Receita Russian Imperial Stout - Conselhos.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Ressuscitando o tópico, estou planejando fazer uma RIS, mas estou na dúvida de qual perfil de brasagem usar, poderiam dar uma sugestão, para esse estilo qual o mais recomendado.

60 min 68,9
10 min 76

ou

40 min 63
50 min 69
10 min 76
 
Ressuscitando o tópico, estou planejando fazer uma RIS, mas estou na dúvida de qual perfil de brasagem usar, poderiam dar uma sugestão, para esse estilo qual o mais recomendado.

60 min 68,9
10 min 76

ou

40 min 63
50 min 69
10 min 76

Como é uma cerveja com densidade mto alta, o ideal é fazer uma infusão mais baixa para gerar mais fermentáveis.
Sugiro:
90min 64º.
10min 75º

Tb é interessante usar menos água por kg de malte, isso pra utilizar mais água na lavagem e tentar melhorar um pouco a eficiência, receitas com a utilização mto grande de maltes tendem a ter uma eficiência baixa.
 
Como é uma cerveja com densidade mto alta, o ideal é fazer uma infusão mais baixa para gerar mais fermentáveis.
Sugiro:
90min 64º.
10min 75º

Tb é interessante usar menos água por kg de malte, isso pra utilizar mais água na lavagem e tentar melhorar um pouco a eficiência, receitas com a utilização mto grande de maltes tendem a ter uma eficiência baixa.

Muito obrigado pelo retorno Brunno.

Mas nesse caso, eu utilizando uma rampa somente com essa temperatura,
não estaria perdendo muito corpo da cerveja para o estilo que pede uma
cerveja com médio alto corpo? Ou seja dando para ela um final mais seco?

Desde já agradeço pelos comentários
 
Muito obrigado pelo retorno Brunno.

Mas nesse caso, eu utilizando uma rampa somente com essa temperatura,
não estaria perdendo muito corpo da cerveja para o estilo que pede uma
cerveja com médio alto corpo? Ou seja dando para ela um final mais seco?

Desde já agradeço pelos comentários

Como é uma receita que leva muita quantidade de maltes e OG alta, elas são naturalmente encorpadas, mesmo mosturando mais baixo..
caso faça a mostura por 68°C, ela vai ficar beem incorpada.. ficando desequilibrada. Caso queira chegar numa OG alta e manter o equilibrio, pode usar um pouco de açucar
abraço!
 
Como é uma receita que leva muita quantidade de maltes e OG alta, elas são naturalmente encorpadas, mesmo mosturando mais baixo..
caso faça a mostura por 68°C, ela vai ficar beem incorpada.. ficando desequilibrada. Caso queira chegar numa OG alta e manter o equilibrio, pode usar um pouco de açucar
abraço!

Muito obrigado pela contribuição, vou fazer dessa maneira. Assim que brassar posto a receita e a evolução dela aqui no forum!

Abs.
 
Galera, ressuscitando o topico para postar uma receita de RIS, peço sugestões pois nunca fiz:
10L
3kg de Pilsen 67%
250g de Aveia flocada 5,6%
250g de Malte de trigo
250g de Malte Special B
250g de Malte Carafa III
150g de Malte Chocolate 3,3%
150g de Cevada torrada
150g de Caramunich III

30g de H.Magnum 30min

Fermento US-05

Mosturaçao de 100min
Fervura de 100min

OG 1100
FG 1019
Abv 10,6%
IBU 73
 
Vou dar umas dicas Justlucky

Dividiria seu malte pilsen, no mínimo 50% disso de pale e metade (se quiser economizar com Pilsen)
Curto malte trigo mas nao vejo vantagens com aveia.
Aumentaria um pouco o malte black e chocolate.

Uma questão muito importante, nao sei a eficiência de seu equipamento, mas considere sempre uma perda de eficiência pra essas OG muito altas, existem equipamentos que fazem doble mash, usa o mosto da primeira filtragem como agua pruma segunda mostura (mas isso são técnicas mais usadas em equipamentos de baixa eficiencia), no seu caso soh colocar um pouco mais de malte que previsto.

Rampas, dar preferência pra dextrinas (corpo), 66 por 10mim e 69 por 50min (ou mais se o teste de iodo indicar presença de amido). Adicionar os maltes black e chocolate no mash out ou na recirculacao.

Os IBUs melhor respeitar uma relação entre IBU/OG=0,68 (importante pra dar um contraponto no dulçor do malte da receita)

Muito bom se puder tratar sua agua com adição de sais, buscando perfil voltado para maltado (150ppm Ca, 20ppm Mg, 40ppm Na, 230ppm CL, 115ppm So4), usando Sulfato de cálcio, cloreto de cálcio, bicarbonato de sódio, e sulfato de magnésio. Tem discussões especificas pra agua e nao vou me aprofundar.

Pode usar um pouco de lúpulo 10min finais, pra trazer mais sabor.

Hidrata bem o fermento ou faz starter, aerar bem o mosto, e controlar a temperatura de fermentacao.

São apenas sugestões, mas eu diria que se respeitar a relação IBU/OG, tratar a agua, ser conservador com a eficiencia que usou (poe mais malte na hora da receita), tratar a agua com sais buscando perfis maltados e respeitar taxa de inoculo de levedura e temperaturas de fermentacao; esta ai a base pruma excelente RIS.

Prost!
 
@mjbizarro, me ajudou demais. Vou repartir o malte base em Pilsen e maris Otter, aumentar a quantidade de Special B e Chocolate, retirar a aveia, corrigir a água conforme seu conselho e adicionar lupulo aos 10' para sabor. Valeu demais
 
Bom dia, amigo.

Para uma RIS, já sou do princípio que a aveia é altamente importante.
Além de contribuir para o corpo mais licoroso e espuma, ela auxilia na fermentação e, pelo fato das RIS serem cervejas de guarda, a aveia também contribui para um bom envelhecimento da cerveja.
Cervejas com alta concentração de aveia, tendem a durar mais tempo com maior qualidade.

Outra coisa que irá contribuir para um corpo mais licoroso, além da aveia e temperatura de brassagem, é uma fervura longa, com 2 horas ou mais.

Não colocaria trigo em uma RIS, por talvez deixá-la turva e "amarronzada"
 
Bom dia, amigo.

Para uma RIS, já sou do princípio que a aveia é altamente importante.
Além de contribuir para o corpo mais licoroso e espuma, ela auxilia na fermentação e, pelo fato das RIS serem cervejas de guarda, a aveia também contribui para um bom envelhecimento da cerveja.
Cervejas com alta concentração de aveia, tendem a durar mais tempo com maior qualidade.

Outra coisa que irá contribuir para um corpo mais licoroso, além da aveia e temperatura de brassagem, é uma fervura longa, com 2 horas ou mais.

Não colocaria trigo em uma RIS, por talvez deixá-la turva e "amarronzada"

Algo que ando fazendo tb...fervura vigorosa de, no mínimo, 90 minutos, uso flocos de aveia, maltes especiais e brasso alto (67-69) para no final chegar numa FG de 1.020 aproximadamente...isso qdo quero uma cerveja c alta densidade final, obviamente...
 
Ao invés de açúcar, use extrato de malte em pó 100%.
Em vinte litros, junto com os grãos, uso dois quilos, dissolvidos em quatro litros que extrato aos 15 minutos finais, e devolvo para a panela para terminar a fervura.
A og vai lá em cima sem usar adjuntos estranhos ao malte e não sobrecarrega a panela com grãos.
A minha, com essa técnica, chego aos 11,1% Abv.
 
Back
Top