Receita Stout - Avaliação? Sugestões? Dicas?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Beeriful

Member
Joined
Jan 31, 2017
Messages
19
Reaction score
8
Olá cervejeiros, tudo bom com vocês ? Esta é a minha primeira receita de uma Stout, espero estar fazendo direito.

Anjo da Guarda Stout:

Tamanho do lote: 10 litros;
Estilo: Dry Stout;
OG: 1047;
IBU: 41,4;
EBC: 67,6;
ABV: 4,7%;
Equipamento: Caldeirão 13 litros de alumínio.

Ingredientes:
-Pale Ale (Bairds) 76%;
-Aveia em grãos 9,70%;
-Cevada Torrada (Bairds) 7,13%;
-Carafa Special I / Chocolate (Bairds) - 2,38%;
-Açucar mascavo - 4,75%, (para deixa-la mais alcoólica);
-Northern Brewer - 13G, FWH;

Corpo médio desejado;
Rampas: 42C (20m); 68C (60m); 78C (10m);

Fermentação:
Fermentis s04;
14 dias a 19C; 30 dias a 18C.

Envase:
Priming 60 gr de açucar refinado.
-----------------------------------

O que acham ?
 

Attachments

  • stout.jpg
    stout.jpg
    224.3 KB · Views: 121
Eu tiraria o açúcar, pois para conseguir somente 4.7 de ABV dá para conseguir só com grão.
Se quer mais seca e alcoólica, faça a rampa em 62~63°C
Deu
Dry stout não tem muito corpo.
Simplifica 😉

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Eu tiraria o açúcar, pois para conseguir somente 4.7 de ABV dá para conseguir só com grão.
Se quer mais seca e alcoólica, faça a rampa em 62~63°C
Deu
Dry stout não tem muito corpo.
Simplifica 😉

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Obrigado pela dica jeanpaullopes.
Você acha que a relação cevada torrada / malte chocolate está boa ? Não conheço esses maltes mas quero obter além da cor um sabor leve que lembre cacau/chocolate.
 
Obrigado pela dica jeanpaullopes.
Você acha que a relação cevada torrada / malte chocolate está boa ? Não conheço esses maltes mas quero obter além da cor um sabor leve que lembre cacau/chocolate.

Minhas stout sempre foram no estilo Irish Dry Stout, então basicamente pilsen(65%), cevada não maltada (25%) e cevada torrada (10%) (a la Guinness).

Não conheço o sabor que traz o malte chocolate (é o meu próximo projeto, uma stout com chocolate e baunilha), então não posso opinar, porém ressalto que com 10% de cevada torrada a pegada de café é um coice.
 
Estou fazendo umas alterações.
- Pale Ale 80%;
- Cevada torrada 7,14%;
- Aveia 9,5%
- Malte chocolate 2,4%

Sacarificação alterei para 63C (como sugeriu) por 60 minutos, tirei o açucar e ajustei o grist.
O que estou achando estranho é que a FG estimada agora está com um alerta.
 

Attachments

  • stout2.jpg
    stout2.jpg
    183.6 KB · Views: 140
Eu usaria o US 05, com um perfil mais limpo (deixa os maltes falarem).
Faria uma semana a 18°C e subiria 22~24°C e deixaria uns 4 dias assim.
Depois engarrafaria e maturava a tempo ambiente por umas 4 semanas.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Eu usaria o US 05, com um perfil mais limpo (deixa os maltes falarem).
Faria uma semana a 18°C e subiria 22~24°C e deixaria uns 4 dias assim.
Depois engarrafaria e maturava a tempo ambiente por umas 4 semanas.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Obrigado jeanpaullopes. Pensei no s04 por se tratar de uma cepa para ales britânicas. Mas ja estava querendo testar o us-05 ha algum tempo, então trocarei por ele.

Pretendo fazer uma rampa de 42C por 20 minutos, porque recentemente não obtive sucesso com retenção de espuma. Ai vou usar a aveia para dar um up.
Será que está bom esse tempo ?
 
Quer perfil de chocolate? Incrementa um pouco só no malte chocolate e na maturação coloque uma fava de baunilha direto na cerveja. Deixe ali de 7 a 10 dias (prove pra ver qdo estiver de seu gosto). Já era. Fiz uma que ficou pronta agora e está perfeita!! Dá uma olhada no vídeo no YouTube:

Brassagem: https://youtu.be/qTki6kv5LgA

A prova: https://youtu.be/tGBAkpvV5Og






Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Quer perfil de chocolate? Incrementa um pouco só no malte chocolate e na maturação coloque uma fava de baunilha direto na cerveja. Deixe ali de 7 a 10 dias (prove pra ver qdo estiver de seu gosto). Já era. Fiz uma que ficou pronta agora e está perfeita!! Dá uma olhada no vídeo no YouTube:

Brassagem: https://youtu.be/qTki6kv5LgA

A prova: https://youtu.be/tGBAkpvV5Og

Compartilha a receita por favor :mug:
 
Minha receita:

Malte Pale Ale 81.6%
Malte Crystal 10,2%
Malte Chocolate 6.1%
Cevada Torrada (black barley) 2%
Lupulo somente pra amargor (TNT) 30 IBU
Fermento Liberty Bell Ale (Mangrove M36)

Abri uma garrafa no final de semana, depois de 7 dias de priming.
Ja ta bem razoável, acredito que depois de maturar um pouco deve ficar ótima.
 
Eu usaria o US 05, com um perfil mais limpo (deixa os maltes falarem).
Faria uma semana a 18°C e subiria 22~24°C e deixaria uns 4 dias assim.
Depois engarrafaria e maturava a tempo ambiente por umas 4 semanas.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Mandar pra garrafa direto sem dar uma limpada nela a frio Jean?
 
@Beeriful,

já li opiniões divergentes sobre qual estágio da mostura colocar a cevada torrada. Estou pensando em colocar nos 30min finais. Como vc fez?

E outra, sabe dizer se vale fazer uma parada proteica tendo uns 25% de cevada não-maltada?
 
@Beeriful,

já li opiniões divergentes sobre qual estágio da mostura colocar a cevada torrada. Estou pensando em colocar nos 30min finais. Como vc fez?

E outra, sabe dizer se vale fazer uma parada proteica tendo uns 25% de cevada não-maltada?


Já fiz das duas maneiras, em uma Dry stout a cevada torrada foi colocada nos 60 min. Para mim ficou boa e sem nenhum defeito no paladar.

Agora estou com uma robust porter com malte chocolate e cevada torrada, além da adição de baunilha na fervura e depois da fermentação. Esta está no final da fermentação secundária e partirá para uma maturação de pelo menos 1 mês na garrafa. Nesta adicionei os maltes torrados nos últimos 15 min. A impressão é de uma cor mais para marrom (bem escuro) do que o preto da Dry. Quanto ao sabor final só daqui algum tempo.

Um detalhe importante: das dry stouts que tinha feito, algumas garrafas ficaram reservadas no fundo da despensa e as abri depois de 4 meses de garrafa. Infinitamente melhores que quando tinham 1 mês.
 
Chegou a fazer parada proteica na Stout Jean?

No Brewing Classic Styles o Jamil não fala nada, manda tudo de uma vez no início da mostura. Só diz pra moer bem a cevada torrada, pra que tenha a pegada que o estilo pede... Acho que vou mandar tudo nos 60min mesmo.
 
Chegou a fazer parada proteica na Stout Jean?

No Brewing Classic Styles o Jamil não fala nada, manda tudo de uma vez no início da mostura. Só diz pra moer bem a cevada torrada, pra que tenha a pegada que o estilo pede... Acho que vou mandar tudo nos 60min mesmo.
Normalmente eu faço só com a aveia ou cevada não malteada, em uma água separada enquanto estou aquecendo o restante

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Chegou a fazer parada proteica na Stout Jean?

No Brewing Classic Styles o Jamil não fala nada, manda tudo de uma vez no início da mostura. Só diz pra moer bem a cevada torrada, pra que tenha a pegada que o estilo pede... Acho que vou mandar tudo nos 60min mesmo.
Normalmente eu faço só com a aveia ou cevada não malteada, em uma água separada enquanto estou aquecendo o restante

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Um detalhe importante: das dry stouts que tinha feito, algumas garrafas ficaram reservadas no fundo da despensa e as abri depois de 4 meses de garrafa. Infinitamente melhores que quando tinham 1 mês.

Jean esses 4 meses fora da geladeira não deu oxidação ou algum outro problema na dry ?
Estou com uma oatmeal stout na secundária, e ainda nao sei se deixo uns 30/40 dias na maturação a frio ou a temperatura ambiente mesmo. Tô pendendo pra maturação na temperatura ambiente pelo fato de ter uma geladeira so.
 
Jean esses 4 meses fora da geladeira não deu oxidação ou algum outro problema na dry ?
Estou com uma oatmeal stout na secundária, e ainda nao sei se deixo uns 30/40 dias na maturação a frio ou a temperatura ambiente mesmo. Tô pendendo pra maturação na temperatura ambiente pelo fato de ter uma geladeira so.

Temperatura ambiente, sem que na primavera e inicio de verão do Sul.

Não oxidou de fora a ser perceptível, inclusive todos que tomaram ressaltaram o quão redonda estava a Stout. Uma Dry Stout por sua simplicidade e rusticidade (pouco lúpulo, muita cevada torrada) mascara bem qualquer off-flavor de oxidação. O tempo tirou o harsh do torrado, trouxe uma espuma de ótima retenção, nada se sobressaindo.

p.s.: Esta da foto meu cunhado achou perdida e me mandou a foto ontem com o seguinte recado "hum... tava boa"
 

Attachments

  • stoutVader 2.jpg
    stoutVader 2.jpg
    58.2 KB · Views: 79
Back
Top