Receita ESB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

wilsonrmelo

Active Member
Joined
Nov 8, 2016
Messages
28
Reaction score
3
Pessoal, boa noite.
Estou querendo fazer uma ESB, alguém possui uma receita que testou e ficou legal?
Quais os cuidados que devo tomar numa ESB?

Grato.
:mug:
 
Pessoal, boa noite.
Estou querendo fazer uma ESB, alguém possui uma receita que testou e ficou legal?
Quais os cuidados que devo tomar numa ESB?

Grato.
:mug:
Qual? Existe a English Standard/Ordinary Bitter, a English Special Bitter e também a English Strong Bitter. Se estiver se referindo à primeira fiz uma há algum tempo atrás que gostei bastante e os meus amigos também.
 
Me perdoe a intromissão, Cleber.

Mas ESB é uma só: Extra Special Bitter também conhecida como Strong Bitter.

As outras duas são: Ordinary Bitter; e Best Bitter (conhecida também como Special Bitter).





Qual? Existe a English Standard/Ordinary Bitter, a English Special Bitter e também a English Strong Bitter. Se estiver se referindo à primeira fiz uma há algum tempo atrás que gostei bastante e os meus amigos também.
 
Me perdoe a intromissão, Cleber.

Mas ESB é uma só: Extra Special Bitter também conhecida como Strong Bitter.

As outras duas são: Ordinary Bitter; e Best Bitter (conhecida também como Special Bitter).
Não está se intrometendo, Marco, eu é que peço perdão por ter sido muito simplista. Realmente ESB é a designação para a Strong Bitter porém, por ser uma cerveja inglesa, apenas a insígnia pode confundir pois ESB na inglaterra é uma marca Fuller. A Fuller ESB não segue fielmente o estilo, só pra ilustrar o que quero dizer segue um comentário dos Guidelines do BJCP:
"In England today, “ESB” is a Fullers trademark, and no one thinks of it as a generic class of beer. It is a unique
(but very well-known) beer that has a very strong, complex malt profile not found in other examples, often leading judges to overly penalize traditional English strong bitters. In America, ESB has been co-opted to describe a malty, bitter, reddish, standard-strength (for the US) British-type ale, and is a popular craft beer style. This may cause some judges to think of US brewpub ESBs as representative of this style."

Por isso pedi que o colega que abriu este tópico especificasse qual, realmente, era o estilo que ele estava querendo fazer.

Abç,

Cleber
 
Faça a mais simples possível. Não vou te dar quantidades de malte porque isso depende do teu equipamento.

94% de Maris Otter
6% de Crystal 60 ou 40
(procure uma OG entre 1046 e 1060)

Para 20litros uns 50g de Challenger aos 60min e 20 ou 15 g de Fuggle aos 10min. (procure um IBU entre 30 e 55)

Nada de dry hopping.

Cuidados:

- Essa cerveja leva bem pouco gás (priming de uns 4 a 4,5g de açúcar por litro);
- A fermentação é o crucial. Fermento inglês é manhoso. Eu mantenho o S-04 entre 15C e 16C durante toda a fermentação para evitar que o frutado esconda o gosto de malte. Assim que atinge a FG eu faço o crash por cinco dias e engarrafo por duas semanas entre 16C e 17C.

Valeu


Pessoal, boa noite.
Estou querendo fazer uma ESB, alguém possui uma receita que testou e ficou legal?
Quais os cuidados que devo tomar numa ESB?

Grato.
:mug:
 
Beleza Cleber!

Realmente, é melhor chamar de Strong Bitter.


E, se o objetivo for fazer a ESB Fullers aí é melhor pesquisar por receitas "Fullers Clone".


Não está se intrometendo, Marco, eu é que peço perdão por ter sido muito simplista. Realmente ESB é a designação para a Strong Bitter porém, por ser uma cerveja inglesa, apenas a insígnia pode confundir pois ESB na inglaterra é uma marca Fuller. A Fuller ESB não segue fielmente o estilo, só pra ilustrar o que quero dizer segue um comentário dos Guidelines do BJCP:
"In England today, “ESB” is a Fullers trademark, and no one thinks of it as a generic class of beer. It is a unique
(but very well-known) beer that has a very strong, complex malt profile not found in other examples, often leading judges to overly penalize traditional English strong bitters. In America, ESB has been co-opted to describe a malty, bitter, reddish, standard-strength (for the US) British-type ale, and is a popular craft beer style. This may cause some judges to think of US brewpub ESBs as representative of this style."

Por isso pedi que o colega que abriu este tópico especificasse qual, realmente, era o estilo que ele estava querendo fazer.

Abç,

Cleber
 
Faço bem parecido com o que o Marco passou

6% de algum caramelo 120 EBC (melhor se conseguir crystal inglês)
se quiser dar uma a mais cor, alguma coisa de carafa III
o restante maris otter

Target (ou Magnum) de FWH
Fuggles + EKG aos 20'
Fuggles + EKG aos 10' ou 5'

Geralmente coloco uns 40 IBU - 50g de Fuggle e 50g de EKG, o resto no FWH

Busco geralmente uma OG próximo a 1.055 e FG geralmente bate nos 1.011, 1.012
Mosturo entre 64~66ºC
Fermento - ou o London ESB da bio4 (preferencial) ou o Liberty Ale da Mangrove, que de seco é o melhor inglês que já usei. Acho muito melhor que o 04. - fermento a 17ºC ou 18º
 
Faço bem parecido com o que o Marco passou

6% de algum caramelo 120 EBC (melhor se conseguir crystal inglês)
se quiser dar uma a mais cor, alguma coisa de carafa III
o restante maris otter

Target (ou Magnum) de FWH
Fuggles + EKG aos 20'
Fuggles + EKG aos 10' ou 5'

Geralmente coloco uns 40 IBU - 50g de Fuggle e 50g de EKG, o resto no FWH

Busco geralmente uma OG próximo a 1.055 e FG geralmente bate nos 1.011, 1.012
Mosturo entre 64~66ºC
Fermento - ou o London ESB da bio4 (preferencial) ou o Liberty Ale da Mangrove, que de seco é o melhor inglês que já usei. Acho muito melhor que o 04. - fermento a 17ºC ou 18º

Boa cara.
Eu tb estou pra fazer uma ESB tb, ate criei outro post.
to fazendo com 90% maris obter e 10% crystal 150...
os lúpulos pra dar 40 IBU estão
25g FWH target
15g 20' fuggles
15g 5' fuggles
fermento Mangrove M36

Acha que ta bom?
E outra, aqui na loja da minha cidade tem 2 tipos de maris otter: extra pale e Blended.. qual melhor pra usar?

Abraço
 
Qual? Existe a English Standard/Ordinary Bitter, a English Special Bitter e também a English Strong Bitter. Se estiver se referindo à primeira fiz uma há algum tempo atrás que gostei bastante e os meus amigos também.

Estou pensando numa English special Bitter.

Abraço.
 
Estou pensando numa English special Bitter.

Abraço.
Essa não fiz ainda mas é parecida com a Ordinary Bitter, segue a receita que tirei do livro do Jamil/Palmer. Observo que o malte Special Roast pode ser substituído pelo BROWN THOMAS FAWCETT fornecido pela WE, eu o utilizei pra uma Southern Brown Ale e gostei muito:

OG: 1.047 (11.7 °P)
FG: 1.012 (3.2 °P)
IBU: 30
Cor: 11 SRM (21 EBC)
Alcool: 4.6% ABV (3.6% ABW)
Fervura: 60 minutes
Volume Pre-Fervura: 26.5L
Gravidade Pre-Fervura: 1.040 (10.0 °P)

Maltes:
English Pale Ale LME (3.5 °L) - 4,31 Kg
Aromatic (20 °L) 227g
Crystal (120 °L) 227g
Special Roast (50 °L) 113g

Lupulos:
Kent Goldings 5% AA, 60 min., 34g, IBU: 24.6
Kent Goldings 5% AA, 20 min., 14g, IBU: 3.5
Kent Goldings 5% AA, 1 min., 14g, IBU: 1.7

Fermentação:
Fermentar a 20° C. Pode utilizar fermento S-04 ou o M36 da Mangrove Jacks (esse eu acho melhor).
carbonatar a cerveja com aproximadamente 1.5 a 2 volumes.
 
Last edited:
Amigos, desde já agradeço pela ajuda.
Vou tentar fazer uma receita conforme as imagens abaixo. O que vocês acham?

Me embasei na receita do nosso amigo @Sepesaraiva. Nas próximas brassagens vou fazer modificações conforme indicado pelos outros colegas.
Pretendo focar nessa receita e fazer melhorias.
Conforme sitação do nosso amigo @Marco TJ, deu para perceber que essa cerveja é um pouco complicada, mas...........bora tentar fazer e melhorar.
Se tiverem mais recomendações para me fazer, please façam, pois ainda sou muito novo em brassagens.
Agradeço muito a ajuda de todos.
 

Attachments

  • Capturar.JPG
    Capturar.JPG
    31.3 KB · Views: 127
  • Capturarii.JPG
    Capturarii.JPG
    28.1 KB · Views: 110
Boa cara.
Eu tb estou pra fazer uma ESB tb, ate criei outro post.
to fazendo com 90% maris obter e 10% crystal 150...
os lúpulos pra dar 40 IBU estão
25g FWH target
15g 20' fuggles
15g 5' fuggles
fermento Mangrove M36

Acha que ta bom?
E outra, aqui na loja da minha cidade tem 2 tipos de maris otter: extra pale e Blended.. qual melhor pra usar?

Abraço

Sobre os maltes, não sei a característica de cada um. Teria que ver as especificações. O bom é que seja full maris otter. Tem maltaria que blenda como o pale normal e vende mais barato

Acho muito 10% de caramelo. Já fiz bastante ESB, e testei com 10%, 8% e 6% de caramelo, geralmente o 120 EBC. Pra mim, o que mais casa com o que quero é 6%.

Não sei a litragem, então não tem como avaliar bem os lúpulos, mas achei pouco lúpulo nas adições finais. As bitters geralmente tem o sabor do lúpulo presente, não apenas amargor. Pelo BJCP 2008:

Sabor: Amargor de médio-alto a médio, com sabores maltosos
dando suporte. Normalmente apresenta um dulçor maltoso
caramelado forte. Sabor de lúpulo de moderado a moderadamente
alto (de qualquer variedade, porém variedades de lúpulos de caráter
terroso, resinoso e/ou floral ingleses são tipicamente mais
tradicionais). O amargor e o sabor do lúpulo devem ser notados, mas
não devem dominar o sabor do malte por completo.

Como eu disse, coloco cerca de 100g de lúpulo em adições tardias, para 20~24 litros. Isso traz aroma e traz sabor.

Fermento inglês é importantíssimo manter o pitching. Ele flocula muito rápido. Se não for fermento suficiente pode flocular antes de atenuar tudo. Já tive amigos com esse problema usando LevTek, mesmo oxigenando com O2 puro.
 
Me perdoe a intromissão, Cleber.

Mas ESB é uma só: Extra Special Bitter também conhecida como Strong Bitter.

As outras duas são: Ordinary Bitter; e Best Bitter (conhecida também como Special Bitter).

No BJCP é descrito como

E - Extra
S - Special ou Strong
B - Bitter

Portanto ela pode ser Strong, se tiver um teor alcoólico maior ou Special, que poderia ser utilizado caso não seja forte. Special na verdade poderia ser utilizada independente do teor alcoólico.
 
Sobre os maltes, não sei a característica de cada um. Teria que ver as especificações. O bom é que seja full maris otter. Tem maltaria que blenda como o pale normal e vende mais barato

Acho muito 10% de caramelo. Já fiz bastante ESB, e testei com 10%, 8% e 6% de caramelo, geralmente o 120 EBC. Pra mim, o que mais casa com o que quero é 6%.

Não sei a litragem, então não tem como avaliar bem os lúpulos, mas achei pouco lúpulo nas adições finais. As bitters geralmente tem o sabor do lúpulo presente, não apenas amargor. Pelo BJCP 2008:

Sabor: Amargor de médio-alto a médio, com sabores maltosos
dando suporte. Normalmente apresenta um dulçor maltoso
caramelado forte. Sabor de lúpulo de moderado a moderadamente
alto (de qualquer variedade, porém variedades de lúpulos de caráter
terroso, resinoso e/ou floral ingleses são tipicamente mais
tradicionais). O amargor e o sabor do lúpulo devem ser notados, mas
não devem dominar o sabor do malte por completo.

Como eu disse, coloco cerca de 100g de lúpulo em adições tardias, para 20~24 litros. Isso traz aroma e traz sabor.

Fermento inglês é importantíssimo manter o pitching. Ele flocula muito rápido. Se não for fermento suficiente pode flocular antes de atenuar tudo. Já tive amigos com esse problema usando LevTek, mesmo oxigenando com O2 puro.

Opa, valeu pelo retorno. Essa receita é para levar 18L pro fermentador, por volta de 24L para a fervura.
Estou pensando em diminuir o crystal então para 6% adicionar um pouco de Caraaroma (que eu tenho um pouco em casa) para dar cor.
O lúpulo eu achei que não era pouco pq eu fiz uma APA com apenas 20g de cascade nos últimos 5min e ela ficou bem boa... sem DH nem nada!
mas vc acha que aumentando o fuggles pra 25g nos 20' e mais 25g uma adição ao desligar o fogo fica melhor? ou acha que ainda deveria usar mais lúpulo que isso? (o target vou ajustando para manter os 40 IBU)

Abraço
 
Opa, valeu pelo retorno. Essa receita é para levar 18L pro fermentador, por volta de 24L para a fervura.
Estou pensando em diminuir o crystal então para 6% adicionar um pouco de Caraaroma (que eu tenho um pouco em casa) para dar cor.
O lúpulo eu achei que não era pouco pq eu fiz uma APA com apenas 20g de cascade nos últimos 5min e ela ficou bem boa... sem DH nem nada!
mas vc acha que aumentando o fuggles pra 25g nos 20' e mais 25g uma adição ao desligar o fogo fica melhor? ou acha que ainda deveria usar mais lúpulo que isso? (o target vou ajustando para manter os 40 IBU)

Abraço

Eu gosto sempre de usar pacotes inteiros de lúpulos. Sobre essas tuas adições não tenho muito o que dizer. Vai de gosto, de testar, experimentar... Conforme eu disse, eu prefiro com mais lúpulo no final. Uso 100g de late hopping pra 20 litros.

Minha dica: faça uma com 50g, uma com 100g e veja a diferença e qual tu prefere.

Conforme te falei, eu já fiz bastante ESB. Variei caramelo, 10, 8 e 6%. Lúpulos no late hopping - 100% fuggles, 100% ekg, 50% cada. Fermento, já usei mangrove e bio4. Já fiz no priming e na forçada. Cada coisa traz alguma diferença. É teste e ver qual tu gosta mais.
 
Eu gosto sempre de usar pacotes inteiros de lúpulos. Sobre essas tuas adições não tenho muito o que dizer. Vai de gosto, de testar, experimentar... Conforme eu disse, eu prefiro com mais lúpulo no final. Uso 100g de late hopping pra 20 litros.

Minha dica: faça uma com 50g, uma com 100g e veja a diferença e qual tu prefere.

Conforme te falei, eu já fiz bastante ESB. Variei caramelo, 10, 8 e 6%. Lúpulos no late hopping - 100% fuggles, 100% ekg, 50% cada. Fermento, já usei mangrove e bio4. Já fiz no priming e na forçada. Cada coisa traz alguma diferença. É teste e ver qual tu gosta mais.

Saquei!! Valeu pela dica.. vou fazer isso tb, experimentando cada vez de um jeito diferente!!
 
Amigos, desde já agradeço pela ajuda.
Vou tentar fazer uma receita conforme as imagens abaixo. O que vocês acham?

Me embasei na receita do nosso amigo @Sepesaraiva. Nas próximas brassagens vou fazer modificações conforme indicado pelos outros colegas.
Pretendo focar nessa receita e fazer melhorias.
Conforme sitação do nosso amigo @Marco TJ, deu para perceber que essa cerveja é um pouco complicada, mas...........bora tentar fazer e melhorar.
Se tiverem mais recomendações para me fazer, please façam, pois ainda sou muito novo em brassagens.
Agradeço muito a ajuda de todos.

E ai cara, fez a brassagem com essa receita ja?
quais suas primeiras impressões?
 
E ae Galera!!

Estava acompanhando o tópico ... Postando o resultado da minha Strong Bitter!!
Ficou bem equilibrada na questão malte/lúpulo. Usei o M-36 da Mangrove e achei ele um pouco lento com relação a atenuação ... mas é só ter paciência!!
Abraços.
 

Attachments

  • StrongBitter.jpg
    StrongBitter.jpg
    92.8 KB · Views: 150
Segue a minha Special Bitter:

95% Maris Otter Pale
2,5% chateau chocolate
2,5% chateau crystal
23,3 IBU Challenger aos 60min
9,4 IBU East Kent Golding aos 30min
Levedura Mangrove M36

Mostura a 66 Graus por 60min

OG: 1,044
FG: 1,010
IBU: 32,7
BU:BG : 0,738

Fermentação 11 dias a 18 graus
Maturação 10d dias a 0 grau

Foto dela depois da maturação e antes da carbonatação.
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2017-01-24 at 21.30.35.jpeg
    WhatsApp Image 2017-01-24 at 21.30.35.jpeg
    48.9 KB · Views: 137
Fala ae Amadeu!!

Desculpe pela demora em responder ... é o feriadão!!!
Então, a receita dessa Strong Bitter ficou assim:

para 25 litros

Grist de Maltes:
6.00 Kg Maris Otter
0.50 Kg Crystal 110
0.36 Kg Munich Ligth
0.21 Kg Cara Gold
0.05 Kg Black Malt

Lúpulos
25 grs. Target no FWH
16 grs. Challenger aos 5'

2 pacotes de M36 da Mangrove

Mostura entre 67º e 68º por 60'

Fermentação em 17º até atenuação total
Maturação em 0º por 1 semana.

Fiz clarificação com gelatina incolor

Incluí os 210 grs. de cara Gold pois era aquele restinho de malte sobrando e para não jogar fora aproveitei, mas na próxima versão dessa Strong não vai ter Cara Gold, vou substituir o Munich por Vienna, apesar do maltado ter ficado bem aparente. Quero uma cor menos intensa, um pouco mais clara.
Outro detalhe, na próxima vou usar levedura líquida, a YLB5001 London Ale 01 da YeastLab.
Mas é isso ae sempre testando!!
Abraço.
 
Fala ae Amadeu!!

Desculpe pela demora em responder ... é o feriadão!!!
Então, a receita dessa Strong Bitter ficou assim:

para 25 litros

Grist de Maltes:
6.00 Kg Maris Otter
0.50 Kg Crystal 110
0.36 Kg Munich Ligth
0.21 Kg Cara Gold
0.05 Kg Black Malt

Lúpulos
25 grs. Target no FWH
16 grs. Challenger aos 5'

2 pacotes de M36 da Mangrove

Mostura entre 67º e 68º por 60'

Fermentação em 17º até atenuação total
Maturação em 0º por 1 semana.

Fiz clarificação com gelatina incolor

Incluí os 210 grs. de cara Gold pois era aquele restinho de malte sobrando e para não jogar fora aproveitei, mas na próxima versão dessa Strong não vai ter Cara Gold, vou substituir o Munich por Vienna, apesar do maltado ter ficado bem aparente. Quero uma cor menos intensa, um pouco mais clara.
Outro detalhe, na próxima vou usar levedura líquida, a YLB5001 London Ale 01 da YeastLab.
Mas é isso ae sempre testando!!
Abraço.

Fala RMoura!!!

estava buscando algumas ideias deste estilo, e curti muito a foto que vc postou da sua ceva, e a sua receita!

Sobre a sua receita, me tire duas duvidas, por favor:

- são 25 litros finais no fermentador, ou foi o total de agua de mostura e lavagem que vc considerou?
- qual foi a OG e a FG atingida?

Abs!


Atte.
André Duarte
 
Fala RMoura!!!

estava buscando algumas ideias deste estilo, e curti muito a foto que vc postou da sua ceva, e a sua receita!

Sobre a sua receita, me tire duas duvidas, por favor:

- são 25 litros finais no fermentador, ou foi o total de agua de mostura e lavagem que vc considerou?
- qual foi a OG e a FG atingida?

Abs!

Atte.
André Duarte


E ae André!!

Então, esses 25 litros sãos os finais no fermentador. Com relação a OG, foi de 1.051 e a FG foi 1.013.
Boa sorte ae com sua ESB!!
Qualquer dúvida me chama ae.
Abraço.

Rodrigo de Moura
 
E ae André!!

Então, esses 25 litros sãos os finais no fermentador. Com relação a OG, foi de 1.051 e a FG foi 1.013.
Boa sorte ae com sua ESB!!
Qualquer dúvida me chama ae.
Abraço.

Rodrigo de Moura

Valeu pela atenção!
Pesquisando, encontrei essa receita clone da Goose Island Honkers: https://beerrecipes.org/Recipe/1406/goose-island-honkers-ale-clone.html

Adaptei às opcoes de malte que tenho, que ficará:
84,6% de pale ale weyermann
12,8% de caramunich I (aqui na Invicta em Rib Preto/SP vendem alguns maltes em pacotes de 500gr, entao nao daria p combinar o cristal ou munich tb.... entao optei so por esse)
E 2,5% de aveia em flocos (em qtde insignificante, mas p ajudar um cadinho na retencao de espuma)

Depois posto os resultados!
Abs!!!
 
Back
Top