brew do Palmer e o Brewing Better Beer do Strong, acredito que se tivesse lido antes, não teria feito a proteica, só a parada ferúlica mesmo. Estou mandando umas fotos dos trechos dos livros, talvez ajude. Abraços
 

Attachments

  • P_20170725_222135_1.jpg
    P_20170725_222135_1.jpg
    180.1 KB · Views: 151
  • P_20170725_222145_1.jpg
    P_20170725_222145_1.jpg
    141.9 KB · Views: 105
  • P_20170725_222634_1.jpg
    P_20170725_222634_1.jpg
    197.4 KB · Views: 100
  • P_20170725_222508_1.jpg
    P_20170725_222508_1.jpg
    85.8 KB · Views: 99
  • P_20170725_222716_1.jpg
    P_20170725_222716_1.jpg
    321.2 KB · Views: 107
Eu estou com uma Weiss no fermentador. Tem um tópico aberto que estou registrando a experiência da minha primeira produção (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=411088). Alguns pontos que levei em consideração.

1. Fervura por 90 min, pois fiz no fogão de casa e o fogo não é muito intenso para eliminar o DMS do malte pilsen em 60 min.
2. Como ainda não tenho controle de temperatura, geladeira para fermentação, controlei com garrafas de água congeladas dentro de uma caixa, fermentou a 20º C, não consegui baixar mais, infelizmente após fermentação primária não tem aroma de cravo, mesmo fazendo a parada ferúlica.
3. Fiquei na dúvida da necessidade de parada proteica ou não. Acabei fazendo por 5 minutos apenas a 55º C. Chegaram dois livros o How to Brew do Palmer e o Brewing Better Beer do Strong, acredito que se tivesse lido antes, não teria feito a proteica, só a parada ferúlica mesmo. Estou mandando umas fotos dos trechos dos livros, talvez ajude. Abraços

Caraca! Muito obrigado pelos trechos dos livros! Vou acompanhar seu tópico para ver o resultado da sua receita. Vou aplicar o que tem no trecho dos livros. Onde comprou?
Quanto a fervura, devido a baixa litragem e a potência da chama, consigo uma fervura intensa muito rápido (inclusive já tive problemas com isto nas primeiras brassagens, onde quase fiz um mash out subindo a temperatura).

Abraço!
 
A receita não tem muito segredo, segue essa linha mesmo.
Eu costumo utilizar um pouco de Munich para dar cor e um lúpulo alemão com amargor mais neutro (Tettnanger ou algum Hallertauer) apenas para não ficar muito adocicada.

Faz essa receita com os ajustes que julgar necessário, se o resultado for bom você certamente repetirá a dose tentando melhorar ainda mais. :)

Weiss tem toda uma magia por trás.

Vou utilizar sua dica para a ajuste de cor!

Minha principal dúvida é o lúpulo. Optei por utilizar o saaz por baixo a.a.. Se for necessário mudar, mudarei, mas saberia me dizer que o saaz satisfaz?

Abraço!
 
comprei um equipamento novo, então, adotei 60% de eficiência para a primeira brassagem. Pretendo mandar para o fermentador 14 litros, engarrafar 13.

Meça bem teu balde. Dificilmente perde-se somente 1 l no fundo (fermento e turb decantando, altura do torneira, etc). Para pequenas quantidades talvez o ideal seja sifonar para a trasfega de priming ou baldes mais estreitos.
 
Meça bem teu balde. Dificilmente perde-se somente 1 l no fundo (fermento e turb decantando, altura do torneira, etc). Para pequenas quantidades talvez o ideal seja sifonar para a trasfega de priming ou baldes mais estreitos.


Salve!
Medi meus baldes de 500 em 500ml e fiz marcações. Normalmente perco 1l, devido a altura que instalei a torneira (e não escondo que dou a famosa inclinada para aproveitar o máximo, mas faço isto em outro recipiente e engarrafo à parte). Acredito que o motivo disto esteja relacionado às pequenas quantidades que faço. Nunca tive problemas de limpeza ou turbidez em cervejas que não pedem isto.
Em anexo algumas fotos da minha última receita (ordinary bitter):
 

Attachments

  • 18741553_1018483628283222_1641393789_n.jpg
    18741553_1018483628283222_1641393789_n.jpg
    28.1 KB · Views: 84
  • 18762993_1018483464949905_55053547_n.jpg
    18762993_1018483464949905_55053547_n.jpg
    30.1 KB · Views: 69
  • 19894885_1048811738583744_8863004693996819848_n.jpg
    19894885_1048811738583744_8863004693996819848_n.jpg
    46.7 KB · Views: 76
Caraca! Muito obrigado pelos trechos dos livros! Vou acompanhar seu tópico para ver o resultado da sua receita. Vou aplicar o que tem no trecho dos livros. Onde comprou?
Quanto a fervura, devido a baixa litragem e a potência da chama, consigo uma fervura intensa muito rápido (inclusive já tive problemas com isto nas primeiras brassagens, onde quase fiz um mash out subindo a temperatura).

Abraço!

Eu comprei na https://www.amazon.com.br. Entrega super rápido e sempre tem alguma promoção em livros importados, eles fazem desconto progressivo as vezes, compra 2 livros 15%, 3 livros 20%, 4 livros 25%. Vale muito a pena. Da uma olhada nessa categoria https://www.amazon.com.br/gp/bestsellers/books/13986235011/ref=pd_zg_hrsr_b_1_5_last

Abraço
 
[ATUALIZAÇÃO]

Comprei hoje os ingredientes e fiz algumas mudanças na receita e processos, seguindo dicas de vocês e uma lida breve no BJCP.

Segue a nova receita:

Eficiência adotada = 60%, pois troquei de equipamentos e não sei como vou lidar com estes.

Ingredientes:

- 2kg malte pilsen;
- 2kg malte de trigo claro;
- 9g perle (8,2% a.a.);
- TeckBrew 68 (200 bilhões de células por sachê) (é um sachê que vem levedura imersa em starter);

Etapas:

- 15' - 42oC - rampa de ácido ferúlico;
- 90' - 68oC - rampa de sacarificação (o tempo vai variar conforme teste de iodo);
- 10' - 76oC - mash-out;
- Lavagem dos grãos - 76oC
- 60' - Fervura, com todo o lúpulo no início

Fermentação:

- 4 dias a 16oC;
- Até atenuar a 18oC;

Maturação:

- 1 dia a 20oC;
- 2 dias a 10oC;

Carbonatação:

- Priming: 3,5 volumes de CO2 (a calcular após maturação);

Resultado final, estimado por software:

- OG: 1.049 - (1,044-1,052)
- FG: 1.014 - (1,010-1,014)
- Amargor: 11,6 IBU's - (8-15)
- Cor: 7,6 EBC/3,8 SRM - (3,9-15,8 EBC / 2-8 SRM)
- ABV: 4,6% - (4,3-5,6)
- BU/GU: 0,235 - (0,182-0,288 (média: 0,235))
- Vol CO2: 3,5 - (3,3-4,5)

PS: suponho a eficiência ser superior a 60%, então comprarei lúpulo com sobra para suprir.


Irei registrar os dados da brassagem e volto a compartilhar, o resultado também!

Abraço!
 
[ATUALIZAÇÃO]

A eficiência foi altíssima, tanto que levei à fervura quase transbordando e a lavagem dos grãos ainda estava com água a 1.040 quando tive que parar para completar com água pura, a fim de atingir a densidade pré-fervura projetada. Pelas estimativas do software, poderia ter atingido 23 litros se pudesse continuar. Infelizmente a panela foi pequena para este lote. Estou contente, pois agora sei que preciso comprar uma quantidade muito menor de maltes para um ótimo resultado.

No final obtive o seguinte:

OG: 1.049
IBU: 13,3
BU/GU: 0,272
Litragem: 16 litros no fermentador (panela tem 20, tem a perda de evaporação, do trub e mais uma quantidade de contração);

Segue uma foto de como estava a panela indo para a fervura.
 

Attachments

  • 20431520_1059926294138955_4123843811696747021_n.jpg
    20431520_1059926294138955_4123843811696747021_n.jpg
    45.4 KB · Views: 79
[ATUALIZAÇÃO]

Costumo tirar pela torneira do balde meia dose (copo de shot) nos 2 primeiros 2 dias, para verificar sensorialmente alguma contaminação e depois para verificação da atenuação (quando o airlock para).
Nos 2 primeiros dias tudo correu normal, com leve aroma de banana. Ao final do 3o dia o airlock havia parado. No 4o, se manteve parado. Hoje, 5o dias após inocular, comecei as medições para a atenuação.
O que vem me incomodando é que, ao fazer a análise sensorial, depois do 4o dia, noto um aroma que não consigo identificar e que não me agrada. Não noto aromas de cravo ou banana, apenas este aroma. Lembra algo sulfuroso, não em nível de lembrar ovo podre, mas ainda assim, nada agradável.
Tenho plena consciência que análises sensoriais durante a fermentação não podem ser parâmetros reais, no entanto, o que me incomoda é que eu já senti este mesmo aroma em outras cervejas de trigo comerciais (o que me fez ter muito receio de começar a experimentar cervejas de trigo artesanais).

Alguma ideia do que pode ser e como posso me livrar deste aroma?


Abraço!
 
Estou na segunda receita de Weiss, a primeira usei o Wb 06, a cerveja ficou bastante ácida, quase intragável... Este fim de semana fiz outra receita, usei o M20 da mangroove, hoje no segundo dia de fermentação a 18~19 graus percebi um pouco ácida tambem porem bem menos que da outra vez, então ja subi a temperatura pra 21° hoje tirei outra mostra para analisar e me parece que diminuiu cerca de 80% a sensação de acidez.

Nao sei se pode lhe ajudar também, mas subir a temperatura as vezes costuma ajudar para acertar essas coisas indesejáveis...
 
Estou na segunda receita de Weiss, a primeira usei o Wb 06, a cerveja ficou bastante ácida, quase intragável... Este fim de semana fiz outra receita, usei o M20 da mangroove, hoje no segundo dia de fermentação a 18~19 graus percebi um pouco ácida tambem porem bem menos que da outra vez, então ja subi a temperatura pra 21° hoje tirei outra mostra para analisar e me parece que diminuiu cerca de 80% a sensação de acidez.

Nao sei se pode lhe ajudar também, mas subir a temperatura as vezes costuma ajudar para acertar essas coisas indesejáveis...

Vi bastante reclamações com relação a alguns fermentos, que produzem muita acidez ou aromas de enxofre, como nós dois descrevemos. Normalmente deixo maturar alguns dias na temperatura de fermentação, antes de maturar a frio, para permitir as leveduras consumirem os subprodutos na temperatura adequada de trabalho. Também vi esta dica de subir a temperatura para aumentar solubilização desses gases e permitir sua saída com o CO2.
Meu medo é que não saia, por já não notar atividade. Mas irei tentar, terei que optar por uma maturação mais longa e a temperatura alta também. Atualmente está a 18oC, irei subir 1oC por dia até o limite da levedura.

Posto atualizações sobre. Por favor, me dê um retorno de sua cerveja, assim quem saiba eu utilize este fermento.
 
[ATUALIZAÇÃO]

Meus amigos, primeiramente perdão por tantas atualizações, mas relatar no momento é a melhor forma de manter os detalhes e espero que isto sirva para alguém um dia.
Decidi jogar a temperatura diretamente para 23oC e daqui 3 dias subir para 24oC. Está o dia todo assim e já aclimatou. Com a subida da temperatura, notei nova atividade no airlock, mas acredito apenas ser aumento de pressão interna, pois durou pouco. Agora pela noite tirei uma amostra numa taça, para concentrar melhor os aromas e tive uma surpresa: o aroma sulfuroso desapareceu.
Ao agitar o líquido desprende aromas esterificados da levedura, acompanhando o esperado, banana e cravo, e os aromas do malte de trigo são muito intensos, um aroma doce, aroma característico do malte e mel bem presentes.
Comprei uma weizen comercial para fazer comparação (não irei citar nomes), estava na faixa de 20 reais uma garrafa de 500ml e é de uma boa cervejaria. Nunca tinha tomado, mas posso dizer que adorei, muito suave, trigo discreto, aromas e sabores redondos e neutros, com leve acidez. Contudo, comparada com a amostra que retirei da minha, não se sentia nada dela. Os sabores e aromas da minha estão muito intensos. Claro, faço uma ressalva forte ao frescor e ao fato de estar provando ainda do fermentador, mas ainda assim, gostei mais da complexidade da que brassei (meus estilos favoritos são belgas, então cargas esterificadas me agradam muito). Se continuar assim, provavelmente será a melhor weiss que provei, sem falta de modéstia.

Segue uma foto do fundo da taça, a cor bem pálida. Acredito que nada de extraordinário ocorra mais, então, provavelmente volte atualizar daqui algumas semanas, quando provar ela pronta.

Um abraço a todos e obrigado por todo o suporte!
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2017-08-02 at 22.02.17.jpeg
    WhatsApp Image 2017-08-02 at 22.02.17.jpeg
    70.3 KB · Views: 109
A minha também sumiu completamente o problema com a acidez elevando a temperatura, vai puxar um pouco mais para o aroma da banana, mas ainda é melhor que ácida. kkkkk
 
Olá! A sua receita está dentro do estilo, mas eu faria algumas modificações:

Continua nessa linha de 42/43 graus por 20 minutos no início da brassagem para favorecer a hidrólise do ácido ferúlico, pois a levedura usa esse ácido para produzir um off-flavor característico do estilo, que é o 4-vinyl guaiacol.

Eu NÃO faria a parada protéica, o efeito da protease já se inicia por volta dos quarenta e tantos graus e continua durante a subida de temperatura. Logo é algo muito rápido, e mandatoriamente você já faz uma certa "parada proteica".

Depois, toca o barco a 66 graus até a conversão, ou caso queira um pouco mais de corpo, trabalhe a 68. Não vai demorar os 90 minutos. Os maltes Pilsen da Agrária tem um poder diastático alto.

Faça o Mashout a 76 e lave o bagaço a 77 até atingir o volume de pré-fervura desejado.

Ferva por 90 minutos para inibir a produção de SMM, que é o precursor do DMS. E adicione o lúpulo aos 60 minutos.

Fermente a 17 graus até sua atenuação completa!

Manda bala! Boa cerveja!
 
Olá! A sua receita está dentro do estilo, mas eu faria algumas modificações:

Continua nessa linha de 42/43 graus por 20 minutos no início da brassagem para favorecer a hidrólise do ácido ferúlico, pois a levedura usa esse ácido para produzir um off-flavor característico do estilo, que é o 4-vinyl guaiacol.

Eu NÃO faria a parada protéica, o efeito da protease já se inicia por volta dos quarenta e tantos graus e continua durante a subida de temperatura. Logo é algo muito rápido, e mandatoriamente você já faz uma certa "parada proteica".

Depois, toca o barco a 66 graus até a conversão, ou caso queira um pouco mais de corpo, trabalhe a 68. Não vai demorar os 90 minutos. Os maltes Pilsen da Agrária tem um poder diastático alto.

Faça o Mashout a 76 e lave o bagaço a 77 até atingir o volume de pré-fervura desejado.

Ferva por 90 minutos para inibir a produção de SMM, que é o precursor do DMS. E adicione o lúpulo aos 60 minutos.

Fermente a 17 graus até sua atenuação completa!

Manda bala! Boa cerveja!


Bom dia, Fábio! Obrigado pelas dicas!

No fim, consegui estes detalhes da produção:

Etapas:

- 15' - 42oC - rampa de ácido ferúlico;
- 90' - 68oC - rampa de sacarificação (o tempo vai variar conforme teste de iodo);
- 10' - 76oC - mash-out;
- Lavagem dos grãos - 76oC
- 60' - Fervura, com todo o lúpulo no início

Fermentação:

- 4 dias a 16oC;
- Subi para 23oC e manterei até o fim;

O resfriamento foi muito rápido, em 30 min estava a 26oC e inoculei a 23oC. No fim, depois de dar uma lida, resolvi não fazer a parada proteica, porque a passagem gradual para a rampa de sacarificação, além da atuação da enzima durante a parada ferúlica, já iriam ser suficientes.
O aumento pra 23oC eu expliquei ontem aqui no post, foi para tentar eliminar um aroma sulfuroso que havia surgido, o que deu muito certo.

Abraço!
 
Valeu por compartilhar sua experiência na produção, Carbobiach.

Vou aproveitar o post pois pretendo brassar uma weiss em breve, mas não queria coloração palha, tradicional.

Já bebi algumas, como por exemplo a cerveja Noi daqui de Niterói, que tem a coloração meio alaranjada, bem bacana por sinal.

Alguma indicação para conseguir esse resultado? Valeu
 
Valeu por compartilhar sua experiência na produção, Carbobiach.

Vou aproveitar o post pois pretendo brassar uma weiss em breve, mas não queria coloração palha, tradicional.

Já bebi algumas, como por exemplo a cerveja Noi daqui de Niterói, que tem a coloração meio alaranjada, bem bacana por sinal.

Alguma indicação para conseguir esse resultado? Valeu

O Dalai comentou que usaria um pouco de munich para dar cor, como é minha primeira weiss, não inventei muito. Mas pretendo repetir a receita com um toque de munich para dar mais cor, seguindo a dica dele. Caso faça antes, compartilhe com a gente!
 
Olá, pessoal! Essa é minha primeira postagem. Andei pesquisando e cheguei essa receita de weiss e gostaria de algumas opiniões.
Receita: 25 litros
55% malte de trigo
35% malte pilsen
5% malte munich15
5% malte carablond

Rampas:
43° 10 min ferulico
50° 15/ 20 min parada protéica
65° 60 min sacarificação
78° 10min mashout

Fervura:
60 min hallertau 3,5% 25 gr e saaz 4,2% 12 gr

Levedura:
WB06
 
Olá, pessoal! Essa é minha primeira postagem. Andei pesquisando e cheguei essa receita de weiss e gostaria de algumas opiniões.
Receita: 25 litros
55% malte de trigo
35% malte pilsen
5% malte munich15
5% malte carablond

Rampas:
43° 10 min ferulico
50° 15/ 20 min parada protéica
65° 60 min sacarificação
78° 10min mashout

Fervura:
60 min hallertau 3,5% 25 gr e saaz 4,2% 12 gr

Levedura:
WB06

Bom dia!

Qual OG pretende atingir?

Pelo que o pessoal falou aqui e que pude ler na bibliografia, não há necessidade de fazer uma parada proteica. A protease terá um tempo bom de atuação durante a subida entre a parada fenólica e a rampa de sacarificação.
Eu fiz o mash-out um pouco mais baixo, a 76oC, onde ainda possui algum resquício de atuação da alfa-amilase, mas diminui o risco de propiciar a extração dos taninos. Lavei a 76oC, também.

Depois nos atualize da receita, como estou na primeira weiss, quero saber resultados de outras pessoas!

Abraço!
 
O Dalai comentou que usaria um pouco de munich para dar cor, como é minha primeira weiss, não inventei muito. Mas pretendo repetir a receita com um toque de munich para dar mais cor, seguindo a dica dele. Caso faça antes, compartilhe com a gente!



Na minha utilizo cerca de 5% de munich. Eu gosto da cor dela dessa forma.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Boa noite, amigos!

Tive muitos problemas na última semana e consegui engarrafar somente hoje. Para minha surpresa, a floculação foi alta e a cerveja está bem limpa, como podem ver nas imagens.
Durante a trasfega para outro balde, para homogeneizar a solução de priming, inclinei o balde e não tenho vergonha alguma de admitir isto. Com a inclinação é bem visível a compactação e o quanto consegui aproveitar da cerveja.
Havia mandado 16 litros para o fermentador e consegui trasfegar 15,5 litros, acreditem se quiserem. No final, foram envasados 14,8 litros (bebi um pouco e medi densidade, também deixei cair um tanto).
Agora só esperar a carbonatação e degustar. Utilizando 3.5 volumes de CO2 caiu na concentração de açúcar de 10g/l de cerveja. Achei meio alto, nunca fiz uma carbonatação tão potente, mas pesquisando na internet vi ser um número dentro dos padrões.
Terminou com FG 1,012 e 4,8% ABV. Bem dentro dos parâmetros. Coloquei todas as garrafas na estufa a 20oC para uma carbonatação o mais sadia o possível.
Daqui uma semana, talvez 10 dias, eu volto com a degustação e meu plano de novas receitas.

Abraço a todos!
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2017-08-17 at 19.30.20.jpeg
    WhatsApp Image 2017-08-17 at 19.30.20.jpeg
    58.8 KB · Views: 63
  • WhatsApp Image 2017-08-17 at 19.30.25.jpeg
    WhatsApp Image 2017-08-17 at 19.30.25.jpeg
    52.1 KB · Views: 60
  • WhatsApp Image 2017-08-17 at 19.30.31.jpeg
    WhatsApp Image 2017-08-17 at 19.30.31.jpeg
    119.4 KB · Views: 52
Boa tarde, queridos amigos!

Chegou o almoção de domingo, aquele famoso frango assado... Pedia uma cerveja, não? A ansiedade falou mais alto e resolvi abrir uma garrafa de 300ml da weiss. Carbonatou lindamente! Seguem algumas fotos. Infelizmente não tenho um copo de weiss ainda, mas servi no de dunkel, que é o mais próximo que tenho.
Sem querer faltar com modéstia, mas foi a melhor weiss que já tomei. Acidez adequada, aroma de banana suave e aroma de cravo predominante, ficando um retrogosto de cravo muito gostoso depois do gole. O corpo ficou o esperado, médio pra baixo, com uma sensação de viscosidade, a espuma ficou bem cremosa e abundante, grudando na parede do copo, com duração média (gostaria que durasse mais, durou cerca de 3 minutos grande e depois se manteve em cerca de 1 dedo mais alguns minutos). A cor ficou mais bonita do que eu esperava, ficando um amarelo bem chamativo. Está bem leve e saborosa, fácil fácil de querer tomar mais uma.
Irei deixar as outas garrafas mais uma semana a 20oC para carbonatar e depois irei acabar com elas num churrasco com os amigos, para ver o que eles acham. Talvez guarde umas 2 garrafas para ver como vai estar aqui alguns meses.
Muito obrigado a todos pela ajuda e por terem compartilhado o conhecimento comigo na minha primeira weiss! Caso alguém repita esta receita, por favor, conte aqui se gostou e ficou boa! Irei repetir ela e tentar fazer alguns ajustes de cor e na retenção de espuma.

Abraço a todos e cheers!
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2017-08-20 at 14.35.36(1).jpeg
    WhatsApp Image 2017-08-20 at 14.35.36(1).jpeg
    76.4 KB · Views: 89
  • WhatsApp Image 2017-08-20 at 14.35.35(4).jpeg
    WhatsApp Image 2017-08-20 at 14.35.35(4).jpeg
    59.2 KB · Views: 74
  • WhatsApp Image 2017-08-20 at 14.35.35(2).jpeg
    WhatsApp Image 2017-08-20 at 14.35.35(2).jpeg
    51.2 KB · Views: 84
Bom ter estes feedbacks....
Esta levedura parece estra sendo um sucesso e melhor que a da Fermentis WB-06.
 
Parabéns!
Quanto à parada proteica, concordo com o que os colegas disseram: não faria.
Pelo que li, a mesma só se faz necessária quando se usa quantidades superiores a 25% de cereais não maltados.

No mais, ficou bonita a cerveja! Bem límpida pra uma weiss, até...
 
ATUALIZAÇÃO

Revivendo o tópico para trazer informações sobre a atuação da levedura. Repeti a receita, mas dessa vez para um lote um pouco maior, 50 litros, dessa vez deixando maturar pelo tempo projetado.
A levedura atuou exatamente como na primeira receita, tirando a parte de aroma sulfuroso. Acredito que seja porque desta vez, devido à quantidade, foi feito starter.
De resto, produziu aromas de cravo e banana evidentes, atenuou rapidamente o mosto e deixou o residual de açúcares esperado, sem acidez.

Abraço!
 

Latest posts

Back
Top