Receita Saison com Aroeira

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

eduaroeira1

Active Member
Joined
Nov 17, 2016
Messages
28
Reaction score
5
Pessoal, boa tarde!

Estou montando uma receita de Saison que quero arredondar pra colocar no meu casamento.. único requisito é ter alguma coisa relacionada com Aroeira, por isso pensei em pimenta rosa. Podem me dizer o que acham dessa receita que criei?

Saison 40L
Densidade inicial 1054 SG
Amargor 25 IBU
Cor 7,0 SRM
ABV 5,9%

Maltes
7,0 kg Pilsen
2,0 kg Vienna
0,5 kg Caramunich

Lúpulos
25g Chinook (ferver 60 min)
40g Hallertauer (ferver 10 min)

Adjunto
40g Pimenta rosa (ferver 10 min)

Fermento
4 pct Belle Saison

Mostura 75 min a 64ºC
Mashout 10 min a 75ºC
Fervura vigorosa por 60 min

Fermentação:
Primária: 5 dias a 17ºC
Secundária: subir 1ºC/ dia até 25ºC e deixar 3 dias - 10 dias total
Maturação: cold crash p/ 2ºC, 2 dias maturando e então adicionar gelatina, deixando mais 2 dias.

Equipamento:
Panela fervura: 68L
Panela mostura: 45L
Panela lavagem: 36L
Baldes de plástico de 22L

Problema:
Tive problemas pra aumentar a temperatura na secundária em uma American IPA que fiz.. Minha geladeira não passava de 21ºC mesmo no verão por causa do lugar onde está instalada - comprei 3 lampadas eletronicas 15W 220V (ligadas em uma rede 110V) pra tentar resolver o problema, mas ainda não testei se consegue elevar a temperatura até 25ºC

Dúvidas:
1) Qual a melhor forma de colocar a pimenta rosa? Macerar e colocar direto na fervura, ou fazer uma infusão de vodka antes?
2) O Hallertauer é um bom lúpulo pra Saison? Talvez seja melhor trocar por East Kent Golding ou Bavaria Mandarina? Gostaria de complementar a pimenta rosa, e fazer uma saison puxando um pouco pro herbal e frutado
3) Pelo que andei lendo, essa levedura tem pouca dificuldade em absorver o diacetil e outros compostos, vale a pena deixar tanto tempo na secundária?
4) Pensei em fazer um 3o balde improvisado com uma garrafa pet de água 5L ou uma de coca 3L pra poder colocar a sobra da cerveja (minha última produção resultou em 45L de IPA) e poder ir fazendo as medições nesse volume - não será igual, mas reduz minha perda final.. Vale a pena fazer isso, mesmo levando em conta que a fermentação não é a mesma nos baldes e na garrafa?
5) É recomendável usar gelatina numa saison, que costuma ser mais turva?
6) É recomendável adicionar tempo de maturação para esse estilo?

Abraços, e obrigado!
 
né por nada não mas eu particularmente não gosto do resultado da pimenta rosa em cerveja principalmente por que é fervida o resultado que deveria ser um picante fica pungente se eu fosse vc colocava um gengibre algo mais refrescante
 
né por nada não mas eu particularmente não gosto do resultado da pimenta rosa em cerveja principalmente por que é fervida o resultado que deveria ser um picante fica pungente se eu fosse vc colocava um gengibre algo mais refrescante

Na verdade pimenta rosa não é pimenta... não tem picância nenhuma.. acho que o efeito vai mais no aroma.

Tirando essa parte da pimenta, o que achou do resto da receita?
 
Pessoal, boa tarde!

Estou montando uma receita de Saison que quero arredondar pra colocar no meu casamento.. único requisito é ter alguma coisa relacionada com Aroeira, por isso pensei em pimenta rosa. Podem me dizer o que acham dessa receita que criei?

Saison 40L
Densidade inicial 1054 SG
Amargor 25 IBU
Cor 7,0 SRM
ABV 5,9%

Maltes
7,0 kg Pilsen
2,0 kg Vienna
0,5 kg Caramunich

Lúpulos
25g Chinook (ferver 60 min)
40g Hallertauer (ferver 10 min)

Adjunto
40g Pimenta rosa (ferver 10 min)

Fermento
4 pct Belle Saison

Mostura 75 min a 64ºC
Mashout 10 min a 75ºC
Fervura vigorosa por 60 min

Fermentação:
Primária: 5 dias a 17ºC
Secundária: subir 1ºC/ dia até 25ºC e deixar 3 dias - 10 dias total
Maturação: cold crash p/ 2ºC, 2 dias maturando e então adicionar gelatina, deixando mais 2 dias.

Equipamento:
Panela fervura: 68L
Panela mostura: 45L
Panela lavagem: 36L
Baldes de plástico de 22L

Problema:
Tive problemas pra aumentar a temperatura na secundária em uma American IPA que fiz.. Minha geladeira não passava de 21ºC mesmo no verão por causa do lugar onde está instalada - comprei 3 lampadas eletronicas 15W 220V (ligadas em uma rede 110V) pra tentar resolver o problema, mas ainda não testei se consegue elevar a temperatura até 25ºC

Dúvidas:
1) Qual a melhor forma de colocar a pimenta rosa? Macerar e colocar direto na fervura, ou fazer uma infusão de vodka antes?
2) O Hallertauer é um bom lúpulo pra Saison? Talvez seja melhor trocar por East Kent Golding ou Bavaria Mandarina? Gostaria de complementar a pimenta rosa, e fazer uma saison puxando um pouco pro herbal e frutado
3) Pelo que andei lendo, essa levedura tem pouca dificuldade em absorver o diacetil e outros compostos, vale a pena deixar tanto tempo na secundária?
4) Pensei em fazer um 3o balde improvisado com uma garrafa pet de água 5L ou uma de coca 3L pra poder colocar a sobra da cerveja (minha última produção resultou em 45L de IPA) e poder ir fazendo as medições nesse volume - não será igual, mas reduz minha perda final.. Vale a pena fazer isso, mesmo levando em conta que a fermentação não é a mesma nos baldes e na garrafa?
5) É recomendável usar gelatina numa saison, que costuma ser mais turva?
6) É recomendável adicionar tempo de maturação para esse estilo?

Abraços, e obrigado!

Eu fermentaria iniciando aos 26graus.
 
ta legal a receita como o colega acima falou saison em geral a fermentação é mais alta
 
Só cuidado em avisar a alérgicos. Há pessoas alérgicas a aroeira e a semente.

Usei em uma witbier e ficou bem interessante, muito sutil.
 
Eu fermentaria iniciando aos 26graus.

Tem dicas de como começar a fermentação em uma temperatura tão alta? Tentei subir até 25ºC numa IPA e travei em 22.. Comprei lampadas eletrônicas, mas ainda não vi até onde consigo chegar com elas..
Outra coisa: depois que começo em 25, faço o que mais? tento subir ainda mais?
Abs
 

Latest posts

Back
Top