Receita Lite Amerigan Lager

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ebraun

Well-Known Member
Joined
Oct 7, 2013
Messages
106
Reaction score
27
Alguem aí já fez uma Lite American Lager. Poderia postar a receita base. Quer fazer uma ceva pro "povo" beber. Uma bem suave e fraca.
Obrigado
 
Fiz uma ontem:

Para 30 litros finais
4kg de malte pilsen
2,5kg de arroz
10g de magnum (60min)
10g de saaz (5 min)
Bio 4 Pilsner Urquel (fermentação a 10ºC)

OG 1045
SRM 3
IBU 12

Mas não manjei de mosturar o arroz então minha eficiencia foi horrível, tive uma OG de 1028...vai virar água da batata, mas vai valer o teste. Uma boa dica é fazer puro pilsen ou usar xarope de milho (Karo por exemplo) no lugar do arroz.
 
A foto da dita cuja
 

Attachments

  • 2014-03-07 21.12.11-1.jpg
    2014-03-07 21.12.11-1.jpg
    11.5 KB · Views: 1,083
Se tu quer uma cerva de churrasco, procura ver as cream ale tb
 
Fiz uma light lager assim esses tempos, ficou com um pouquinho de diacetil no final das contas, mas o pessoal gostou bastante.

A receita botei nesse tópico: http://www.homebrewtalk.com.br/f12/uso-de-arroz-na-brassagem-403441/

Fiz uma ontem:

Para 30 litros finais
4kg de malte pilsen
2,5kg de arroz
10g de magnum (60min)
10g de saaz (5 min)
Bio 4 Pilsner Urquel (fermentação a 10ºC)

OG 1045
SRM 3
IBU 12

Mas não manjei de mosturar o arroz então minha eficiencia foi horrível, tive uma OG de 1028...vai virar água da batata, mas vai valer o teste. Uma boa dica é fazer puro pilsen ou usar xarope de milho (Karo por exemplo) no lugar do arroz.

Cozinhou bem o arroz antes de adicionar na mosturação? pq se por ele cru não da certo mesmo...
 
Então Tiago, usei ele cru, mas mosturei com 1kg de malte pilsen por 40 minutos, depois coloquei com o restante do malte (o arroz tava bem mole já) e mosturei por mais 40 minutos.
 
Cara, eu escrevi um texto para o site Cia Da Cerveja sobre cerveja e churrasco. Sou contra fazer cerveja leve para agradar bebedores de Ambev. Fiz minha Lite Lager mais pra saber como vai ficar, uma curiosidade mesmo.

Dá uma lida, ficou legal!
http://www.ciadacerveja.net/index.php/blog/cervejaechurrasco/

Abraço!

Cara, entendi completamente todos os argumentos que você utilizou, nesta sua matéria, para basear a sua posição....

Mudou meu modo de pensar à respeito deste tema.

Parabéns.
 
Obrigado pelas respostas.
Quanto a cerveja para churrasco eu concordo plenamente com vc, mas eu pretendo justamente é fazer todos os tipos e dar a opção pros que não entendem muito do assunto, até por que a gente também sempre conheceu cerveja através dessas comerciais e fomos aprimorando o nosso gosto. Então pra não ouvir aquela resposta "é meio forte tua cerveja" meta uma aguada neles e depois mostra que tem opção de coisa melhor.
Azar é de que continuam nas comercias e acham que conhecem cerveja boa, que não é o casos dos fequentadores aqui do forum.
Eu gosto de ceva artesanal mas também não deixo de tomar comerciais, pois nem sempre se tam a mão uma boa opção.

Abraços
 
Opa, realmente. Como disse no texto, a questão é de tentar agradar. Mas quanto a tomar ou não, quando estou em uma festa, com amigos e tal, tomo de tudo! Simplesmente pra mim não tem diferença tomar Original ou Bavaria, o que tiver, bem gelada, pra refrescar, deixar leve e rolar o papo com a turma, mando tudo pra goela, kkkkkk!Eu não compro mais lite lagers e standard lagers, mas bebo numa boa.
 
Opa, realmente. Como disse no texto, a questão é de tentar agradar. Mas quanto a tomar ou não, quando estou em uma festa, com amigos e tal, tomo de tudo! Simplesmente pra mim não tem diferença tomar Original ou Bavaria, o que tiver, bem gelada, pra refrescar, deixar leve e rolar o papo com a turma, mando tudo pra goela, kkkkkk!Eu não compro mais lite lagers e standard lagers, mas bebo numa boa.

Concordo do o drelimainacio, e como diz o texto do link abaixo:
"Tem hora para tudo, tem hora para beber descompromissadamente, sem ligar muito para o que está no copo, beber para experimentar sabores novos (minha ocasião favorita, aliás), beber suas favoritas, degustar cervejas novas no mercado, enfim, apenas não seja inconveniente, adeque-se à ocasião e aproveite sua cerveja!"

http://www.uzmenino.com/cervochato-todo-mundo-conhece-um/
 
Então Tiago, usei ele cru, mas mosturei com 1kg de malte pilsen por 40 minutos, depois coloquei com o restante do malte (o arroz tava bem mole já) e mosturei por mais 40 minutos.

Cara, o que acontece é que vc não cozinhou... A temperatura de gelatinização do arroz é de 68~75ºC, ou seja, se vc não atingir 75ºC ele não vai estar completamente gelatinizado. Fazer uma "pré-mosturação" com malte não é estritamente necessário, mas ajuda, inclusive é isso que as indústrias fazem pra economizar energia com o tempo de fervura necessário, mas ainda assim é necessario um tempo...

Abraço
 
A grande maioria das macrocervejarias utiliza milho, não arroz. Estes insumos não são tão fáceis para gelatinizar de maneira que a gente (que faz isso uma vez ou só de vez em quando) tenha controle sobre as densidades.

Quer uma solução muito eficaz, porém um pouco cara? Compra flocos de cereais (pode ser com arroz e/ou milho, mas sem sal e óleos) onde vende insumos para doces/sorvetes. É só colocar no mosto na rampa de sacarificação e ele derrete.
 
A grande maioria das macrocervejarias utiliza milho, não arroz. Estes insumos não são tão fáceis para gelatinizar de maneira que a gente (que faz isso uma vez ou só de vez em quando) tenha controle sobre as densidades.


Como assim? se vc cozinhar o arroz até ele virar uma pasta ele já foi completamente gelatinizado e isso levou pra mim em torno de 60 minutos, não foi tão dificil assim.
Fiz minha receita de acordo com meus parametros no beer smith almejando OG 1038 e consegui uma OG de 1038.... foi sorte?

Cereal em flocos é certamente muito mais facil, pq ele já foi pré-gelatinizado com vapor. O problema deles é q justamente por isso, umidade, eles tem um prazo de validade mais curto, então tem que consguir o produto mais fresco possível, principalmente se for vendido a granel, ficando exposto ao ambiente.
 
Se for sorte, não sei Tiago, pois as duas vezes que fiz a LAL não tive a coragem de tentar o que você fez. Se fizer mais uma vez talvez eu teria. Só queria deixar mais uma opção registrada no fórum. O produto veio bem embalado e parecia fresco, porém, como disse, com preço salgado.
 
Cara, vai sem medo na experiencia... eu usei 20% de arroz, mas ele tem q tar BEM cozido, muito além do ponto ideal pra comer. Os outros 80% ainda foram malte pilsen nacional, que uns até já reclamaram de má conversão por aí..
 
Tiago, foi voce que foi premiado numa weizenbier no concurso da acerva? Caso sim, desde já meus parabéns pela conquista. Adoro uma weizenbier, eu queria mandar alguma ceva minha pro concurso, mas devido as distâncias não foi possivel, ao menos para ter um feedback de meu produto.
Abraço
 
Oi ebraun, muito obrigado ai cara! A minha intenção é a mesma, receber um feedback valido pra melhorar sempre a qualidade da cerveja artesanal.
Uma pena que vc não pode participar dessa vez, mas incentivo a todos a participarem quando puderem, pra que o nível das cervejas aumente sempre.
Assim nosso país poderá ser uma potencia cervejeira entre aqueles outros que admiramos.

Aproveitando o tópico fica uma dúvida minha: seria possível ganhar um best of show com uma american light lager, sendo perfeitamente limpa e sem off-flavors, mas considerando suas limitações de sabor lado a lado com ales fortes, lagers maltadas e IPAs super lupuladas?

Abraço!
 
Back
Top